Afinal, o que é marketing pessoal?



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Hoje em dia, além das competências intelectuais e experiência na função, fala-se muito no cuidado que devemos ter em relação ao nosso marketing pessoal. Mas, afinal, o que é marketing pessoal?

Marketing pessoal nada mais é do que a soma de qualidades pessoais, competências técnicas e atitudes sociais e profissionais necessárias para se atingir o sucesso pessoal e profissional desejados, isto é, mostrar aos outros o que você tem de melhor. Por isso, podemos dizer que marketing pessoal é nossa marca pessoal.

E  você?  Sabe vender bem sua imagem de uma forma convincente, elegante e original?

É importante se ter em mente que precisamos transmitir uma imagem verdadeira. Não adianta inventarmos competências que não temos nem uma imagem que não somos, pois, cedo ou tarde a  máscara cai para um, dois, e logo todos perceberão que você não passa de um blefe.  Você, com certeza, percebe quando alguém está contando vantagem ou mentindo, não percebe? Pois é,  os outros também!

Acredito, portanto, ser imprescindível ter naturalidade no contato com o outro, porque, na verdade, dá muito mais trabalho quando criamos uma imagem que não condiz com a realidade. Temos sempre de nos policiar e ficar atentos ao “ o que, a quem e quando dizemos”  determinados assuntos aos outros.  Tome cuidado para não virar refém de você mesmo!

Sem dúvida nenhuma,  todos nós temos como objetivo mostrar nossas qualidades sociais, intelectuais, profissionais etc., porém, devemos ter cautela quanto a isso.  É natural exagerarmos um pouco quando falamos de nossas qualidades e esconder ou mesmo  negar  nossos defeitos.

Nem sempre estamos em locais adequados, interagindo com as pessoas certas. Por isso, é preciso estarmos atentos ao momento, ao local e a pessoa que irá nos ouvir. Inclusive, ficarmos atentos à disponibilidade de tempo dessa pessoa.

Devemos falar de nós mesmos quando for interessante para ambas as partes, visando objetivos e interesses comuns e, principalmente, sermos coerentes e profissionais acima de tudo,  evitando, portanto, a insistência, o excesso de humildade, a arrogância e a bajulação.

Cresci ouvindo minha mãe dizer que devemos tratar bem a todas as pessoas, sejam elas conhecidas ou desconhecidas, porque nunca sabemos quando precisaremos da ajuda de alguém.

Sempre notei que as pessoas mais tímidas e introvertidas sentem muita dificuldade de falar de si mesmas enquanto que os extrovertidos falam sem parar e até demais e exageradamente de suas qualidades.  Tanto um como outro cometem falhas na hora de fazer seu marketing pessoal.

Outro dia, estava em um condomínio residencial procurando uma casa e quando notei que estava perdida, procurei fazer o caminho de volta para pedir ajuda aos seguranças da portaria. De repente, passou por mim,  um senhor numa moto e fiz sinal para ele parar  no intuito de conseguir alguma ajuda. Educadamente esse cidadão me orientou corretamente no caminho que deveria seguir para chegar ao meu destino. Foi muito simpático e atencioso.  Eu me senti uma pessoa de sorte naquele momento. Na despedida, ele me disse que era jardineiro e ofereceu seus serviços para mim. Disse que tinha muita experiência e boas referências de clientes na região. Fiquei surpresa com a atitude dele e considerei, tanto ele como eu, pessoas de sorte naquele momento, porque realmente estava precisando de um jardineiro há mais de um mês, mas não conseguia ninguém.

Será que esse senhor humilde sabe o que é marketing pessoal?  É claro que não, porém, na sua simplicidade e necessidade, ele soube falar de si de uma forma objetiva, clara e convincente, o que me fez contratar seus serviços.

O bom uso da etiqueta também é fundamental, independentemente de onde e com quem estivermos. Saber ser gentil e agradável,  ter ética, comportar-se bem em reuniões e eventos sociais, respeitar a hierarquia no ambiente de trabalho (sem ser arrogante), se vestir adequadamente, falar e ouvir nos momentos certos,  ter bom humor, manter o equilíbrio, entre outras atitudes, também contribuem na construção de uma imagem pessoal de sucesso.

É importante termos em mente que, nosso comportamento diário se refletirá em ações que poderão facilitar ou dificultar nosso cotidiano. E lembrem-se : nunca prometa nada a ninguém que não poderá cumprir depois.

Quero contar três situações que vivi no mesmo ano e na mesma empresa envolvendo oportunidade de emprego:

1ª personagem :  Tinha pouca amizade comigo e com os outros funcionários, só nos falávamos por telefone pois ela era da matriz do RJ, porém, nos dávamos bem.  Quando foi demitida  (depois de sete anos de empresa), enviou um e-mail para muitas pessoas, pedindo, com humildade, ajuda para conseguir um novo emprego porque tinha dívidas e precisava se recolocar rapidamente.  Liguei para o RJ para consolá-la e enviei uma lista enorme de consultorias do RJ e SP. Passado algum tempo, enviei um e-mail para saber das novidades, e outra mensagem após uma semana. Pois é,  estou esperando resposta até hoje.  Soube depois, que ela ainda estava em busca de uma oportunidade porque o currículo dela não preenchia o perfil das vagas a que concorria. Exemplo clássico de pessoa interesseira.

2ª personagem : Uma funcionária exemplar e querida não só por mim mas por muita gente. Era terceirizada pela empresa há três anos e não conseguia oportunidade (apesar de muitas tentativas) para ser efetivada na empresa por burocracia e problemas internos. Um belo dia, tomei a iniciativa para ajudá-la e consegui. Detalhe : Ela nunca pediu ajuda para ninguém. Depois de algum tempo na nova função, foi elogiada pela gerência pela sua competência e profissionalismo. Exemplo comum que quem não sabe fazer bom uso do seu marketing pessoal.

3ª personagem : Foi indicado por um diretor a um cargo de gerente na empresa em que trabalhava.  Ele foi entrevistado e estava aguardando uma posição.  Como ele tinha meu e-mail, me escreveu três mensagens na mesma semana solicitando informações sobre a vaga. Na última, para minha surpresa, ele anexou vários e-mails onde seus colegas de empresa o parabenizavam pelo desempenho nas vendas, profissionalismo e extrema competência.  Muitas vezes, uma indicação abre a primeira porta, mas, nem sempre, a porta principal. Mesmo esclarecendo a ele no primeiro e-mail que não tinha nenhuma posição sobre a vaga  e que meu chefe estava viajando, ele insistiu e exagerou no envio das mensagens. Este candidato, embora competente, não conseguiu a vaga porque não tinha o perfil que a empresa buscava. Exemplo nítido de uma grande exposição desnecessária.

Por isso, se quiser ter sucesso no mundo corporativo, tome cuidado com os rótulos e tenha muita atenção à imagem que você constrói!

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Comentários (16)

DILCILENEmaio 26th, 2010 - 3:47

Parabéns! Adorei a explicação. Foi de grande importância para mim. Como é bom ter profissionais ainda competentes!

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Mirian Nasserjunho 1st, 2010 - 16:54

Dilcilene, obrigada pelo seu interesse. Continue sempre participando do blog.

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Renato Brizonjaneiro 25th, 2011 - 0:39

Gostei muito do artigo. Estou fazendo um curso de marketing pessoal via internet e este artigo me ajudou muito a entender melhor o que estou estudando.
Obrigado!

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Mirian Nasserjaneiro 25th, 2011 - 16:23

Olá, Renato!

Também gostei muito do seu comentário e elogio. Sempre que tiver interesse, leia sempre meus artigos. Boa sorte!

Um abraço.

Mirian

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Dimasagosto 10th, 2011 - 21:49

Parabéns! São sempre informações de muitas utilidades, seja na área profissional ou pessoal.
Sucesso a você.

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Mirian Nasseragosto 11th, 2011 - 0:31

Olá, Dimas!

Muito obrigada pelo seu elogio e participação. Continue lendo meus artigos, já que lhe são úteis.
Um abraço.
Mirian

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Kalenemarço 6th, 2012 - 14:42

Parabéns, Mirian! Estou iniciando um curso de marketing agora e adorei seu texto porque me ajudou bastante! Se, por acaso, puder me enviar mais alguma coisa na área, agradeceria já de antemão!
Você passa a ser um exemplo pra mim!
Desde já obrigada!
Muita sorte!

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Mirian Nassermarço 6th, 2012 - 15:23

Olá, Kalene!
Muito obrigada pelas suas palavras de estímulo e de boas energias.
Boa sorte em seu curso. Tudo o que escrevo, fica postado aqui no site. Quando puder, leia outros textos que serão muito úteis para você.
Por favor, não me considere um exemplo ou modelo para você. Sou igual a todo mundo, erro e acerto diariamente e procuro aprender com as lições que a vida nos traz.
Um abraço.
Mirian

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Nathaliamarço 7th, 2012 - 18:39

Olá, Mirian!
Gostaria de saber quando esse artigo foi postado para usá-lo como referência.
Obrgada.

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Mirian Nassermarço 7th, 2012 - 23:42

Olá, Nathalia!

Esse texto foi postado no site dia 8/5/2010, embora eu o tenha escrito há mais tempo.

Obrigada pelo seu interesse.

Um abraço.
Mirian

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Waldir Teodoroabril 7th, 2012 - 10:37

Bom dia, Sra. Mirian Nasser! Fiquei muito feliz em ter a oportunidade de ler alguns dos seus artigos, posso afirmar que tais conteúdos contribuíram decisivamente para um entendimento mais significativo na construção sólida de uma rede de relacionamento. Parabéns e uma boa Páscoa! Waldir

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Mirian Nasserabril 10th, 2012 - 0:10

Olá, Waldir!

Muito obrigada pelo seu interesse em meu site e pelos elogios.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

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Lilianeabril 23rd, 2013 - 0:10

Oi, Mirian!

Meu nome é Liliane, sou muito tímida mas estou tentando melhorar o meu marketing pessoal. Quando estou perto dos diretores da empresa onde trabalho fico totalmente travada e aparento ser antipática ou sem conteúdo para conversar. Tem alguma dica para me dar?

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Mirian Nasserabril 24th, 2013 - 21:59

Olá, Liliane!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. É difícil para eu comentar porque não a conheço, não sei sua idade, experiência profissional e, principalmente se essa timidez é só no ambiente profissional. Geralmente pessoas jovens e tímidas, melhoram muito com o passar dos anos. Timidez pode ser decorrente de baixa autoestima, insegurança, medo de ser avaliada, etc.
O que posso lhe adiantar é que falar em frente ao espelho ajuda muito. É uma espécie de treino. Além disso, se você conhece essas pessoas e sabe mais ou menos o tema das conversas, procure se aprofundar nesses assuntos para ter mais conteúdo e ser mais participativa. Ex.: novelas, futebol, economia, política, programas de humor, filhos etc.
Algumas pessoas procuram terapeutas para melhorar ou até sanar o problema. Aulas de expressão corporal, teatro, canto, dança ou outro hobby qualquer também poderão lhe ajudar porque estará em contato com outras pessoas. Enquanto essa situação não se resolver, diga às pessoas que é tímida e que tem vergonha de se expressar. É melhor dizer isso do que ser rotulada como você mesma comentou. Você pode falar pouco mas ser uma boa ouvinte e isso é muito valorizado nos dias de hoje.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

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Jicelmajunho 27th, 2013 - 20:19

Fiquei encantada com sua capacidade de dar atenção a todos que se manifestaram em seu blog.”Iincrível”!
Eu realmente nunca vi isso, nem em sites de receitas caseiras, quando se está com dúvidas sobre algum ponto.
Só tenho a elogiar .e sua pauta também me ajudou muito.
Grata.

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Mirian Nasserjunho 27th, 2013 - 22:19

Olá, Jicelma!

Agradeço seu depoimento e elogios. Leia meus textos sempre que precisar. Existem dezenas deles que poderão auxiliá-la no seu dia a dia profissional.
Um abraço.
Mirian

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