Como você administra seu tempo?



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Quem nunca reclamou da falta de tempo para realizar todas as atividades do dia a dia? É comum dizermos que estamos correndo atrás do tempo ou contra o relógio na hora de cumprirmos nossos compromissos, não é mesmo? Será que estamos enrolando ou mesmo matando nosso precioso tempo?

Estamos também sempre reclamando que nosso dia não rende e que não conseguimos fazer tudo o que precisávamos em um só dia: compras, serviço doméstico, cuidado com os filhos e com os animais, dedicação ao marido, leitura, estudo, faculdade, cursos variados, lazer, ginástica, atenção aos amigos e familiares, reuniões, relatórios para a empresa, cuidados com a estética, entre tantos outros afazeres e imprevistos que surgem  no meio do caminho. Ufa! Só de escrever me deu cansaço, imagine só realizar algumas dessas atividades em um único dia.  Acredito que as 24h de um dia seja pouco!

Todos dizem que, para ser um bom administrador de seu tempo, temos de organizar nossa agenda, focar nos nossos compromissos e prioridades, anotar todos os nossos afazeres e não confiar somente na memória. Porém,  além de todos esses detalhes, existe um outro fator muito importante, que poucos dão importância: o fator emocional. 

Marcamos o tempo pelo relógio que, muitas vezes,  é implacável com quem não o respeita. Ele não atrasa, não adianta, muito menos, para no tempo. Como a água do mar, o relógio também segue seu curso.   

Levando-se em conta esse aspecto, será mesmo que a não-realização de projetos pessoais ou profissionais não são iniciados ou concluídos somente por falta de tempo?

Quantas vezes somos flagrados gastando mais tempo em atividades que faríamos em alguns minutos e outras que deveríamos  dispensar mais tempo e atenção e as fazemos em poucos minutos?

Temos o hábito de deixar as tarefas ou atividades mais complicadas ou chatas para depois ou por último, e, muitas vezes, não a fazemos, com a promessa de deixar para fazer no dia seguinte e assim vamos empurrando com a barriga.

O correto seria, primeiro sanar nossas pendências por nível de importância ou urgência, ou seja, nos dedicarmos às atividades mais difíceis e chatas para termos tempo de usufruir de hobbies e outros compromissos mais prazerosos e fáceis.  Esse é o equilíbrio que tanto buscamos, visando uma vida uma tranquila e feliz.

Por outro lado, caso tenha muita dificuldade em seguir essas regras, não adianta uma pessoa qualquer aparecer com uma lista pronta para você seguir, com a promessa de querer ajudar e de ensinar você a administrar melhor seu tempo.

 Embora a tal lista tenha sido elaborada de forma prática e até óbvia, se ela não fizer nenhum sentido para você, as mudanças não acontecerão conforme desejado.  É por isso que não é tão simples assim administrar eficazmente nosso tempo e o dos outros, embora possa parecer fácil essa mudança de comportamento!

Cada pessoa é única e, por essa razão, tem suas particularidades, necessidades, senso de urgência, ritmo e estilo de vida bem diferente das demais. Não é à toa que livros especializados em administração do tempo proliferam nas prateleiras de muitas livrarias e cursos e treinamentos nessa área estão sempre lotados.

Não somos máquinas para seguir um roteiro de atividades segundo uma programação previamente estabelecida. Estamos sujeitos a incidentes, mudanças no percurso e algumas surpresas no decorrer das atividades, e, por isso, temos de estar atentos para alterá-lo de forma a não comprometer tanto a nossa rotina.  

Quando se consegue administrar bem seu tempo, se consegue também uma melhor qualidade de vida, mais produtividade, e, consequentemente, mais saúde.

Trabalhei em uma empresa em que, com frequência, recebia ligação de um gerente  da regional Sul, procurando por outro de SP. Ele sempre ligava já nervoso, com uma certa ansiedade, dizendo que precisava falar urgente, que entraria em reunião dali a alguns minutos e que precisava resolver uma pendência ou esclarecer uma dúvida rápida com esse outro  gerente, caso contrário, deixaria de fazer um grande negócio para a empresa. Tudo com ele era para ontem, não sabia esperar, muito menos respeitava o tempo dos outros.

Perdi a conta de quantas vezes tirei meu chefe de reuniões importantes para que ele atendesse ao telefone. Depois soube, pelo meu chefe, que o caso não era tão desesperador assim e que ele poderia esperar a reunião terminar para poder falar. Só então pude compreender a situação e aprender a lidar com o tal gerente. Tudo com aquele funcionário era urgente e tornou-se até motivo de piada na empresa. Ninguém o levava a sério e passaram até a ignorá-lo. Tempos depois, ele foi demitido porque falava muito e não realizava nada.

Só quando percebemos  que nossa vida virou um caos total por falta de controle, que perdemos oportunidades valiosas e únicas em nossas vidas, e, como consequência, nos prejudicamos tanto na vida pessoal quanto na profissional, é que acordamos e retomamos o controle sobre nossas vidas.

A popular música do Zeca Pagodinho que diz “…deixa a vida me levar, vida leva eu, deixa a vida me levar, vida leva eu…”, até onde sei, só trouxe lucro e benefício para ele próprio. Outro exemplo conhecido, é o famoso conto da cigarra e a formiga, na qual ambas utilizavam seu tempo de forma distinta e radical . Enquanto a cigarra só cantava, a formiga trabalhava. 

É, preciso, portanto, que cada um utilize seu tempo com consciência e equilíbrio, alternando razão e emoção.  Como diz uma música do Cazuza, “…o tempo não para, não para não, o tempo não para…”. Quem para diante do tempo somos nós, devido a inseguranças e incertezas. Não vire escravo do tempo; afinal, tempo é sinônimo de liberdade!

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Comentários (5)

Geysinovembro 25th, 2011 - 2:14

Olá, Mirian! Eu acho fantástico seu blog, mas gostaria que você pudesse me dar algumas dicas de como utilizar uma agenda, estou realmente tentando organizar a minha.
Eu agradeceria mesmo!
um abraço.

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Mirian Nassernovembro 26th, 2011 - 15:34

Olá, Geysi!

Muito obrigada pelos elogios e comentários gentis. É difícil eu lhe orientar sobre a melhor forma de utilizar sua agenda porque não sei qual é o tipo de serviço que realiza, quantos chefes você atende e como é o ritmo diário de seu trabalho.
O que posso lhe adiantar é que precisa ser organizada, atenciosa, responsável e anotar tudo o que lhe pedem para fazer. Se você também puder separar na sua agenda assuntos pessoais e profissionais tanto o dos seus chefes como os seus, também ajuda. Além disso, divida suas atividades em urgentes ou prioritários, não-urgentes, importantes e fazer depois. Não confie somente na sua memória; acompanhe diariamente sua agenda e procure executar suas tarefas com eficiência e dentro do prazo estipulado. É importante também fazer um acompanhamento (follow up) da situação das tarefas ou pendências realizadas ou em andamento.

Procure ler e estudar sobre esse assunto, que será muito útil no seu trabalho diário.

Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

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Mirian Nassernovembro 26th, 2011 - 15:47

Olá, Elis!

Parabéns pela sua promoção e lhe desejo sorte nessa nova oportunidade.
Precisa refletir e analisar bem se tem aptidão para essa função, se gosta da rotina do trabalho e se está correspondendo às expectativas do seu chefe e de outros funcionários.
Também precisa ler muito a respeito da profissão, fazer alguns cursos de reciclagem profissional e ter noções de etiqueta, comunicação, redação, relacionamento com clientes, domínio de alguns aplicativos de informática, noções de algum idioma (se precisar), entre outros temas importantes.

Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

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Trafina Sitoesetembro 10th, 2013 - 14:29

Olá, Mirian Nasser

Parabéns pelo blog. Gostei muito, vai me ajudar no meu trabalho.

Com os melhores cumprimentos.
Trafina Sitoe

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Mirian Nassersetembro 10th, 2013 - 16:15

Olá, Trafina!

Agradeço seu contato e elogios. Visite o site sempre que desejar e curta minha página.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

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