Ser Secretária



Versão para Impressão Versão para Impressão

RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Como você definiria uma secretária? O que é ser secretária para você?

Se você tivesse de contratar uma secretária para você ou para sua empresa como ela seria? Seria parecida ou totalmente diferente de você? Por quê?

Não dê aquelas definições aprendidas em cursos, palestras ou aqueles “chavões” repetidos pelos professores. Dê somente a sua definição, que, com certeza, será única.

Aos seus olhos, como sua empresa vê a profissional de Secretariado? Ela contribui para seu crescimento profissional e tem planos de carreira para você ou só investe em cargos estratégicos e naqueles que trazem lucro para a empresa?

A partir dessa análise, você poderá perceber qual é verdadeiramente seu papel na empresa e se esse modelo lhe traz satisfação e realização.

Toda empresa tem um perfil desenhado para cada funcionário quando quer contratá-lo. Mas, já notaram que, quando se trata de secretárias e profissões afins, a exigência é infinitamente maior e o perfil muda consideravelmente de uma empresa para outra? Muitas vezes, até dentro da própria empresa, nos deparamos com secretárias exercendo atividades totalmente distintas quando analisamos com quem e para qual departamento trabalham.

Não devemos nos esquecer de que, muitas vezes, não é a experiência técnica, e sim as competências pessoais que determinam a contratação ou até mesmo a demissão de muitas secretárias.

Será mesmo que existe uma secretária tão completa assim? Algumas são excelentes no aspecto pessoal, mas deixam muito a desejar no profissional e vice-versa.

Como será que você adquiriu o “famoso” equilíbrio emocional frente às dificuldades e pressões? Conseguiu graças à prática da ioga, com os florais de Bach, horas de terapia, orações e mantras, calmantes ou com a leitura dos livros do Dalai Lama?

Afinal, somos frágeis como qualquer outra pessoa e também temos “dias difíceis” de vez em quando. Somos todos humanos, temos defeitos e sabemos disso.

Como tantos outros profissionais, temos pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados a cada dia. Detalhe: a cada dia! Difícil, não é mesmo?

Já trabalhei em inúmeras empresas de diferentes ramos de atuação e, em cada uma delas, convivi com secretárias de vários perfis, algumas, inclusive, realizavam ainda aquelas tarefas tradicionais que são tão criticadas por secretárias mais dinâmicas e modernas. Mas, por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda existem empresas que não querem secretárias que executem funções além das já tradicionalmente conhecidas porque acham que elas ficarão desmotivadas com a rotina ou tentarão novas oportunidades dentro ou fora de seu local de trabalho.

Em tais empresas, um currículo que registre apenas um curso de Secretariado ou uma faculdade de Secretariado Executivo, feito há anos, já basta! Nesses locais é inútil perder tempo e dinheiro estudando e se desenvolvendo com cursos que não sejam voltados exclusivamente à área secretarial. Só vale a pena se você estiver pensando em mudar de emprego, de profissão ou se for por uma realização íntima de sua parte.

Eu mesma já fui eliminada de alguns processos nas consultorias e nas empresas quando dizia que minhas atribuições iam além das tradicionalmente conhecidas. Com isso, os selecionadores me descartavam dizendo que não estava no perfil que procuravam e que não me sentiria feliz no cargo proposto.

Por isso, fique bem atenta às oportunidades! Na entrevista, nunca deixe de perguntar se há um plano de cargos e salários e perspectiva de crescimento para os funcionários da empresa, em especial às secretárias. Com essa resposta, você saberá definir se esta empresa é a que procura.

Existem secretárias que, definitivamente, não querem sacrificar a família por um salário um pouco melhor ou mesmo não querem realizar funções além das já conhecidas por ela, talvez por acomodação, insegurança ou desinteresse mesmo. O fato é que isso ocorre e é um direito de qualquer profissional fazer sua escolha.

Você, que é secretária, já notou que, dependendo da pessoa, quando você comenta que é secretária, esse alguém expressa um certo desinteresse e apatia? Por outro lado, se você mudar a nomenclatura e disser que trabalha como assistente, assessora ou algo do tipo, a fisionomia muda e o comentário dessa mesma pessoa torna-se totalmente diferente e mais motivador? Algumas, até evitam dizer que são secretárias para evitar certos constrangimentos desnecessários.

Com certeza, para quem já passou por essa experiência sabe o que quero dizer!

Embora muitos ainda não tenham notado, a secretária conhece todos os colaboradores da empresa, suas funções e sabem até dizer quem é ou não competente para o trabalho que executam. Existem chefes que sempre consultam suas secretárias na hora de contratar, demitir e, principalmente na hora de promover alguém.

Como a secretária conhece quase todo mundo na empresa e é tida como imparcial, é comum seu superior perguntar-lhe sobre o comportamento e desempenho de algum colaborador. Muitas vezes, ela está mais apta a acertar em seu comentário que o próprio RH. Talvez, por estar tão próxima a esses profissionais, ela desenvolve olho clínico para isso. Que me desculpem os profissionais de RH.

Não é raro encontrarmos bajuladores, interesseiros e falsos amigos rondando as secretárias com o intuito de tirar proveito de alguma situação, descobrir algo sigiloso ou mesmo tentar se aproximar do principal executivo da empresa.

Convivi com uma secretária que, após observar o comportamento e o desempenho de algum funcionário, sabia dizer se o mesmo teria sucesso na empresa ou não. Sinceramente não sei se ela tinha algum dom sobrenatural, mas o incrível é que sempre acertava. Eu costumava brincar dizendo que ela deveria mudar de profissão, tornar-se psicóloga, trabalhar em RH ou, em último caso, fazer cursos esotéricos porque sua sensibilidade e perspicácia eram fora do comum. Ela era muito observadora e isso a ajudava a acertar em seus comentários.

Outro fato interessante foi que, uma vez, uma gerente veio me cumprimentar pelo dia da Secretária e eu lhe disse que não ligava para essas coisas; que não deveria existir um dia só para a profissional de Secretariado, mas que, logicamente, gostava de ser lembrada pela data, elogiada e receber presentes. Então ela me disse que eu deveria sim valorizar e comemorar a data porque só mesmo uma secretária para ter tanta paciência com os chefes e que, por isso, ela nutria, por todas, uma grande admiração.

Depois desse comentário, percebi que ela tinha razão. Será que existe algum outro funcionário com tanta disponibilidade, dedicação, eficiência e atenção para qualquer serviço e eventualidade, além da secretária?

Foi então que me lembrei de um dia ter recebido e lido a oração da Secretária. Será que precisamos mesmo de oração? Existe oração para qualquer outro profissional?

Cada secretária sabe definir bem o que é ser secretária. Portanto, não importa se você é ou está secretária. O essencial é que seja, antes de mais nada, você mesma e se respeite acima de tudo.

Sinta orgulho de sua profissão e procure se desenvolver cada vez mais, seja como profissional e como pessoa. Faça cursos ligados à área, participe de palestras e, principalmente, converse com outras colegas para conhecer as vantagens e desvantagens que esta profissão lhe reserva.

Algumas empresas enxergam na secretária uma profissional essencial para o bom andamento da empresa. É valorizada e respeitada como qualquer outro funcionário dedicado. Outras, porém, vêem a secretária como um ser sem raciocínio lógico, sem voz ativa e personalidade. E, por fim, existem aquelas que são verdadeiramente reconhecidas pela chefia ou departamento em que trabalham.

Além disso, existe um fato engraçado de que, às vezes, entre secretárias, algumas se sentem verdadeiros “ETs” por não conseguirem se enturmar ou discutir assuntos do agrado e do interesse geral.

Dêem uma oportunidade a elas e verão do que são capazes!

Afinal, como em outras profissões, também nessa atividade, não há lugar para amadores!

Artigo publicado também no Baú da Secretária.

Bookmark and Share
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 4.5/5 (24 votes cast)
Ser Secretária, 4.5 out of 5 based on 24 ratings
RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Versão para Impressão Versão para Impressão
Compartilhe:
  • Twitter
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • LinkedIn
  • dihitt
  • Rec6
  • Live
  • Google Bookmarks

Comentários (40)

Alinne de Oliveiraabril 28th, 2010 - 18:46

Muito legal e interessante este artigo.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 4.3/5 (4 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassermaio 3rd, 2010 - 17:55

Obrigada, Alinne pelo seu interesse. Caso queira, me envie sugestões de temas para meus artigos.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 4.0/5 (4 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Edilene Santosjaneiro 27th, 2011 - 13:36

Adorei seu comentário sobre este artigo.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 4.5/5 (4 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjaneiro 27th, 2011 - 13:45

Olá, Edilene!

Obrigada pelo elogio. Continue lendo meus artigos e participe sempre que quiser do site.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 4.0/5 (3 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: -1 (from 1 vote)
Renatafevereiro 3rd, 2011 - 12:59

Parabéns! Amei o artigo. Sei do meu valor, porém a empresa na qual trabalho vê a secretária como um ser sem raciocínio lógico, sem voz ativa e personalidade. Não é à toa que antes da minha contratação 6 secretárias pediram demissão em menos de 1 mês. Já estou nesta empresa há 8 meses e continuo nesta empresa só para mostrar que com Deus a gente consegue. Creio em Deus que Ele tem algo melhor para todos nós. Com fé em Deus e determinação a gente vence, pois com Cristo somos muito mais que vencedores.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +4 (from 4 votes)
Mirian Nasserfevereiro 3rd, 2011 - 20:43

Olá, Renata!
Pelo que me explicou, o problema está na empresa e nos chefes que lá trabalham e não nas secretárias, pois, se já passaram por lá 6 em menos de 1 mês, algo muito estranho está acontecendo. Com certeza não só a secretária, mas outros funcionários são humilhados e desvalorizados. Você realmente deve ter um equilíbrio emocional muito forte que a faz superar qualquer situação desagradável.
Como você mesma disse, com competência e fé, encontrará um outro trabalho em que você se sinta melhor e receba o devido valor. Leia meu texto “Pense para existir” que tem muito a ver com o que mencionou aqui.

Um abraço e boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Juliane Nunesfevereiro 28th, 2011 - 19:50

Olá, tudo bom?

Eu gostaria de sua ajuda para meu TCC. Você poderia me responder o que te dá prazer na profissão de secretariado?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 2 votes)
Mirian Nassermarço 2nd, 2011 - 18:38

Olá, Juliane!

Muito obrigada pelo seu interesse em me procurar e pelo seu acesso ao meu site. Infelizmente não costumo participar de trabalhos e TCCs, pois não é o foco do meu trabalho. Inclusive são muitos os pedidos de secretárias. Também não atuo mais como secretária. Sou instrutora, consultora e palestrante, como pode ler na descrição do meu CV no site.
Acredito que meus textos poderão lhe ajudar a preparar um bom trabalho, porém, nesse tipo de colaboração não poderei lhe ajudar.

Obrigada e boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Érika Melomarço 6th, 2011 - 18:46

Olá, Mirian!
Estou no começo de um curso de gestão empresarial e gostaria de uma dica de como ser uma boa secretária.
Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 7th, 2011 - 20:36

Olá, Érika!

Agradeço muito seu contato e lhe desejo boa sorte em seu curso. São inúmeros os fatores que contribuem para uma secretária ser considerada eficiente, experiente, profissional e competente. Porém, o primeiro quesito, sem dúvida, é gostar da profissão. Só assim poderá se dedicar, estudar e buscar sempre aperfeiçoamente e desenvolvimento no trabalho que desempenha.
Um abraço.
Mirian
Porém, o primeiro

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
ivone gomesmarço 31st, 2011 - 17:32

Nossa, é um texto melhor que o outro. Parabéns, Mirian! Eu amei, de coração. Uma pergunta: Qual é a oração da secretária ? Beijos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 31st, 2011 - 18:51

Olá, Ivone!

Muito obrigada pelo seu elogio sincero. Quando escrevo nem percebo se o texto está bom ou não. Presto mais atenção mesmo no conteúdo e procuro retratar fielmente o que aconteceu comigo ou alguém próximo. Só depois de pronto é que releio e vejo se será uma leitura interessante e proveitosa para meus leitores. Pelo retorno que tenho, acredito que estou no caminho certo e comentários como o seu me deixam muito satisfeita.
Você encontrará a Oração da Secretária facilmente na internet (google).

Continue prestigiando meu site.
Boa sorte e um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
maria moratomaio 18th, 2011 - 20:44

Amei! É tudo verdade.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 18th, 2011 - 22:35

Olá, Maria!

Muito obrigada pelo seu comentário e elogio. Que bom que gostou do texto.
Existem muitos outros temas no site que você poderá se interessar também.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
TAINÁRAjunho 6th, 2011 - 18:54

EU ADOREI ESSE SITE. É DEMAIS! VOCÊ DEVERIA COLOCAR MAIS COISAS. TÁ LEGAL!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 7th, 2011 - 0:14

Olá, Tainára!

Muito obrigada pelo seu contato e elogio. Esse site é novo. Completou 1 ano de existência em maio e ainda tenho muito a melhorar e acrescentar nele. Porém, como está hoje, tem sido muito bem aceito e elogiado pelos leitores/internautas.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
andreajunho 16th, 2011 - 14:05

Olá, Mirian!
Estou tendo dificuldades em meu trabalho.
Sou secretária há um mês mas não estou agradando meu chefe, o que faço para melhorar?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 18th, 2011 - 0:36

Olá, Andrea!
Muito obrigada pelo seu contato.
Em geral, todo profissional que inicia suas atividades tem um certa dificuldade de adaptação ao trabalho, rotina e entrosamento com chefes, equipes e colegas da empresa. Com você não é diferente. Isso independe de cargo, profissão ou pessoa. Acontece com todo mundo, até mesmo com os mais experientes e capacitados.
O que precisa analisar é se você está apta para o cargo; se gosta da profissão; se seu chefe é muito exigente ou se, infelizmente, não houve empatia entre vocês. Por que não o está agradando? Ele é perfeccionista e exigente demais ou você não está correspondendo às expectativas dele? Faça uma honesta reflexão e converse com ele. Só assim saberá se terá futuro nesse emprego ou se deverá procurar outro trabalho onde se sinta melhor.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Luisajunho 19th, 2011 - 18:54

Olá, Mirian! Poderia fazer um artigo sobre as secretárias da geração Y?
Parabéns, seu artigo é muito interessante.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 20th, 2011 - 17:47

Olá, Luisa!

Muito obrigada pelo seu contato e elogio. Não estou a par desse assunto. Poderei escrever algo sobre esse tema assim que puder ler algo a respeito e me aprofundar mais.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
vera luciajulho 1st, 2011 - 13:53

O seu poder de explicar as coisas é admirável.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 1st, 2011 - 19:46

Olá, Vera Lúcia!

Muito obrigada pelo seu contato e elogio. Esse texto sempre foi muito acessado pelos internautas. É bom saber que, pessoas como você, valorizam e admiram meu trabalho. Isso me dá mais motivação e energia para continuar escrevendo no site.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
cleoniceagosto 15th, 2011 - 13:30

Muito bom! Fiz técnico em secretariado e, só agora, depois de nove meses, consegui trabalhar na função de secretária. Está sendo muito bom! Claro que penso em me especializar em outras funções. Sou calma, porém, às vezes, fico nervosa, mas tenho compromisso com meu trabalho, tenho pontualidade, otimismo, criatividade, facilidade de trabalhar em equipe e sou muito organizada.
Gostaria de dicas para fazer outros cursos. Estarei esperando a sua resposta.
Grande beijo,

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 3.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasseragosto 15th, 2011 - 16:58

Olá, Cleonice!
Muito obrigada pelo seu contato e elogio.
Parabéns por ter conseguido um trabalho na sua área. Às vezes demora um pouco mesmo para se conseguir um bom emprego ou um trabalho do nosso interesse. Como não a conheço, fica difícil eu lhe indicar alguns cursos, até porque não sei quais já fez ou quais tem interesse. Em geral, as secretárias fazem cursos de reciclagem profissional, idiomas, atendimento telefônico, boas maneiras, redação e língua portuguesa, relacionamento inter e intrapessoal, equilíbrio emocional, entre outros.
Veja no seu trabalho se alguns desses cursos se encaixa para você e procure sempre se aperfeiçoar para ser uma secretária eficiente.

Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Elisângelasetembro 7th, 2011 - 10:10

Uau! Esse site é tudo de bom. Ajuda muito, principalmente para as iniciantes.
Força, Mirian! Contamos com o seu apoio.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 7th, 2011 - 15:52

Olá, Elisângela!

Obrigada pelo seu interesse e elogio cheio de energia.
Também conto com o apoio de todos vocês!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Rose Pintosetembro 9th, 2011 - 18:41

Olá, Mirian!

Li seu artigo. É interessante e de grande valia. As Secretárias são mesmo peças fundamentais numa empresa, pois atuam diretamente com a diretoria e suas sugestões quando bem fundamentadas são aceitas. Porém, penso que em nenhuma profissão deve-se sacrificar a família, e isto não se trata de opção, mais de amor por si mesmo e pela vida.

Sucesso!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 9th, 2011 - 18:56

Olá, Rose!

Muito obrigada pela sua participação e elogios. Você tem razão no seu comentário. Porém, muitas vezes, a necessidade de realização profissional, apego ao trabalho e ao dinheiro nos faz deixar família, amigos, lazer, saúde e nós mesmos em último plano.

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
vanessasetembro 19th, 2011 - 15:11

Boa tarde!
Trabalho em um consultório médico e achei interessante o artigo.
Realmente é uma profissão muito importante e nem sempre valorizada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 20th, 2011 - 20:20

Olá, Vanessa!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em meu site. Como em muitas profissões, a secretária trabalha muito e tem muitas atribuições e responsabilidades. Ainda bem que existem muitos chefes e empresas que sabem de seu valor e tem muita consideração por essa profissional.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
juelma figueiredonovembro 7th, 2011 - 11:11

Adorei o artigo. Nele consegui saber tudo que queria sobre ser secretária.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 2.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 7th, 2011 - 15:24

Olá, Juelma!
Obrigada pelo seu contato e elogios. Leia sempre meus textos para se reciclar e aprender mais sobre a profissão.

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
neryannemaio 31st, 2012 - 12:17

Muito interessante seu artigo. Tenho apenas 15 anos e estou no primeiro ano do ensino médio. Sou muito fã das secretárias e meu sonho é me formar nesse ramo profissional. Seu artigo me proporcionou muito incentivo e sempre procuro na internet sites a respeito dessa profissão.
Um beijo e PARABÉNS!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 31st, 2012 - 12:33

Olá, Neryanne!

Muito obrigada pelos seus elogios e lhe desejo muita sorte e sucesso na profissão de secretária que pretende seguir. Você é muito jovem e terá muito a aprender e conquistar em sua carreira. Você me parece muito decidida e interessada em aprender.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
janaina Barbosasetembro 3rd, 2012 - 20:46

Sou Secretária Executiva e sinto muito orgulho da minha profissão. Quando se faz algo que gostamos é legal.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 4th, 2012 - 3:22

Olá, Janaína!

Obrigada pelo seu contato e participação.
Fico feliz que esteja satisfeita e orgulhosa da profissão que escolheu. Sem dúvida, isso a torna uma profissional mais capaz e comprometida com o trabalho.
Parabéns!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Yonnáagosto 6th, 2013 - 22:15

Que maravilha de artigo, Mirian!

Realmente, fiquei estupefata ao ler tudo o que você escreveu. Meus parabéns pela excelência ao fazê-lo!

Aprendemos que ser Secretária vai muito além de um simples desafio, muitas vezes, temos de doar de nós mesmas para que algo aconteça, independentemente do que outros possam pensar a nosso respeito.

Continuarei lendo seus posts e acompanhando seu site, afinal, não é sempre que encontramos conteúdo de qualidade, frente a diversos textos que têm como fundamento o desapreço pela vida e pela felicidade das pessoas que vivem no mesmo mundo em que eu e você vivemos.

Um grande abraço, querida!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 8th, 2013 - 12:58

Olá, Yonná!

Agradeço novamente seu contato e elogios ao meu texto. Se puder divulgar meu site para suas colegas, eu ficarei muito feliz. Espero que os textos possam lhe ajudar a compreender melhor a profissão, com seus pontos positivos e negativos, bem como, dar dicas da rotina de uma secretária.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Janine Nascimentosetembro 8th, 2014 - 21:35

Olá, Mirian! Estou apaixonada pelo seu blog. É bem completo! É uma boa entrada para aspirantes à secretárias e, até mesmo,mpara as secretarias maduras e experientes.
Não tive tempo de ler todos os artigos, mas o pouco que li deu para perceber o quanto voce é clara e dedicada á essa função, curso o 3° semestre de Secretariado Executivo Bilingue, me formo em 2016. Ainda não sou fluente e nenhum idioma, mas tenho planos de trabalhar fora e consequentemente aprimorar meus conhecimentos.
Tenho uma dúvida.Peço desculpas se já postou algo parecido, porque, como disse, ainda não li tudo. Então as dúvidas vêem surgindo agora. Uma secretária tem grandes chances de promoção? Quero dizer, essa área é ampla e e cheia de oportunidades? Uma secretaria pode virar uma executiva? Uma pós de qual curso a ajudaria?
Ouço muitos comentários, alguns até desmotivadores mas encaro como desafios. A cada dia que passa me sinto mais realizada com o curso. Quero dizer que um dos seus comentários me motivou bastante. Trabalho com uma pessoa extremamente difícil e algumas vezes, sinto que ela me vê como uma rival, pelo fato dela não ter graduação e já estar na empresa há anos. Com isso, ela tenta me desanimar e me trata friamente. Li que uma garota passou pelo mesmo que eu, e, você, por sua vez, a fez enxergar os dois lados da moeda, a motivando e aconselhando. Achei um máximo, e tomei para mim esse grande conselho.

Muito obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 9th, 2014 - 2:57

Olá, Janine!

Agradeço muito seu contato e comentários cheios de elogios. Fico feliz que gosta da profissão e está se aperfeiçoando cada vez mais. Sem dúvida nenhuma, uma secretária ou qualquer outro profissional podem se tornar um executivo. Tudo dependerá do seu empenho, da empresa e do executivo para o qual trabalha. Se você não tiver oportunidade nessa empresa, por causa da sua chefe que não a valoriza, não se importe. Faça seu trabalho, adquira experiência e conhecimentos, faça cursos em que tenha interesse ou que seja interessante para a empresa em que trabalha, deixe que as pessoas certas saibam da sua dedicação e seu interesse para que você possa crescer profissionalmente nessa ou em qualquer outra empresa. Geralmente cursos de Marketing, vendas, RH, Adm. ajudam muito a ter novas oportunidades em uma empresa, porém, você precisa ver qual a área de seu interesse e qual função poderia exercer na empresa.

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe um comentário

Seu comentário

Produzido por Quintal Brasil | SEO - Site Otimizado por Quintal Brasil | Feito em Feito em Wordpress