Todo dia é dia da secretária



Versão para Impressão Versão para Impressão

RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

No último dia 30 de setembro comemorou-se o dia da secretária. Milhares de secretárias no Brasil todo comemoraram, cada uma do seu jeito, o seu dia. 

Presentes originais,comuns,repetidos, caros, baratos, flores, cartões, almoços, happy-hours, shows, eventos, palestras, treinamentos, cursos e até mesmo a opção de escolher o presente que realmente precisa e deseja, são alguns dos mimos merecidos que toda secretária costuma receber de chefes, equipes, clientes e até fornecedores, dependendo do seu entrosamento e relacionamento que há com cada um deles. É pelo presente que se sabe qual é a importância e reconhecimento que alguém dá a você.

Existem muitos outros profissionais que têm sua data comemorativa, porém, são as secretárias as mais presenteadas e lembradas nas empresas, porque sabe-se de sua fundamental importância para o bom funcionamento e organização da rotina de vários departamentos de uma empresa.

Infelizmente você já deve ter presenciado colegas secretárias que não foram cumprimentadas pelos seus chefes ou mesmo que receberam apenas os parabéns sem muita emoção ou verdade. 

Da mesma forma que em todo final de ano fazemos uma retrospectiva do ano que tivemos e refletimos se o ano foi bom, se alcançamos nossos objetivos, se tudo que planejamos aconteceu, se tivemos mais surpresas agradáveis do que desagradáveis, se foi um ano de sorte, etc., no dia da secretária também acontece algo parecido. Pelo menos, comigo acontecia uma reflexão sobre o ano até o momento presente e uma análise de toda a minha carreira profissional, experiência, dedicação, tudo o que investi, estudei, aprendi, enfim, tudo de bom e de ruim que me aconteceu naquele ano.  Não sei se com você acontece ou já aconteceu o mesmo.

Sei que muitas secretárias esperam quase o ano todo por esse dia e outras ainda que não se importam tanto, porém, é justamente nesse dia que são reservadas as mais agradáveis surpresas ou decepções.

Não sei se estou sendo emotiva ou sensível demais tendo esse pensamento mas, sabendo que uma secretária tem de estar sempre de bom-humor, nem que seja de mentira, bem apresentável, equilibrada, evitar erros, estar disponível e ainda ser uma espécie de confidente, conselheira, conciliadora, psicóloga, amiga e principalmente, a profissional que resolve tudo a todo momento para todo mundo, nada mais justo de que, pelo menos nesse dia, ela seja mimada e reconhecida por toda a sua dedicação e competência e se sinta a pessoa mais importante da empresa.

Sem dúvida nenhuma é uma data especial. Hoje em dia, o comércio já incluiu essa data em seu calendário de festividades e faz questão de anunciar e lembrar aos seus clientes e consumidores sobre o dia 30 de setembro. Exemplo disso são as floriculturas e perfumarias.   

É interessante como o dia 30 de setembro causa tanto impacto nas secretárias. É diferente de ser lembrada e presenteada no dia de seu aniversário ou mesmo no Natal. É justamente nesse dia que as secretárias diferenciam-se uma das outras, sentem-se ou não valorizadas e reconhecidas pelos seus chefes. É por isso que tudo o que acontece nesse dia serve de termômetro para a secretária e o chefe avaliarem como está o relacionamento profissional e entrosamento pessoal entre eles.

O presente que seu chefe lhe dá nesse dia  traz uma simbologia muito forte. O presente representa na verdade todo o reconhecimento, consideração e valorização que seu chefe sente por você.   

Foram muitos os momentos que passei nesse dia. Tive chefes que se esqueceram e saíram na hora do almoço para me comprar bombons e flores, outros que anteciparam o presente porque estariam em viagem no dia, um chefe que me deu presente atrasado porque estava em férias, um que me presenteou de forma automática por se sentir na obrigação e ainda outros que não fizeram questão de se lembrar e não se interessaram pela data. Até presente usado eu já recebi. Notei pelo mal aspecto da caixa e pelo papel amassado que havia sido um presente providenciado  às pressas. Nem quis usar e dei de presente para a primeira pessoa que viu o presente, no caso, a copeira.

Talvez seja por isso que, atualmente, o RH se preocupa muito com essa data. Organizam eventos e presenteiam as secretárias independentemente da atitude que os chefes terão, pois o objetivo é não deixar a data passar em branco.

É claro que nesse dia a agitação do escritório e a pressão do trabalho não diminuem e, muito menos, as cobranças dos chefes e equipes. Porém, acredito que sempre existirá um espaço na agenda do chefe para tornar esse dia inesquecível e mais feliz, porque, em geral, o presente que cada secretária recebe sempre vem acompanhado de palavras e gestos de agradecimento, reconhecimento e valorização dos serviços prestados.  Sem dúvida nenhuma, isso eleva a auto-estima de qualquer profissional, principalmente de uma secretária.

Espero sinceramente que nesse dia você tenha tido um dia muito especial. Que as palavras que ouviu, os presentes que recebeu e as surpresas agradáveis  tenham tornado o seu dia ainda mais inesquecível. Desejo ainda que, esses bons momentos, se repitam sempre porque você merece.

Porém, se nesse dia você não foi lembrada ou não teve a atenção que esperava, não se desiluda e não se diminua. Cada secretária sabe de tudo o que passou para estar na posição em que está e, exatamente por isso, sabe do seu valor, da sua dedicação e capacidade e não será qualquer chefe que a fará pensar diferente.

Parabenize você mesma pelas suas conquistas e competência!

Para ser uma secretária de sucesso é necessário ter vocação e não apenas considerar a profissão como uma tábua de salvação por não ter feito nenhuma faculdade ou não ter conseguido se realizar em outra profissão. Muitos acham a profissão fácil e que não exige muito conhecimento, responsabilidade,estudo ou inteligência. Há outros ainda que desvalorizam, rebaixam, a discriminam e rotulam essa profissional de secretariado. Entretanto, quem conhece a fundo a rotina de uma secretária, muda radicalmente de opinião e passa a admirá-la.

Lembre-se sempre de que, o sucesso de muitos chefes dependem, em grande parte, de suas secretárias, porém, o seu, depende unicamente de você!

Parabéns!

Bookmark and Share
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
Todo dia é dia da secretária, 5.0 out of 5 based on 3 ratings
RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Versão para Impressão Versão para Impressão
Compartilhe:
  • Twitter
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • LinkedIn
  • dihitt
  • Rec6
  • Live
  • Google Bookmarks

Comentários (8)

Adriana Gomesnovembro 2nd, 2011 - 21:12

Parabéns, pelo excelente artigo!
Vale a reflexão.
Abraços.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassernovembro 3rd, 2011 - 22:07

Olá, Adriana!

Muito obrigada pelo seu contato e elogio.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Luciana A C Kobayashimaio 9th, 2012 - 21:29

Muito bom artigo. Lembro-me com saudades da época em que fui secretária. Ganhávamos muitos presentes, dos bancos então, nem se fala…

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 9th, 2012 - 23:12

Olá, Luciana!

É verdade. Como existe o dia da Secretária, dificilmente os chefes e as empresas deixam passar em branco essa data. Além disso, existem outros mimos que as secretárias ganham pelo aniversário, Natal, Páscoa, etc. Isso demonstra o carinho e o reconhecimento que se tem pela profissional.

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)

Ótimo post do blog Tudo sobre Secretariado sobre este dia aqui.

Mirian Nasseroutubro 1st, 2012 - 22:38

Olá, caro leitor!

Obrigada pela sua participação e elogio ao texto.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Rosiane Conceiçãonovembro 21st, 2012 - 15:27

Nos últimos tempos tenho me aprofundado cada vez mais em relação a entender o papel de secretária. Estou cursando técnico em secretariado e fazendo estágio em uma secretaria de uma determinada escola. Seu artigo me ajudou ainda mais, não só este, mas o artigo “as aparências enganam”. Pois estou fazendo TCC sobre Marketing Pessoal e Imagem.
Parabéns e Obrigada pela ajuda.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 21st, 2012 - 20:54

Olá, Rosiane!

Obrigada pelo seu contato e elogios. Desejo-lhe boa sorte em seu trabalho e estudo.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe um comentário

Seu comentário

Produzido por Quintal Brasil | SEO - Site Otimizado por Quintal Brasil | Feito em Feito em Wordpress