Vida pessoal X profissional



Versão para Impressão Versão para Impressão

RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Muito já se falou e ainda se discute sobre o tema abordado. Realmente são muitos os conselhos e dicas para se conciliar, com eficiência, essas duas tarefas diárias. Uns dizem que a vida profissional consome mais tempo que a pessoal e outros defendem exatamente o contrário. Mas, afinal, para você que é secretária, o que mais prioriza hoje: sua carreira ou vida pessoal?

As que estão já bem situadas profissional e financeiramente, com muita experiência e mais maduras, conseguem tempo para cuidar mais de si mesmas e de suas famílias. Por outro lado, as secretárias que são mais jovens e estão em começo de carreira ou em busca de melhores oportunidades de trabalho e salário e, consequentemente, em constante reciclagem profissional, teriam tempo para cuidarem tanto delas como de suas famílias? 

Não são poucas as que lêem livros e dicas de administração do tempo para tentar conciliar todos os compromissos, mas não tem jeito, administrar dupla ou tripla jornada de trabalho não é uma tarefa muito fácil. Isso é coisa para mulher maravilha que só existe nos quadrinhos. A verdade é que até se tenta, mas sempre algo fica incompleto ou mal feito, seja no âmbito pessoal ou profissional.

É claro que exceções existem e, uma vez ou outra, poder colaborar com o bom andamento dos trabalhos e terminar relatórios e apresentações dentro do prazo é maravilhoso. A profissional demonstra proatividade e dedicação, porém, tornar isso um hábito, só fará você uma escrava do trabalho e a deixará muito estressada e deprimida.

Eu mesma já fui vítima disso e o que ganhei foi um esgotamento físico e mental, quase cheguei ao estresse. O que acontecia era que quase toda a empresa era nervosa e quase ninguém saía no horário determinado. Não posso negar que meu esforço foi notado pelo RH e pela minha chefia, mas, assim mesmo, acho que não valeu a pena!

Das inúmeras secretárias com quem conversei já vi de tudo: as que não abriam mão de pensarem primeiro em si mesmas, as que priorizavam o marido e/ou filhos e, principalmente, àquelas que se dedicavam e demasia ao trabalho esperando um reconhecimento que poderia ou não acontecer.

Outras, evitavam a qualquer custo, compromissos durante ou após o  horário do expediente, pois se sentiam indispensáveis para a empresa e achavam que seu superior pensava o mesmo delas. Compromissos de ordem pessoal, de lazer ou médicos, eram evitados e adiados a todo o custo.

Certa vez , uma Secretária me contou que trabalhou para um alto executivo de uma conceituada multinacional. Como ele viajava muito, ligava com frequencia para ela fora do horário do expediente e, principalmente,  nos finais de semana, para que fosse adiantado algum trabalho ou para lhe pedir ajuda em assuntos particulares. Por isso, ela procurava resolver tudo por telefone e sempre com muita urgência.

Felizmente, ela sempre conseguia fazer tudo com muita eficiência e, por isso, esta prática continuava, pois, para o chefe era cômodo. No meu entender, ele a considerava uma secretária 24h ou secretária delivery – chamou, chegou! Estava criado, assim, um ciclo vicioso. Detalhe, ela não recebia nada a mais por isso, às vezes, nem  um simples, porém, indispensável ”obrigado” ele falava.

Uma vez, quando em férias, disse ao meu chefe que não viajaria, que estaria em casa caso necessitasse de algo urgente ou importante e que não me importaria em ajudá-lo. Pois, acredite! Ele, sem a menor cerimônia, me ligou em casa logo cedo no meu primeiro dia de férias.  Não vou negar, naquele instante, me senti o máximo, me achando indispensável mesmo!  Pois é, mas quando ele me disse o motivo, senti uma falta de respeito incrível porque seu pedido não era urgente, era de caráter particular e, qualquer secretária na empresa ou mesmo suas empregadas poderiam resolver facilmente a questão. Naquele dia me senti a própria doméstica e perdi toda a tarde para resolver o problema da casa dele!

O gozo das férias é sagrado e garantido por lei a qualquer funcionário, por isso, ninguém, muito menos a secretária, deve abrir mão desse direito.

Geralmente, por se sentirem indispensáveis, por insegurança ou por vislumbrarem alguma promoção, aumento de salário ou bônus, muitas secretárias se sujeitam a tais abusos. Às vezes, são recompensadas e o sacrifício vale a pena, mas, na verdade, não é isso que ouço das secretárias.

Já pudemos comprovar em pesquisas que, quando um ambiente profissional é saudável, irá refletir no seu pessoal e vice-versa. Por outro lado, quando há algum problema, seja de ordem pessoal ou doméstica com a secretária, é fundamental que o chefe ou o RH se manifestem e tentem ajudá-la a resolver o problema da melhor forma possível.

Hoje em dia, há empresas que contam com ajuda psicológica ou mesmo de assistentes sociais que cumprem esse papel de forma adequada, profissional e discreta. Não adianta  impedir sua secretária de sair durante o expediente para resolver seus problemas porque isso só complicará a situação da secretária e seu desempenho, pois o pensamento ficará distante do trabalho e a funcionária, em questão, se sentirá confusa e desorientada.

As empresas buscam funcionários que equilibrem bem a vida pessoal e profissional, que garantam um colaborador focado nos negócios e que tragam lucro para as empresas.

Afinal, quem não tem problemas para resolver? Qualidade de vida é essencial para a saúde física e mental de qualquer funcionário e para o bom relacionamento interpessoal.

A secretária que conseguir resolver de maneira madura, problemas pessoais e familiares ou que tiver ajuda de profissioais competentes para isso, com certeza, conseguirá desenvolver bem suas tarefas no trabalho, ou até se superar,  mesmo considerando as pressões do dia a dia.

Bookmark and Share
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 4.4/5 (11 votes cast)
Vida pessoal X profissional, 4.4 out of 5 based on 11 ratings
RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Versão para Impressão Versão para Impressão
Compartilhe:
  • Twitter
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • LinkedIn
  • dihitt
  • Rec6
  • Live
  • Google Bookmarks

Comentários (2)

mirtes moraissetembro 20th, 2012 - 1:27

Muito legal esse texto. É inteligente e interessante.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 20th, 2012 - 4:00

Olá, Mirtes!

Agradeço sua participação e elogios.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe um comentário

Seu comentário

Produzido por Quintal Brasil | SEO - Site Otimizado por Quintal Brasil | Feito em Feito em Wordpress