Você está com seu prazo de validade vencido?



Versão para Impressão Versão para Impressão

RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Não gostaria de escrever sobre este assunto, porém não se fala em outra coisa entre secretárias, em grupos virtuais e em agências e consultorias especializadas em recolocação para as mesmas em uma época de tanto desemprego e dificuldade de recolocação.

Em meus anos de experiência, noto que,  cada vez mais, em todos os cargos existentes em empresas, são selecionadas pessoas cada vez mais jovens. Muitas vezes, esses jovens não tem muita experiência, porém, trazem na bagagem um currículo invejável, com cursos de idiomas e MBA realizados no exterior ou em instituições de nível. Pessoas com muitas competências,  proativas e,  em constante aprendizado teórico e prático. É isso o que as empresas querem!

Aquela máxima de que após os 40 anos ninguém mais se garante profissionalmente (estando ou não trabalhando) é uma verdade cruel. Isso também vale para a classe secretarial pois, muitas vezes, sua carreira depende da trajetória profissional (ascensão ou queda) de seu executivo.

É muito comum presidentes de empresa com idade entre 35 e 45 anos.  Se um presidente está nesta faixa etária, imagine os abaixo dele?

Quantas secretárias que estão no auge da carreira e altamente preparadas para a função com anos de experiência, cursos e em constante reciclagem encontram-se desempregadas?

Além do mercado de trabalho estar muito exigente e competitivo para todas as áreas, no caso das secretárias, torna-se ainda pior.

A profissional tem de ter todas aquelas características que a empresa procura (o famoso perfil), que envolve além de boa aparência, boa educação, saber se vestir, ter empatia e principalmente ter a “idade” desejável.

Há um mito que envolve a idade : muitos acreditam que, quando mais jovem for, mais ágil, disposto e eficiente será. Isso pode ou não ser verdade que, na minha opinião, depende exclusivamente do engajamento e preparo de cada profissional e não exclusivamente da idade.

É evidente que existe um discrepância nisso. Como pode um profissional ter a experiência toda que se exige, com cursos, faculdades, idiomas, pós e até MBA se não for avançando também na idade?

O que a Secretária hoje enfrenta é o que tem acontecido com muitos executivos: vencimento do prazo de validade.

A saída? A solução? Não vejo outra alternativa senão a de se iniciar novos cursos e até mesmo outra faculdade/pós em áreas de interesse ou com competência para exercer (ex. área financeira, Direito, RH, Marketing, Treinamento, Relações Públicas,  etc.). Não é raro encontrar Secretárias formadas nos mais diversos segmentos que deixaram adormecer este talento por falta de tempo, oportunidade ou mesmo medo de jogar tudo para o alto e fazer algo que realmente dá prazer e as realize. Conheci algumas secretárias da área de Marketing e R.H entre outras, que conseguiram uma oportunidade para trabalhar nestas respectivas áreas como assistentes e gerentes porque se mostraram interessadas em aprender e estudaram com afinco para poder exercer novos cargos dentro ou fora da empresa em questão.

Não adianta se lamentar dizendo que o mercado está complicado para as Secretárias, que as empresas são injustas e que tudo está perdido! Se as exigências do mercado mudam, os profissionais também terão de mudar.

A verdade é que o mercado de trabalho está exigente com todos: recém-formados,  jovens em início de carreira, com os que já tem uma carreira e os que estão em fim de carreira. Muitos não conseguem nem se aposentar!

Se você se considera em situação de risco e quer mudar este quadro, não desanime! Desenvolva uma nova estratégia e parta já para a luta.

Conheci ano passado uma secretária que tinha um alto salário pois havia trabalhado com um presidente de uma grande multinacional. Após 4 anos nesta empresa, todos foram demitidos pois a empresa foi vendida. Procurou emprego durante 8 meses e, embora muito qualificada, não conseguia nada por ter 45 anos e um salário bem acima do mercado. Até aceitava ganhar menos, porém as empresas não queriam reduzir seu salário em carteira. Depois de algum tempo, foi efetivada após executar um trabalho temporário na presidência (licença-maternidade), mostrando competência e profissionalismo.

Pense comigo: o que você sabe fazer de especial ou diferente? Pode ser por lazer ou algo que faça esporadicamente mas que é muito elogiado por parentes e amigos. Sabe cozinhar ou faz algum prato especial? Sabe costurar, bordar ou pintar? Sabe organizar bem um evento? Faz trabalhos manuais ou artesanais? Sabe tocar algum instrumento? Entende de moda ou beleza? Sabe preparar uma festa temática? Digita ou dirige muito bem? Gosta de animais? Sabe usar como ninguém os programas de computador? Gosta de praticar esportes? Gosta de escrever? Sabe tornar uma casa organizada e funcional? Sabe fluentemente um idioma estrangeiro? Fala e escreve corretamente a língua portuguesa?  Já deu aulas particulares para crianças ou adolescentes? Sabe cuidar de crianças? Tem paciência com idosos ? Sabe fazer bem traduções comerciais e técnicas? Seria uma secretária particular? Faria trabalhos temporários, de meio período ou trabalharia em ONGs? Daria aulas para outras secretárias em cursos ou faculdade? Você entende de etiqueta empresarial? Tem habilidade para vendas? Gosta de assuntos esotéricos?

Isso foi só uma amostra de quanta coisa pode fazer ou inventar. Existem muitas possibilidades para quem é multifuncional. Com certeza você encontrará algo que se encaixe em seu perfil.  Pode ser que não tenha mais aquele status, nem aquele salário, porém, é preciso aceitar a realidade e enfrentá-la.

Ative seu networking e converse com amigos e parentes.  Neste momento de transição, mais do que sorte, você precisará de iniciativa e determinação.

Rotinas que nos parecem simples são muito difíceis para algumas pessoas executarem. Existem secretárias que após se aposentarem ainda continuam trabalhando, não com carteira assinada e sim como autônomas realizando trabalhos para empresários, executivos, etc. Muitos são separados, moram sozinhos ou deixaram a família em outro estado ou país e que precisam de alguém para gerenciar sua casa e assuntos particulares. Esta profissional chama-se personal organizer e está encarregada de organizar a vida de quem não tem tempo. Profissão em alta e muito solicitada nos dias atuais.

Se muitas empresas enxergam você como uma máquina com prazo de validade vencido, não se dê por vencida e troque e modernize já seu equipamento!

Fazendo um trocadilho, posso dizer que muitas vezes, “trocar o equipamento” sugere fazer coisas diferentes das quais estava acostumada, mas que poderá lhe trazer imenso prazer, reconhecimento e bons rendimentos.

A maioria das empresas renova com frequência seu quadro de pessoal e equipamentos para não perder mercado e nem ficar obsoleta.

Felizmente, para algumas secretárias este assunto está muito distante da realidade que vivem hoje; porém, não se esqueçam de se prepararem para quando este momento chegar. Planeje sua carreira, ou melhor, planeje outra carreira após 40 anos para não ser refém de sua idade!

Bookmark and Share
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (5 votes cast)
Você está com seu prazo de validade vencido?, 5.0 out of 5 based on 5 ratings
RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Versão para Impressão Versão para Impressão
Compartilhe:
  • Twitter
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • LinkedIn
  • dihitt
  • Rec6
  • Live
  • Google Bookmarks

Comentários (8)

Renatajulho 1st, 2010 - 18:31

Olá, Mirian! Este artigo está perfeito! Muito bom!! Sabe, fui secretária há uns dois anos e, após perder meu emprego, vim parar no Comércio Exterior e hoje sou analista de importação. Não gosto do que faço e constantemente sinto saudades de ser secretária. Às vezes, tenho medo de ser discriminada por deixar de lado o que faço hoje para voltar a fazer o que sempre amei – secretariar. Vim parar em uma empresa de grande porte, mas que possui uma engrenagem tão obsoleta quanto as de empresas pequenas, no que tange à gestão de pessoas. Hoje tenho 26 anos, mas já me deparei com este questionamento: e se um dia for demitida e já estiver com uma idade que para o mercado significa o mesmo que “prazo de validade vencido?”. Esse artigo só me fez ter a certeza de que podemos dar uma ajudinha no futuro, nos precavendo agora, mas também me fez ter a certeza de que nada está perdido. Podemos sim, continuar sendo úteis e trabalhar, mas com a vantagem de poder escolher o que gostamos de fazer, seja na nossa área ou fora dela. Sucesso pra você!!!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjulho 2nd, 2010 - 14:42

Renata, agradeço muito seu depoimento e elogio. Só não ficou claro em que área é formada. Se for em Secretariado e é o que gosta de fazer, como contou, deve investir nessa área e procurar agências e consultorias sérias de secretariado para mudar de emprego, ou mesmo procurar amigos que possam te ajudar. Quem sabe não consegue uma colocação como secretária na área de comércio exterior, importação ou exportação? Muitos executivos apreciam secretárias que tenham seu conhecimento para ajudá-los na rotina do trabalho. Você poderá até se tornar mais que uma secretária e sim uma assistente que terá dupla função e será reconhecida e recompensada por isso. Você é muito jovem, siga seu coração e não se preocupe com o que os outros pensam sobre você. Preocupe-se sim, com o seu futuro, pois ele só depende de você. Boa sorte!

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Camila Silvajunho 6th, 2011 - 19:00

Boa tarde, Mirian!
Adorei o artigo! O meu caso acho que é o contrário. E me formei há 2 anos em recursos humanos e tenho 8 anos de inglês, trabalhei 3 anos com RH e DP e fiquei desempregada por um mês. Surgiu uma oportunidade para atuar como recepcionista/secretária bilíngue e aceitei. Estou há apenas 2 meses nesta nova função, mas estou adorando!
Estou procurando alguma pós ou MBA relacionado à área de secretariado bilíngue, e gostaria de uma sugestão sua!
Vou começar espanhol ainda este ano e acho que estou finalmente me encontrando profissionalmente. Tenho 25 anos.

Um abraço!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjunho 7th, 2011 - 0:11

Olá, Camila!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em meu site. Realmente o seu caso é diferente. É jovem, tem uma boa experiência, fez bons cursos e ainda continua estudando e se aperfeiçoando. Com certeza, chegará onde quer porque tem foco e objetivo. Existem sim muitos MBAs, pós-graduações e cursos ligados à área de secretariado. Se é o que quer fazer, vá em frente. Pesquise na internet que irá encontrar o que procura. Poderá vir a trabalhar como secretária na área de RH onde seus conhecimentos serão muito bem aproveitados.

Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: -1 (from 1 vote)
Solange Nader Curtoagosto 4th, 2011 - 0:05

Olá, Mirian! Excelente o seu texto e muito oportuno o tema abordado. Tenho 48 anos e embora tenha como formação Ciências Econômicas, trabalhei por vários anos como secretária português/assistente administrativa em várias áreas e empresas (administrativa, importação, automação bancária, e outras). Também trabalhei em empresas como Edisa Hp e Olivetti do Brasil. Porém, fiquei um tempo fora do mercado de trabalho para poder criar meus dois filhos e, nesse período, fiz cursos de artes e estética e trabalhei como autônoma nestas áreas. Atualmente trabalho como freelancer em algumas empresas e feito vários cursos de reciclagem para atender ao mercado de trabalho, cursos como secretariado executivo, etiqueta social e profissional, marketing pessoal e outros, porém, fico insegura se conseguirei uma recolocação devido à minha idade. Penso que este artigo se encaixa bem no meu caso, estou no processo da contramão. Foi muito proveitoso conhecê-la e pretendo ler todos seus artigos, pois, com certeza, agregarão muito ao meu conhecimento pessoal e profissional. Abraços.
Solange Nader Curto

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasseragosto 4th, 2011 - 12:40

Olá, Solange!
Muito obrigada pelo seu contato, depoimento e elogios.
Como escrevi no artigo, quando se passa de uma certa idade, em geral, por volta dos 40 anos, a maioria dos profissionais sente-se inseguro em relação à sua imagem perante a empresa; seja a empresa em que trabalha ou se estiver à procura de um novo emprego. Normalmente, da-se mais valor à idade quando contratamos profissionais liberais como médicos, consultores, engenheiros, professores, etc. pois sabemos que têm mais experiência. Porém, nas empresas, ocorre exatamente o contrário.

Você está agindo de forma correta. Está se atualizando, fazendo cursos e se mostrando interessada para o mercado de trabalho. Uma dica é procurar empregos temporários como secretária, pois, muitas vezes, a empresa gosta do seu trabalho e poderá contratá-la futuramente. Tudo dependerá de seu perfil profissional. Como estudou estética e trabalha na área como free-lancer poderia também tentar uma recolocação em empresas de cosméticos e clínicas de beleza, pois, sua experiência será muito válida, inclusive poderá expor sua vontade de mudança profissional nas próprias empresas onde atua, pois como conhece algumas pessoas, elas poderão ajudá-la ou mesmo lhe indicar empresas parceiras ou fornecedores para você encaminhar seu currículo. Hoje em dia, contato é tudo! Escritórios de advocacia também contraram secretárias na sua faixa etária por a considerarem mais experientes e com o perfil adequado para a função. Existrem até secretárias aposentadas que trabalham ainda nesses locais. Procure se informar em agências e consultorias de emprego quais as empresas que você terá mais chance de se recolocar. Mostrando-se com dinamismo, boa aparência, atitude proativa, motivada e atualizada, com certeza, conseguirá um bom emprego, porque, para bons profissionais, sempre haverá espaço.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Deniseagosto 31st, 2011 - 23:59

Boa noite!
Vale a pena investir nessa carreira aos 40 anos?

Denise

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassersetembro 1st, 2011 - 13:27

Olá, Denise!

Muito obrigada pelo seu contato.
Essa é uma pergunta que todos querem saber. Temos dúvida e receio de investir em uma carreira ou curso nessa idade sem ter a garantia de um emprego que seja bom. Se você fosse investir em uma carreira autônoma como psicologia, fisioterapeuta, terapeuta, consultora, etc. ou mesmo professora, com certeza teria muitas chances até porque se procura profissionais maduros e experientes nessa área.
Porém, nas empresas, para se ocupar certos cargos executivos e de chefia costumam definir um limite de idade, especialmente para secretárias. É uma contradição porque procuram profissionais maduros e experientes, porém, jovens (entenda-se com idade inferior a 40 anos).

O que precisa fazer é analisar suas reais possibilidades, suas habilidades, a empresa ou área em que quer atuar como secretária, suas experiências profissionais anteriores e, principalmente a faixa salarial que deseja e a que será oferecida a você. Só então você mesma poderá ter a resposta porque cada pessoa é única. Você não pode se comparar a uma outra profissional com sua idade e achar que ela também terá ou não as mesmas dificuldades ou facilidades que você para iniciar uma carreira aos 40 anos, seja ela em que campo for. Seria interessante você também procurar um consultor na área secretarial (consultorias e agências de emprego voltadas para secretárias) para expor suas competências e saber exatamente de suas reais chances. Esses profissionais saberão lhe indicar as melhores empresas que se interessam pelo seu perfil.

O que posso lhe assegurar é que é possível sim você conseguir trabalhar nessa área mesmo tendo 40 anos. Há empresas que preferem secretárias mais maduras, inclusive com mais de 50 anos.

Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)

Deixe um comentário

Seu comentário

Produzido por Quintal Brasil | SEO - Site Otimizado por Quintal Brasil | Feito em Feito em Wordpress