Você já mudou hoje?



Versão para Impressão Versão para Impressão

RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Acredito que assim que leu o título do texto, lembrou-se imediatamente de uma outra frase interrogativa que lemos muito por aí: “Você já sorriu hoje?”. Pois é, só sorri quem está de bem com a vida; quem se sente em paz.

Quis fazer uma analogia entre o riso e a mudança, pois nessas duas situações, que envolvem ação e reação são típicas do ser humano, em maior ou menor grau.

Lembre-se sempre de que seu maior amigo é você mesma (o) e o seu pior inimigo também é você. Só você pode se superar ou se destruir. É você quem decidirá quem quer ter por perto. Pare, escute e olhe calmamente para dentro de você com muita paz, sem pensar em nada, nem ninguém.

Se você se cansou de mostrar o que acha que é certo, falou demais ou de menos, até gritou e não resolveu a situação, ou pior, fez o problema ficar pior, saiba que, embora sua intenção tenha sido boa, o resultado esperado não foi o desejado nem para você, nem para ninguém.

Nesse momento é chegada a hora de mudar. Sair da zona de conforto e entrar na zona que a (o) leve à motivação e à conquista. Dê um rumo a sua vida!

Sabemos que todo processo de mudança é difícil, lento e, muitas vezes, doloroso. Manter um velho hábito (não fazer ginástica) ou um estilo de vida (trabalhar demais) que não sejam satisfatórios, fará você continuar com o que é ruim e com muito medo de fazer algo diferente. E por que somos tão resistentes às mudanças?

Os especialistas dizem que pode ser a insegurança sobre o futuro, do desconhecido e, por isso, muitas vezes, aceitamos e nos acostumamos com determinada situação, mesmo que ela seja ruim e nos prejudique. É muito difícil alterar uma rotina ou padrão preestabelecidos por nós. Ex.: Sei lidar com um filho rebelde, porém não sei como orientá-lo a ser mais tolerante.

Segundo uma pesquisa internacional, realizada pela Hopkins University  (EUA), apenas 10% das pessoas conseguem alterar seu estilo de vida, sendo resistentes mesmo em casos de doença, morte ou problemas causados por maus hábitos (estresse, fumo, drogas, álcool, obesidade, etc.). 

Apesar disso, não se sinta desanimado, impotente e fraco; pelo contrário, é justamente para você entender que poucos conseguem e muitos desistem. Essa batalha interna depende de você. Seja um (a) vencedor (a)!

A mudança pode ter dois significados para você: no 1o. caso, poderá gerar um desafio, algo positivo a ser conquistado, que gerará um crescimento e uma sensação de vitória e alívio muito forte em você. Já no 2o. caso, a mudança poderá se enfrentada como um conflito; um desequilíbrio, um problema que acarretará algo negativo, uma sensação de limitação e fracasso em seu comportamento. Portanto, toda e qualquer mudança , só será satisfatória para você, se gerar maturidade, crescimento, alegria e evolução.

Exemplos para contar temos muitos. São exemplos de mudanças que geraram melhoras ou pioras nas pessoas dependendo do seu estado emocional, do histórico pessoal e, principalmente, no que diz respeito ao problema em questão.

Em geral, as pessoas satisfeitas e realizadas em seus processos de mudança são àquelas que desenvolveram uma auto-estima e determinação muito forte e que resultou em uma nova consciência, isto é, uma visão mais verdadeira da realidade.

Cuidado: não seja o reflexo dos outros (gostos, gestos, atitudes e pensamentos), pois isso não lhe fará bem. Terá padrões de comportamento que nada tem a ver com você. Será o clone de um papagaio que repete coisas sem entendê-las ou uma marionete que tem atitudes que não gostaria. Você tem todo o direito e o dever de recusar determinados padrões enlatados (e sem sal) que querem impor a você.

Não se deixe contaminar por ninguém. Se você é feliz com seu jeito de ser (com defeitos e qualidades), não mude para agradar o outro, pois isso só fará o outro feliz e se sentirá dominado. Dê atenção a sua verdadeira essência. Você não aceita o outro como ele é? Pois então, por que ele não faz o mesmo? Vocês estão no mesmo patamar, ninguém é superior ou inferior a ninguém, a não ser que você se sinta assim.

Na verdade, temos a tendência de supervalorizar e fantasiar sobre a vida e as conquistas dos outros, achando que são melhores que nós. Saiba que isso é uma visão distorcida, errada ou parcial da realidade que você criou.   

Para sermos aceitos no meio social ou em determinados grupos é fundamental termos algumas afinidades, porém sem nunca perdermos nossa identidade e personalidade.

Lembre-se: aprenda que, sempre haverá uma oportunidade para mudar, mesmo que você ache que seja tarde, pois, onde quer que você vá, sua forma de agir e reagir diante das dificuldades o acompanhará e suas atitudes definirão seu nível de maturidade, responsabilidade, insegurança, senso de justiça, equilíbrio, egoísmo ou generosidade diante das adversidades da vida.

Você já notou que, muitas vezes as situações se repetem, mudando apenas o cenário e os personagens.

Com certeza os planos de mudança que fez no começo desse ano ainda nem saíram do pensamento, não é? O que será que o (a) está impedindo de realizá-los?

Seja seu próprio guia ou terapeuta.  Ninguém sabe mais de sua vida que você. 

Boa sorte!

Bookmark and Share
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Você já mudou hoje?, 5.0 out of 5 based on 1 rating
RuimRegularBomÓtimo (Nenhuma avaliação)
Loading ... Loading ...

Versão para Impressão Versão para Impressão
Compartilhe:
  • Twitter
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • LinkedIn
  • dihitt
  • Rec6
  • Live
  • Google Bookmarks

Comentários (6)

Hugofevereiro 23rd, 2011 - 19:32

Todos os seus textos são ótimos para o aprendizado de pessoas que querem mudar de profissão e, de repente, acha que já tem idade avançada. Esse texto nos dá forças e ajuda na auto-estima.
Gostei muito. Obrigado.
Sou aluno de um curso técnico em secretariado e valeu a pena ter conhecido o seu blog.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserfevereiro 23rd, 2011 - 20:01

Olá, Hugo!

Muito obrigada pelo seu comentário e elogio. Se meu texto o fez refletir e agir positivamente, fico mais feliz ainda! Só muda quem tem coragem e é capaz!
Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
ivone gomesmaio 13th, 2011 - 16:49

Mirian,
Concordo com o Hugo. Os textos são maravilhosos e adoro todos!
Parabéns!

Beijos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 13th, 2011 - 17:35

Olá, Ivone!

Fico feliz que tenha gostado e está aprendendo bastante com a leitura dos textos.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Anaagosto 20th, 2013 - 14:02

Este blog realmente é fantástico!!!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 20th, 2013 - 16:24

Olá, Ana!

Muito obrigada pelo seu elogio. Visite meu site sempre que quiser e indique para as amigas!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe um comentário

Seu comentário

Produzido por Quintal Brasil | SEO - Site Otimizado por Quintal Brasil | Feito em Feito em Wordpress