Canto das Ideias

Esse espaço é reservado para você, secretária participar com sugestões sobre como realiza seu trabalho de forma eficaz ou relatar algum fato relevante do seu cotidiano.

Escolha um tema e envie seu relato para discussão que será publicado aqui no blog. Participe!

Caso queira, sua identidade será preservada e, se necessário, sua mensagem será revisada (sem alterar seu conteúdo ou significado).

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +8 (from 10 votes)

Versão para Impressão Versão para Impressão
Compartilhe:
  • Twitter
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • LinkedIn
  • dihitt
  • Rec6
  • Live
  • Google Bookmarks

Comentários (105)

Gisellesetembro 27th, 2010 - 14:39

Bom dia! Sou professora de curso profissionalizante de Secretariado Executivo Bilíngue. Gostaria de saber se você poderia me dar algumas sugestões práticas para aplicar com os alunos, tipo um roteiro de como atender ao telefone, comportamento, fala, regras de português, etc.
Muito obrigada.
Abraço. Parabéns pelo blog.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +4 (from 4 votes)
Mirian Nassersetembro 27th, 2010 - 15:18

Olá, Giselle!

Muito obrigada pelos seus comentários e elogios. Se puder, leia alguns dos meus textos, lá encontrará um específico sobre atendimento telefônico “Como falar corretamente ao telefone” e outro sobre bons modos “Etiqueta está na moda?”. Sobre dicas para falar e escrever corretamente só mesmo com a prática da leitura e escrita é que suas alunas poderão melhorar a comunicação tanto oral como escrita. O que poderá fazer nesse momento é dar alguns exercícios práticos durante a aula com o conteúdo do curso que ministra como redação, composição, interpretação de texto e exercícios contendo acentuação, pontuação, uso de crase, concordância gramatical e verbal, etc. Poderá, inclusive, recomendar a leitura do meu blog, pois nele há inúmeros artigos e muitas dicas para desempenhar bem o trabalho de secretária. Com certeza, irá ajudá-las a escrever e falar melhor também. É importante também que elas participem de cursos, palestras e grupos de secretárias sobre a área para poderem aprender e se desenvolver melhor.
Boa sorte!

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +3 (from 3 votes)
Carina Rodriguesdezembro 17th, 2010 - 13:56

Mirian, parabéns pelo site! É muito bacana essa troca de experiêcia entre profissionais e/ou estudantes de secretariado. É dessa força que a profissão precisa; pessoas como você, que demonstra inteligência e amor pela profissão. Pela sua formação e conhecimento você poderia seguir “Ns” carreiras, o mais interessante é que você se mantém e se recicla.
Parabéns mesmo, me estimulou bastante!!
Sou estudante de secretariado executivo bilíngue, estou no terceiro ano com a conclusão prevista para final de 2011 e o TCC tem tirado meu sono, já pensei em tantos assuntos e ainda não cheguei a lugar nenhum.
Já pensei em fazer as diferenças gerais dos profissionais brasileiros com os portugueses, em falar da importância do segundo idioma e quantas percentualmente formadas em secretariado falam o idioma; o profissional agindo no terceiro setor.
O último em que eu pensei foi fazer o marketing da profissão, análise de pontos fortes e fracos, análise SWOT da profissão,qual a melhor maneira de divulgar a profissão, enfim, o marketing da profissão.
Gostaria de fazer o TCC com tempo para estudar o tema e conhecer de fato a minha escolha.
Percebi que você é uma das poucas pessoas que respondem as mensagens enviadas, por isso, gostaria da sua opinião com relação aos temas e se você me indicaria algum deles.
A orientadora do curso pede para não fazermos TCC que exponha os problemas da profissão e sim ressaltar o que tem de bom na profissão.

Parabéns pela qualidade e conteúdo do site.

Aguardo seu retorno!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 17th, 2010 - 19:37

Olá, Carina!

Obrigada pelos seus elogios e interesse em minha opinião sobre o seu trabalho de TCC. Como costumo responder às inúmeras secretárias que me procuram com esse objetivo, também lhe adianto que não é o foco do meu trabalho e por isso não me envolvo nesse tipo de tema ou qualquer outro trabalho escolar. O que posso comentar é que todos os temas são interessantes, porém, o tema sobre o terceiro setor está bem atual e sinceramente nunca trabalhei nessa área e nem conheço nenhuma secretária que trabalhe no terceiro setor. Com certeza será um trabalho bem diferenciado, rico em detalhes e muito revelador para a profissional da área que está ou não ligada a esse setor. Porém, se quiser realmente conhecer mais sobre a profissão com o objetivo de lhe trazer mais conhecimento e esclarecimentos, sugiro decidir sobre um tema que realmente a motive em pesquisar e escrever sobre o assunto. Antes de escolher um tema que seja interessante aos outros, sugiro que escoha um tema que seja interessante e importante primeiro para você.

Boa sorte em sua escolha e tenha dedicação ao seu trabalho!

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: -1 (from 1 vote)
Alinejaneiro 6th, 2011 - 12:15

Olá!
Sou aluna do curso de secretariado. Já estou na reta final para me formar e estou em dúvida sobre a escolha do tema para minha monografia. Você poderia me dar algumas dicas de temas?
Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 3 votes)
Mirian Nasserjaneiro 6th, 2011 - 16:41

Olá, Aline!

Obrigada pelo seu contato e interesse. Não costumo dar orientação sobre monografias e TCC porque não é o foco do meu trabalho. Porém, existem dezenas de textos que escrevi nesse site que poderão lhe ajudar a ter alguma ideia original e satisfatória.
Boa sorte!
Miiran

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: -2 (from 2 votes)
Jessica Cristina Calijurifevereiro 17th, 2011 - 16:30

Olá, Mirian!
Preciso da sua ajuda, claro se você puder me esclarecer. Estou cursando Secretariado e tenho de entrevistar alguém que seja secretária. Como te admiro pelo seus trabalhos gostaria que você me ajudasse.
Gostaria de saber em que tipo de empresa você já trabalhou e quais as principais atividades que você desempenha na sua função?
Gostaria muito de ser atendida.
Desde já, muito obrigada pela sua atenção.

Jessica Cristina Calijuri

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +3 (from 3 votes)
Mirian Nasserfevereiro 17th, 2011 - 19:23

Olá, Jessica!

Muito obrigada pelo seu elogio e interesse. Porém, em respeito a todos os meus leitores e seguindo minha proposta de trabalho nesse site, esclareço que esse tipo de contribuição não faz parte do perfil que realizo. Não costumo responder a questionários ou TCCs, inclusive, são muitos os pedidos que recebo. Se precisar de alguma outra ajuda estarei sempre à disposição. Obs.: Não atuo mais como secretária. Hoje sou consultora e ministro cursos e palestras para a área secretarial.

Um abraço e boa sorte!

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Renata Cavalcantemarço 16th, 2011 - 12:36

Bom dia, Mirian!
Estou na fase final do curso de secretariado executivo e já estou atuando na área.
Gostaria de saber se você tem algum artigo falando sobre gestão e liderança.
Parabéns pelo site.
Obrigada!
Renata Cavalcante

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassermarço 16th, 2011 - 19:35

Olá, Renata!

Obrigada pelo seu contato e elogio. Ainda não escrevi um texto específico sobre os temas acima. Porém, todos os meus textos, de alguma forma, abordam assuntos como liderança e gestão. Leia os textos “Ser secretária”, “Você tem perfil?” e Polivalente, ser ou não ser?” que lhe ajudarão muito a formar uma opinião.
Boa sorte em seu trabalho e em sua carreira.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
camilamarço 30th, 2011 - 22:17

Boa noite! Sou secretária executiva trilíngue. EU me formei há 5 anos e fiquei sabendo que somente com esse curso é possivel dar aulas de português, espanhol e inglês. Você saberia me dar alguma informação?
Obrigada e boa noite!
Camila Margutti

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 31st, 2011 - 12:06

Olá, Camila!
Eu sou formada há muito mais tempo que você e também tenho licenciatura em Letras, o que me favoreceria a dar aulas em faculdades e cursos técnicos. Além disso, também tenho o curso técnico de Magistério, além do Secretariado, além de duas pós-graduações que fiz. Pelo que sei, é necessário ter o curso de Magistério, Pegagogia ou licenciatura em Letras para ministrar aulas. Dependendo da exigência e nível de cada faculdade, há as que pedem pós-graduação, mestrado, etc. Sei que é possível você dar aulas, porém, acho que sem especialização seu campo de atuação fica muito restrito, bem como seu salário. Procure se informar nas escolas ou faculdades que tem interesse ou mesmo na faculdade onde se formou para saber mais detalhes sobre suas possibilidades. Se é o que realmente quer fazer, seria interessante se dedicar e se aprofundar nos estudos para ser uma boa profissional.
Obrigada pelo contato e boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Walquiria Mendes de Andrade Santosmaio 20th, 2011 - 11:14

Oi, Mirian! Bom dia! Descobri seu site e achei maravilhoso. Seus artigos são ótimos. Estou concluindo o curso de Técnico em Secretariado na Instituição Senac/PE.
Parabéns pelo site, amei.

Walquira Mendes

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 20th, 2011 - 21:39

Olá, Walquiria!
Muito obrigada pelo seu comentário e elogio.
Boa sorte em seu curso e carreira.
O Senac é uma excelente instituição e acredito que esteja aprendendo bastante para se tornar uma excelente profissional.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Ana Claudia Graf Gil Marinmaio 24th, 2011 - 14:33

Olá, Mirian! Estou terminando a graduação em secretariado bilíngue e gostaria de saber se posso cursar pós em economia. Aproveito para te parabenizar pelo seu site com ótimos conteúdos e informações importantes.

Um abraço.

Ana Claudia

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 25th, 2011 - 3:29

Olá, Ana Claudia!

Muito obrigada pelo seu contato e elogios. Não há problema algum em fazer uma pós em outra área diferente da sua graduação. Eu mesma fiz duas pós diferentes do curso de graduação, porém entendia do assunto porque havia feito cursos paralelos antes. O importante é você entender do assunto, até porque pós-graduação é uma complementação da graduação e se você não entender muito de economia nem na teoria nem na prática, talvez fique difícil de acompanhar as disciplinas. Você terá de estudar muito para poder se aprofundar e entender melhor o conteúdo.
Um abraço e boa sorte!

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Rafamaio 25th, 2011 - 19:46

Olá! Adorei seu blog. Na verdade estou escrevendo porque entrei numa empresa agora, existe dois diretores no meu setor: um é o meu chefe e o presidente que tem outra secretária. Ela já é antiga e trabalha na empresa há uns 8 anos e participa de tudo com eles e almoçam juntos. Ela participa bem mais de assuntos relacionados à empresa do que eu, sem falar que acho que ela tem um certo receio de me passar as coisas, como se não quisesse que eu aprendesse, não sei, acho estranho. Peço dicas de como me sobresair bem nesta situação e que posso fazer pra tentar me aproximar mais dos assuntos relacionados à empresa com meu chefe e o meu comportamento com esta secretária. Ela é meio difícil e exigente. Está sempre com a cara feia e é muito mandona (risos).
Um beijo.
E desde já agradeço.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 27th, 2011 - 20:57

Rafaela, obrigada pelo seu interesse em meu site e elogios.
Conheço bem a situação que está vivendo. Já passei por isso e presenciei outras secretárias nessa mesma situação. O que posso lhe adiantar é que essa sua colega está lá há 8 anos e já conquistou o espaço dela. Com certeza, no começo ela se sentia assim como você. Foram 8 anos de dedicação à empresa onde se criou um vínculo de amizade, confiança e entrosamento entre eles muito grande. Infelizmente, ela é uma pessoa de relacionamento difícil e pessoas assim são complicadas de lidar mesmo. Faça sua parte. Trabalhe com responsabilidade, eficiência e discrição e, procure, na medida do possível, ganhar a amizade e confiança dela. Afinal, você é nova na empresa e bem mais jovem e ela tem medo sim de perder o posto para você. Tente mostrá-la, de forma sutil, que você quer fazer seu trabalho e ser reconhecida pelo seu chefe. Não se envolva com o serviço dela e procure sempre ajudá-la quando ela precisar de você. Com certeza, quando ela tirar férias ou se ausentar do trabalho, será você quem ficará responsável pelas tarefas dela e vice-versa. Saiba que, mesmo sem perceber, ela poderá lhe prejudicar. É só ela querer. Por isso, faça seu papel de profissional e amiga para manter um relacionamento saudável entre ela e seu chefe, não se envolva em fofocas e nunca tente competir com ela. Lembre-se: ela estará analisando você a todo o instante.
Entretanto, apesar de todo seu empenho e dedicação, só o tempo dirá se ela irá se afeiçoar a você.
Um abraço e boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Rafaelajunho 6th, 2011 - 11:28

Olá. Mirian! Estou escrevendo de novo pois surgiu uma dúvida ,e você, com sua vasta experiência, com certeza, poderá me ajudar. Moro em Fortaleza e aqui não há muitas opções de graduação em secretariado, apenas uma faculdade particular e uma pública. Com minha falta de tempo pois trabalho, faço inglês, tenho filhos, etc. Pesquisei e tive uma opção diferente a qual me interessei muito. Soube que aqui tem a FATEC do grupo UNINTER conhecida no país inteiro por dar cursos à distância e reconhecida pelo MEC com dois anos de duração. Na verdade é um tecnólogo em secretariado executivo e com bom conceito no MEC. Fui visitar e gostei muito apesar de estranhar um pouco o método de ensino pois só vamos lá uma vez por semana e temos acompanhamento assíduo via internet. Queria muito sua opinião, se você conhece, se indica, enfim, sua opinião é muito importante para mim nesse momento. Desde já agradeço!
Um abraço!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 7th, 2011 - 0:17

Olá, Rafaela!

Existem sim excelentes cursos à distância e esse da FATEC deve ser bom mesmo. Eu não conheço o curso nem ninguém que o tenha feito. Porém, aqui em SP é uma instituição séria, muito bem conceituada e com um programa muito bom no curso de secretariado, entre outros que eles ministram. Inclusive, já tive a oportunidade de dar duas palestras lá como professora convidada e gostei muito do local e nível das secretárias.

Acho que fará um boa escolha.

Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
CATIANEjunho 8th, 2011 - 0:04

Boa tarde, Mirian!

Sou graduada há 1 ano e meio no curso de Secretariado Executivo Bilíngue pela UNISINOS-RS, no entanto, não atuo diretamente na área (sou Auxiliar de Secretaria Acadêmica numa Faculdade)e tenho interesse em fazer um MBA ou Pós-Graduação mas não sei certo em que curso. Achei interessante o MBA em Gestão Empresarial, mas gostaria de algumas dicas suas qual é o mais adequado para minha profissão.

Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 9th, 2011 - 17:14

Olá, Catiane!

Fica difícil para eu saber qual o melhor curso para você, uma vez que não a conheço e não sei de suas aptidões e interesses profissionais.
Se você tem interesse em gestão empresarial, é uma boa oportunidade de poder aproveitar bem esse curso porque poderá utilizá-lo em vários segmentos e áreas de atuação como marketing, vendas, finanças, RH, comercial e administrativa, etc., quando tiver de optar pelo melhor caminho profissional a seguir.

Boa sorte!

Obrigada.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
EDILSAjunho 15th, 2011 - 22:47

PARABÉNS PELO SITE. ADOREI!
CASO QUEIRA ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PROFISSÃO VOCÊ PODE ENCONTRAR NO SITE DO SINDICATO DAS SECRETÁRIAS QUE É http://www.sinserj.com.br
Um abraço.
Edilsa

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
gisele pereirajunho 15th, 2011 - 23:07

Olá, Mirian! Tudo bem? Espero que sim!
Gostaria de parabenizá-la pelo seu admirável trabalho que, particularmente, acredito ser uma das profissões mais nobres que conheço.
Estive pesquisando alguns sites sobre secretariado e, sinceramente, este foi o que mais me chamou atenção.
Gostaria de lhe pedir uma ajuda.
Eu e minha amiga estamos no último semestre do curso técnico em secretariado, ou seja, estamos escrevendo nosso TCC, o que está nos tirando o sono, é claro!
O nosso tema é: “os estereótipos na profissão de Secretariado.”
Queremos saber sua opinião em relação ao tema, e se você, em algum momento de sua vida profissional sofreu com estes incômodos estereótipos ou conhece algum caso.
Desde já agradeço pela sua atenção!
Gisele

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 18th, 2011 - 0:31

Olá, Edilsa!
Muito obrigada pelo seu contato, ajuda e elogio. Se puder divulgar meu site ou meus textos para as secretárias que acessam seu site, agradeceria muito. É uma forma de divulgar meu nome e trabalho.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 18th, 2011 - 0:52

Olá, Gisele!

Muito obrigada pelo seu contato e elogios a mim e ao meu site. Não é o foco do meu trabalho colaborar em trabalhos escolares, responder a questionários e participar deTCCs, entre outros tipos de solicitações que recebo frequentemente.
Se puder ler alguns dos meus inúmeros artigos, talvez a ajude a preparar um belo trabalho sobre o tema. Sem dúvida, algumas profissões sofrem certo tipo de preconceito e esteriótipos. Ex.: Uma policial não pode ser feminina e valente ao mesmo tempo; uma mulher não pode ser uma boa motorista de caminhão; uma bela ou jovem secretária não pode ser competente ou mesmo uma secretária mais velha e com muitos anos de profissão não é mais tão eficiente e dedicada como antes, etc.
Parabéns pelo tema. É muito interessante e, com certeza, farão um bom trabalho!
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Carlajulho 18th, 2011 - 21:33

Olá! Eu me formo esse ano em Secretariado Executivo Bilíngue, porém, quero fazer uma pós que me possibilite trabalhar em áreas mais ”despojadas” , criativas e com mais liberdade de ação e desenvoltura. Já me indicaram eventos, comunicação entre outros.
Gostaria de saber se você, como profissional dessa area, poderia me ajudar, esclarecendo ou dando dicas de alguma pós de Secretariado que eu possa fazer, tendo tudo isso junto.

Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 19th, 2011 - 21:47

Olá, Carla!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião.
Fica difícil eu lhe indicar alguma pós nos moldes que quer porque não conheço seu perfil e suas habilidades. Para ser uma seretária é necessário certos requisitos e, com certeza, você deve tê-los e, inclusive, já deve trabalhar na área. Porém, para fazer uma pós em outra área, totalmente diferente do curso que faz é necessário saber realmente do que gosta, sua experiência e seus reais interesses. Só indicar uma pós em determinada área não adiantaria de nada se você não possuir o perfil necessário. Se você gosta da área de eventos, comunicação ou outra similar, vá em frente. Caso contrário, será necessário você fazer uma reflexão profunda para saber do que realmente gosta e não optar por algum curso só porque lhe dará mais ação, criatividade e liberdade porque, em todos eles, será necessário muita competência e profissionalismo. Pense melhor, pesquise algumas pós em boas faculdades, conheça detalhes do programa, converse com alguém do curso ou um profissional da área para fazer a escolha certa.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Leticiajulho 27th, 2011 - 3:27

Olá, Mirian!

Estou no último período de secretariado e gostaria de fazer uma pós- graduação em algo relacionado à secretariado. Náo queria sair dessa área, porém não sei qual pós poderá ser útil na minha profissão.

PS: Não utilizei acento porque estou na Nova Zelândia e o teclado daqui nao possui acento. (risos).

Obs.: Em respeito aos leitores, eu (Mirian) acentuei toda a mensagem.

Letícia

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 27th, 2011 - 18:29

Olá, Letícia!

Muito obrigada pelo seu contato e participação.

Existem muitas pós-graduações ligadas à área de secretariado: Eventos, RH, Administrativa, Marketing, Psicologia, Tradução, Redação, Relações Públicas, etc. Verifique se, em sua faculdade ou em outra que ache bem conceituada os tipos de opções que oferecem e seu real interesse e aptidão por eles. Por não conhecer seu perfil muitos menos suas características, fica difícil lhe indicar algo. Uma dica é verificar se onde trabalha (se é que trabalha) existe alguma área que gostaria de atuar e se poderia fazer uma pós nessa determinada área. Com certeza, seria uma experiência fabulosa e muito gratificante para você!
Com isso, conseguirá realizar o seu objetivo.
Um abraço.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Renata Ribeiroagosto 10th, 2011 - 13:36

Olá! Estou preparando meu pré-projeto mas ainda me falta um tema interessante, algo que interesse tanto aos outros como a mim também. Queria falar dos profissionais com deficiência, porém está um pouco difícil encontrar pessoas com necessidades especiais que trabalhem na área secretarial.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 10th, 2011 - 17:38

Olá, Renata!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em meu site. Infelizmente também não tenho conhecimento de nenhuma secretária com necessidades especiais que está trabalhando. O que poderá fazer é contatar o sindicato das secretárias, instituições, clínicas de reabilitação ou hospitais que auxiliem essas pessoas no tratamento para que possam se sentir melhores fisicamente, mais úteis e integradas à sociedade. (ex.: AACD).

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Camilaagosto 15th, 2011 - 0:33

Mirian, adorei sua resposta e resolvi investir na minha carreira, já que é isso que eu quero. Já concluí o primeiro período de pedagogia e iniciei o segundo na semana passada. Vim escrever novamente para agradecer sua dica, foi muito válida para mim e saiba que sempre estou acompanhado seu site.
Boa noite e até logo!
Camila Margutti

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 15th, 2011 - 3:24

Olá, Camila!

Eu fico feliz por ter gostado da minha sugestão e mais satisfeita ainda por ter me respondido. São poucos os que têm a sua delicadeza de me retornar, comentar minha resposta e, principalmente, agradecer.
Apesar dos seres humanos serem diferentes, algumas atitudes deveriam ser padrão. Apesar disso, trato a todos com o mesmo interesse e dedicação de forma igual no meu site porque tenho prazer em ajudar.
Boa sorte a você!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Karina Kellysetembro 6th, 2011 - 12:00

Olá, Mirian!

Sou secretária e meu chefe quer que eu mude tudo que eu quiser no meu trabalho. Sabe, a empresa está nas minhas mãos e ele quer que eu tenha criatividade e esse é meu primeiro emprego como secretária. Curso Recursos Humanos e não faço ideia do que fazer e nem por onde começar.
Por gentileza, você poderia me ajudar?

Bom dia!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 7th, 2011 - 2:01

Olá, Karina!
Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. É muito difícil para eu saber o que deverá mudar em seu trabalho. Se você cursa Recursos Humanos poderia trocar ideia e tirar dúvidas com seus professores para saber o que poderia modificar nesse primeiro momento. Outra hipótese é verificar o que a incomoda na sua rotina e o que poderia fazer para facilitar e melhorar seu trabalho. Geralmente, nas empresas, há problemas de comunicaçãoentre funcionários e clientes, desperdício de tempo nas tarefas e gastos desnecessários com supérfluos. Tais situações dificultam o bom andamento do trabalho e prejudica a imagem da empresa. Reflita bem como é o seu dia a dia, o que considera errado e veja o que pode ser melhorado ou modificado. Peça também sugestões ao seu chefe. Com certeza, ele apontará alguma coisa que o incomoda e você poderá ajudá-lo a resolver também.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Karinasetembro 16th, 2011 - 22:48

Mirian, tudo bem?

Estou pesquisando a área de Secretariado Executivo e, assim como você, sou graduada em Letras.
Atualmente sou professora, mas começo a perceber que essa profissão não me satisfaz, além do baixo salário o que mais desanima são as péssimas condições de trabalho.Embora muitas vezes ainda penso em fazer mestrado, seguir a área acadêmica, penso duas vezes, três vezes, porque ser professor não está fácil, e o mercado acadêmico também é muito competitivo. Me formei em 2009, e ouço muito a frase “mude enquanto é jovem”.

O fato é que nunca atuei em nenhuma área administrativa, e não sei se tenho o tino. Sou trilíngue e penso, sim, em arriscar. Mas gostaria de uma opinião de alguém das Letras.
Tenho medo de errar mais uma vez, mas acredite que não estou colocando responsabilidade vocacional nas suas mãos, ok? É só um desabafo, um diálogo mesmo.

Abraço,Karina

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 19th, 2011 - 1:48

Olá, Karina!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em meu site.

Entendo bem seu desabafo e indecisão sobre qual o melhor caminho a seguir. Da mesma forma que jovens, recém-formados sentem medo do 1o. emprego e ainda estão inseguros quanto à profissão escolhida, os mais experientes e mais velhos também sentem tal sensação, mesmo quando já estão atuando na área há muito tempo. Eu acho que, se há incerteza ou dúvida quanto à faculdade escolhida ou trabalho que se executa, é porque realmente talvez não seja a profissão dos sonhos ou talvez seja decorrente de algum desânimo, frustação, ou mesmo em virtude de acontecimentos desagradáveis que fizeram você perder o encanto e o interesse pelo que faz atualmente.

Quero que considere meu comentário como um palpite, que pode ou não lhe fazer sentido ou ser útil para você e não como um conselho, até porque quem tomará a decisão final será você mesma.

Concorrência há em qualquer parte, em qualquer trabalho ou profissão. Hoje em dia, com toda essa tecnologia, até os robôs e os equipamentos eletrônicos são nossos concorrentes.

Analise sobre essas pessoas que lhe deram conselhos. Quem são elas? São importantes para você? São pessoas de sucesso em suas profissões e felizes com o trabalho que executam? E, por fim, são pessoas confiáveis, que você admira e que realmente querem o seu bem?

Não pense no que os outros acham ser o melhor para você e sim analise detalhadamente o que você considera ser melhor para você.

Siga sua intuição. Se deseja realmente mudar, tente! Só assim poderá saber se realmente fez a escolha certa. Caso também não se identifique com o trabalho de uma secretária, tente outra profissão. Não tenha medo de errar e tentar. Na vida erra-se e acerta-se muitas vezes, aliás, erramos mais do que acertamos porque estamos sempre na ânsia de escolher o melhor caminho.

Com certeza, você deve ter muitas habilidades e capacidade para trabalhar em outro ramo que lhe dê satisfação e realização.

Lembre-se: Em toda profissão há insatisfação salarial, existe concorrência, trabalha-se muito, há vantagens e desvantagens e as exigências e responsabilidades são muitas.

Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Patriciaoutubro 19th, 2011 - 12:54

Olá, Mirian!

Tenho o ténico em secretariado e atuo na área há aproximadamente 2 anos (tenho o SRTE), porém gostaria de saber se você pode me auxiliar em como adquirir um registro de secretária executiva sem fazer uma graduação ou pós. Existe a possibilidade de conseguir apenas atuando na área (atualmente atuo como secretária jr.?
Abraços.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 20th, 2011 - 22:00

Olá, Patrícia!

Agradeço seu contato e realmente será necessário fazer uma faculdade para ser uma secretária executiva. Geralmente são cursos para secretárias executivas bilíngues e duram 4 anos. Sobre pós nessa área eu não conheço nenhum curso. Procure se informar junto ao sindicato das secretárias de sua região e nas faculdades de sua cidade.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Jéssicaoutubro 29th, 2011 - 0:04

Oi! Faço secretariado pela FATEC na Uninter e, quando terminar, estou pensando em fazer uma pós mas não sei em quê. Gostaria de pedir uma ajuda, um link, sei lá, para que eu possa saber mais e então me decidir.

Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 29th, 2011 - 17:59

Olá, Jéssica!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em meu site. É difícil para eu opinar sobre qual pós-graduação deve fazer pois não sei nada a seu respeito: gosto, personalidade, aptidões, vocação, interesses e experiências.
O que posso sugerir é que faça uma reflexão profunda de seus gostos e interesses para separar o que não gosta de fazer e outras coisas que gosta muito. Depois faça uma seleção de trabalhos ou atividades que realmente lhe dão satisfação e prazer. Isso já é uma dica valiosa e muito proveitosa que lhe ajudarão na sua decisão.

Boa sorte!

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
adriellenovembro 3rd, 2011 - 1:50

Ótimo seu blog. Meu nome é Adrielle vou começar a cursar secretáriado. Tenho muita vontade de viajar, conhecer o Brasil e o exterior optei por essa profissão porque acredito que ela me proporcionára realizar este desejo. Estou certa disso? Se puder me responder pelo email, agradeço.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassernovembro 3rd, 2011 - 22:15

Olá, Adrielle!

Muito obrigada pelo seu contato e elogios. Realmente não posso afirmar se, com a profissão de secretária, poderá realizar seu sonho de viajar. Durante o tempo em que fui secretária conheci apenas duas secretárias que viajaram para o exterior: uma foi ao México acompanhando o chefe em uma reunião porque falava bem o espanhol e a outra foi aos Estados Unidos para uma reunião com a diretora de RH porque estava ajudando a selecionar profissionais para a empresa. Também conheci uma secretária que foi aos Estados Unidos para conhecer a matriz e também fazer um curso de inglês (1 semana), com todas as despesas pagas pela empresa. Todas elas tinham muitos anos de empresa e eram muito valorizadas pelos chefes.

Boa sorte em sua decisão.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: -1 (from 1 vote)
Thaísnovembro 19th, 2011 - 22:00

Boa noite, Mirian!

Estou me formando no final desse ano em Secretariado Executivo Bilíngue e já estou pesquisando a área para pós-graduação. Achei interessante a área de Gerenciamento de Projetos, porém, ando pesquisando secretárias ou pessoas com essa formação e não encontro muito o perfil da secretária fazendo esse curso de pós.
Gostaria de saber sua opinião sobre esse curso para uma profissional de Secretariado.

Parabéns pelo site!

Abraço.
Thaís

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Jéssica Cristinanovembro 21st, 2011 - 18:01

Olá! Boa tarde!

Sou aluna de técnico de secretariado da ETEC de São Joaquim da Barra, em SP.
A nossa sala nunca fez um passeio para fazer uma aula prática, estamos sem ideia para aonde ir. Gostaria de informações de alguns lugares de atuação na àrea.

Beijos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 21st, 2011 - 18:26

Olá, Thaís!

Particularmente não conheço nada sobre essa área e nem algum conhecido que tenha feito esse curso. Independente da graduação que você tiver, poderá optar por uma pós em alguma área totalmente diferente, desde que tenha perfil, aptidão e bons conhecimentos na área. Se puder conseguir um estágio na área, será melhor ainda. Tudo dependerá da sua disposição e dedicação para aprender.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 21st, 2011 - 18:30

Olá, Jéssica!

Eu também não tenho conhecimento de alunas de curso de secretariado que fazem passeios com o intuito de visitarem empresas para aprenderem mais sobre a profissão com aulas práticas. Isso só é possível em estágios remunerados. Acho difícil alguma empresa receber vocês com esse fim. Converse melhor com seus professores e veja o que poderá ser feito para conseguir o que desejam.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Elisnovembro 25th, 2011 - 17:15

Boa tarde, Mirian! Adorei seu site.

Gostaria muito que você me ajudasse nessa minha nova função, fui promovida de telefonista à secretária executiva, mas tenho muitas dúvidas e incertezas, pois agora trabalho ao lado do chefe e fico muito perdida nas funções que devo exercer. Gostaria muito que você, com sua experiência me desse umas dicas de como devo trabalhar, quais as coisas que devo fazer para que ele perceba que não fez a coisa errada quando me deu essa chance, pois quando ele me colocou pra ficar ao lado dele eu tinha pedido as contas na empresa, mas ele me chamou e me deu essa oportunidade.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Ana Carolinajaneiro 4th, 2012 - 11:55

Muito bom dia! Meu nome é Ana e tenho 26 anos. Bastante interessante este site, encontrei nas declarações e conselhos um bom direcionamento! Sou formada em secretariado Executivo Bilíngue há quase 2 anos. Há um ano trabalho em uma mega loja de materiais para contrução, móveis e planejados. Trabalho em uma filial de uma rede de 6 lojas. Sou (faz a “fa tudo -telefonista,secetária,assistente adm, compras,logística,caixa).(Risos). Mais sou muito feliz com tudo isso. Como é uma loja bem nova, não temos nada, apenas 7 vendedores 3 crediaristas e eu. A matriz do nosso RH fica em outra cidade. Pretendo fazer uma pós, mas assim como você aconselhou a Letícia seria extremamente gratificante fazer uma pós em uma área em que eu possa atuar aqui no meu emprego. Como devo tomar os promeiros passos?

Grata.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
maisafevereiro 28th, 2012 - 23:43

Olá, Mirian! Tudo bem? Gostaria que você me sugerisse um tema de TCC para o curso de Secretariado (técnico).
Maisa

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 29th, 2012 - 11:52

Olá, Maisa!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Porém, como é de praxe, não costumo participar de questionários, pesquisas, trabalhos diversos como TCC por não fazer parte do meu trabalho e nem ser o foco do meu site.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Elizabetemarço 3rd, 2012 - 1:00

Olá, Mirian! Tudo bem?
Eu andei pesquisando sobre a graduação de secretariado e achei muito interessante! Onde moro,tem graduação de secreatariado executivo trilíngue e um ponto que me chama muita a atenção para começar a cursá-lo é que eu adoro aprender idiomas e já faço curso de inglês. Futuramente pretendo estudar outro idioma. Fazer secretariado executivo seria uma boa área para mim?
Beijos e fique com Deus!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:31

Olá, Elizabete!

Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Se você gostou do conteúdo do curso de secretariado, gosta de idiomas, já estuda inglês e tem interesse em fazer o curso que é próximo da sua casa, talvez possa ser interessante para você.
Porém, como não conheço seus objetivos profissionais, sua experiência, sua vocação, fica difícil para eu opinar. Para se tornar uma boa secretária, não são necessárias somente experiência, competências técnicas e teóricas e sim algumas características, habilidades comportamentais e sociais. Tente conversar com algumas secretárias, pesquise como é a rotina de uma delas e o lado bom e ruim da profissão para realmente ter certeza de que você tem o perfil para essa carreira.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Elizabetemarço 3rd, 2012 - 14:51

Olá, Mirian!
Muito obrigada pela sua resposta!
Eu tenho 18 anos,e por enquanto, nunca trabalhei.
Sou uma pessoa muito esforçada, centrada e nas coisas que faço, tenho muita seriedade.
Tenho serenidade, sei me comportar e tratar o próximo com respeito.
Tenho objetivo de trabalhar na area administrativa,pois já fiz cursos administrativos e de informática também.
Parabéns pelo site!
Um abraço e desde já agradeço.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 4th, 2012 - 10:55

Olá, Elizabete!

Obrigada mais uma vez e lhe desejo boa sorte em sua carreira e sucesso em seus objetivos profissionais.
Você é muito jovem e terá muito a aprender na profissão.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lenamarço 11th, 2012 - 23:12

Boa noite, Mirian! Eu me formei em secretariado há 6 anos no Maranhão e depois vim para a Paraíba e não tive nenhuma oportunidade de emprego, não por falta de procura, pois fiz isso muitas vezes, mas como não tive êxito, acabei desestimulada e frustada com a profissão. Nesse meio tempo também tive filho e hoje quero fazer alguma coisa e estou completamente sem noção. Não sei para onde ir e nem por onde começar. Tenho o espanhol intermediário, francês intermediárioe inglês básico. Fiz alguns concursos na área, fui aprovada mas não classificada e depois da gravidez parei com os concursos. Por favor, me ajude a clarear as ideias, não sei se faço uma pós em alguma área, se continuo fazendo concursos ou se me aperfeiçoo nos idiomas. Não sei se faço vestibular em outra área. Sério mesmo! Não sei o que fazer e já estamos em março esse ano quero fazer alguma coisa, porque não nasci pra ficar só em casa cuidando de filho, casa e marido. Sei que posso mais um pouco. Sofri muito para pagar 4 anos e meio de faculdade! Só Deus sabe! Passei muito aperto aqui também. Meu marido era estudante durante esses 6 anos e a gente não tinha condições de custear nenhum tipo de estudo, mas agora ele é concursado.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 12th, 2012 - 11:57

Olá, Lena!

Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Pelo que entendi, você é uma pessoa esforçada, estudiosa, dedicada e que quer trabalhar e crescer profissionalmente. Por que agora está se sentindo desmotivada? O mais difícil você fez. Como comentou, estudou muitos idiomas, quer estudar mais para se aperfeiçoar e tudo o que investiu foi com muito sacrífício. Agora, você tem de partir para a 2a. etapa, que é o de arrumar uma profissão. Não a conheço, não sei se tem o perfil para ser secretária, porém, como fez o curso e estudou muito, deveria insistir mais um pouco e arrumar um emprego na área. Caso não consiga, tente alguma coisa na área administrativa porque estudou muito idiomas e poderá ser útil em alguma empresa. Durante esse tempo, faça alguns cursos ou veja se realmente é isso o que quer e faça uma pós em alguma área que goste ou mesmo estude para concursos. Seu marido agora está bem e você também conseguirá seu objetivo se for perseverante. Para algumas pessoas a vida parece fácil, tudo chega de forma mágica e outras têm mais sorte. Porém, não é por isso que irá desistir. Faça com que seu filho, seu marido e as pessoas de que gosta, sintam orgulho de você. Quando se tem filho ficamos meio perdidas e inseguras, mas isso não é motivo para desistir. Se fosse uma pessoa incapaz e sem vontade de estudar ou trabalhar, deveria mesmo se dedicar ao lar, porém, não é esse o seu caso. Já conheci pessoas que eram o inverso de você. Queriam estudar, trabalhar, mas, infelizmente não eram capazes. Não tinham dinamismo nem se sentiam inteligentes para exercer alguma função e, por isso, tornaram-se mulheres do lar. Nada contra isso, porém, no seu caso, será um desperdício. Faça uma reflexão íntima, converse com amigos e seu marido para tentar encontrar algo que goste de fazer ou estudar. Tenho certeza de que conseguirá superar mais esse desafio, porque você é uma pessoa capaz e precisa resgatar sua auto-estima!
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
ELAÍSE DAYANNAmarço 12th, 2012 - 14:33

OI! BOM DIA! MUITO BOM ESSE ESPAÇO QUE VOCÊ CRIOU PARA NÓS SECRETÁRIAS. SOU NOVATA E QUERIA UMA DICAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO AGORA. TENHO DIFICULDADES ATÉ PARA ATENDER TELEFONES E GOSTARIA DE UMA AJUDA.
ELAÍSE DAYANNA

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lenamarço 12th, 2012 - 23:23

Oi, Mirian!

Muito obrigada pelo incentivo. Eu acho que o que me falta mesmo é auto-estima e correr pro ataque. Assim que tiver alguma novidade eu posto aqui.
Fique com Deus!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 12th, 2012 - 23:52

Olá, Lena!

Que bom que está mais disposta. Quando trabalhamos nos frustramos com o baixo salário,com o não-reconhecimento e a falta de oportunidade de crescimento na empresa. Porém, isso não nos impede de sonhar e de atingir nossos objetivos seja na empresa atual ou em qualquer outra.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 12th, 2012 - 23:57

Olá, Elaíse!

Obrigada pelo seu contato e elogios. É só você ler alguns dos meus textos que, com certeza, lhe ajudarão a clarear suas dúvidas. Além disso, deverá ler bastante sobre a área, participar de cursos e eventos, além de trocar ideias com outras secretárias mais experientes.

Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lenamarço 13th, 2012 - 12:30

Bom dia, Mirian!

Olha eu aqui outra vez.Vou entrar sempre no site quando tiver uma dúvida, pois achei alguém experiente que podee me ajudar. Você!
Para eu me engajar na área acadêmica tenho que fazer licenciatura ou uma pós me leva a esse caminho também? Outra coisa, fiz somente um estágio curricular na empresa que trabalhava, no Maranhão e nunca tive nenhuma outra experiência na área. Assim que me formei vim logo para uma cidade do interior da Paraíba, terra do nunca!!!! Aqui foi ainda pior. Eu gostaria de saber se vou precisar de alguma experiência na área, caso eu vá para o caminho do ensino.
Desde já muito obrigada!
Até mais.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
WANESSAmarço 15th, 2012 - 12:19

BOM DIA!
GOSTEI DE TODOS OS COMENTÁRIOS E GOSTARIA DE UMAS IDEIAS PORQUE SOU NOVATA E NUNCA TINHA TRABALHADO ANTES. ESSE É MEU PRIMEIRO EMPREGO. SÓ TENHO 18 ANOS E SEI QUE É MEIO COMPLICADO, MAS ACREDITO QUE POSSA ME AJUDAR E TORNAR MEU DIA MELHOR. GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ ME ACONSELHARIA FAZER UM CURSO DE SECRETARIADO E O QUE POSSO TAMBÉM SUGERIR AO MEU CHEFE PARA DEIXAR NOSSA ROTINA MAIS TRANQUILA.
ESPERO QUE POSSA ME AJUDAR.
UM BEIJO E TENHA UM ÓTIMO DIA!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassermarço 16th, 2012 - 3:13

Olá, Lena!

Acredito que seja necessário fazer uma pós-graduação. Geralmente quem ministra aulas em faculdades tem nível superior e outros cursos adicionais como pós, mestrado ou doutorado. Porém, isso pode variar de estado para estado e faculdade também. Com relação a sua outra pergunta, seria recomendável você ter alguma experiência sim na área. Não é obrigatório porque existem muitos professores, inclusive homens, que ministram cursos na área sem nunca terem atuado como secretários. Uma forma de minimizar essa falta seria ter bastante contato com secretárias, participar de encontros, eventos, debates ou blogs para entender melhor esse universo. Assim aliaria a experiência teórica e técnica à prática e estará apta para ministrar qualquer curso para secretária e seu currículo será mais rico e mais interessante para a área acadêmica, pois será considerada uma profissional completa. Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 16th, 2012 - 3:32

Olá, Wanessa!

Se você trabalha como secretária e quer seguir carreira nessa área, será fundamental ter o curso profissionalizante técnico ou universitário. Assim poderá aliar a experiência com a técnica e se tormar uma secretária mais preparada e competente. Com relação a dicas para seu chefe, realmente isso não posso lhe ajudar. Isso terá de ser feito por você ou por alguém que acompanhe de perto sua rotina e que conheça bem seu chefe.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Natáliaabril 30th, 2012 - 3:09

Boa noite! Tenho dúvida se estou seguindo de forma correta em direção ao meu objetivo profissional e gostaria de um esclarecimento. Sou formada em Pedagogia, mas no período em que fazia faculdade, comecei a trabalhar como secretária e me apaixonei pela profissão! Meu maior objetivo é me tornar uma Secretária Executiva Trilíngue, então comecei a fazer uma pós-graduação em Secretariado e Assessoria Executiva, e cursos de línguas estrangeiras, além de fazer cursos de aperfeiçoamento. Minha dúvida é se precisarei fazer também uma Graduação em Secretariado, ou com minha formação superior e especializações na área empresarial já me capacitam para isso, pois temo sofrer preconceito no mercado de trabalho. Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Dianaabril 30th, 2012 - 14:00

Olá, Mirian! Boa tarde!
Acho muito interessante ter uma página na internet que fale a respeito da profissão de secretariado. Sou formada há 2 anos e hoje trabalho na Receita Federal. Uso muita coisa que aprendo só com meu curso, principalmente nas áreas de arquivamento e de assistência à minha chefe. Ser secretário, não é um trabalho que exige muito esforço, porém, exige o máximo de responsabilidade e compromisso com o trabalho. Realmente é um curso cansativo, pois há pouquíssima matéria prática e muita teoria. O mais triste é a desvalorização que o cargo recebe. Para ser secretária em muitos lugares não precisa ter formação específica na área. Sendo apenas de um setor administativo, o empregador já se tem por satisfeito. Eu tiro isso pelo esforço que tive e a “guerra” que foi para achar um profissinal de secretariado na ativa. Andei em diversas empresas na minha cidade e em outras. O tema do meu trabalho era “A inserção do homem na área de secretariado”. Eu tinha que ter depoimentos de, no mínimo, 5 SECRETÁRIOS (coisa rara). Só consegui mesmo por meio da internet de pessoas de muito longe (Manaus, Rorâima, RJ e 2 de SP). Como sou do Guarujá, seria quase impossível conhecê-los pessoalmente. Mas a Santa Internet me ajudou muito, e caso alguém precise de alguma coisa parecida e queira contar comigo, pode ficar à vontade e me mandar um email, diih.franciny@hotmail.com. Beijos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 1st, 2012 - 1:00

Olá, Natália!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Eu acredito que para ter o registro de secretariado será necessário um curso técnico ou uma faculdade. Como já tem uma graduação e está cursando uma pós, somente um curso técnico será suficiente, até porque gastará menos tempo e dinheiro com mais esse estudo. Quando precisei fazer o curso técnico, o fiz em 1 ano e meio porque já tinha nível universitário. Em geral, um curso técnico dura 3 anos e a faculdade 4 anos. No SENAC é possível fazê-lo ou então em cursos técnicos à distância (on line) aprovados pelo MEC. O Instituto Monitor(SP) é bem conceituado no mercado e aceito pelas empresas. Faça uma consulta pela internet. De qualquer forma, faça contato com o sindicato das secretárias de sua cidade, para se interar mais do assunto. Se você já tem experiência, nível universitário, está se aperfeiçoando com cursos, idiomas, pós-graduação, é interessada e gosta da profissão, terá tudo para realizar seu objetivo e se tornar uma secretária exemplar.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassermaio 1st, 2012 - 1:16

Olá, Diana!

Muito obrigada pelo seu depoimento e elogios. Realmente existe muita dificuldade para se exercer dignamente a profissão. Além disso, muitas empresas não valorizam o profissional de secretariado nem o remuneram adequadamente. Porém, sempre há grandes oportunidades para quem quer mostrar seu valor, experiência e competência. É só saber procurar a empresa certa que lhe dê oportunidade de crescimento profissional e que ofereça bons salários.
Um abraço.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Natáliamaio 1st, 2012 - 15:15

Obrigada, Mirian. Procurei pelo Instituto Monitor como me indicou, mas gostaria de saber se eu fizer um curso técnico, eu terei minha carreira limitada, reconhecimento e registro pela SRTE apenas em nível técnico em secretariado? Ou não?
E se eu fizer um curso superior de tecnologia em Secretariado, terei o título de Tecnólogo mas em nível superior, e assim, chance de registro em nível Superior? Conheço um curso superior à distância com duração de dois anos e o conhecimento adquirido parece ser ótimo também. O que você me indicaria, técnico ou tecnólogo superior à distância? Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 2nd, 2012 - 0:05

Olá,Natália!

Realmente eu não sei o que lhe indicar. O que posso lhe dizer, por opinião própria, é que um curso superior à distância sempre deixa a desejar. Se alguém recebe seu CV e lê que fez um curso superior à distância em menos tempo e olha o de outra candidata que fez um curso regular de 4 anos, quem você acha que irão chamar para entrevista? Isso é uma opinião pessoal minha. Eu até entendo que já tem nível universitário, mas como quer começar uma nova carreira, os selecionadores irão avaliar os cursos que fez para se tornar profissional naquela profissão, me entende? Para se ter um registro de secretária, não importa se fez o técnico ou uma faculdade, o registro é igual para todos. O que difere realmente é o tempo que gastou estudando, se foi em um curso técnico ou em uma faculdade. Particularmente não vejo problema algum em fazer um curso técnico, desde que faça uma pós ou uma outra faculdade depois, que complemente esse curso. Se desejar fazer uma faculdade de secretariado executivo também será uma boa opção. Acho realmente que deve consultar uma agência ou consultoria de empregos na sua região e ter uma opinião deles também. Tente conversar com alguém do sindicato das secretárias para saber como o mercado de trabalho avalia currículos de pessoas que fazem curso superior à distância.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Saramaio 22nd, 2012 - 19:08

Olá, Mirian! Sou formada em Secretariado Executivo e faço pós na mesma área. Terminei a graduação EAD em 2010 e desde então estou tentando fazer meu registro profissional junto ao Ministério do Trabalho (já que não temos um Órgão próprio), mas não consegui. Há poucos dias descobri que no portal do MEC ( E-MEC) o curso está em análise, e, por isso não consigo o registro. O que fazer nesse caso? Apenas esperar ou existe outro lugar onde posso tirar um registro? Parabéns pelo Blog!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 22nd, 2012 - 23:47

Olá, Sara!

Obrigada pelo seu contato e elogios ao meu site. Sinceramente não conheço a instituição onde fez seu curso e, como não está conseguindo tirar o registro, a melhor coisa é procurar o sindicato das secretárias de sua cidade. Lá eles poderão lhe esclarecer melhor. A instituição de ensino onde fez seu curso lhe deu garantias de registro? Seria interessante procurá-los novamente e checar essa situação. Como fica o registro dos alunos atuais que estão prestes a se formar?
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Alinejulho 11th, 2012 - 21:16

Olá, Mirian. tudo bem? Sou graduada em Letras – Bacharelado em Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tenho vontade de “migrar” para a área administrativa sem “perder” tudo que aprendi na faculdade de Letras. Você acha que Secretariado Executivo é uma boa área? Uma pós-graduação na área de Gestão de Negócios seria um diferencial? Desde já, agradeço!

Abraços.

Aline Domenici

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 12th, 2012 - 2:11

Olá, Aline!
Muito obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Se você tem vontade de fazer outro curso ou pós-graduação, faça porque só lhe trará mais conhecimento e complementará seu currículo. Qualquer faculdade ou pós-graduação que fizer será um diferencial ao curso que fez, porém, você precisa verificar seu real interesse na área que escolher e o aproveitamento que lhe trará em seu atual ou futuro emprego.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Alinejulho 23rd, 2012 - 21:45

Obrigada pelo comentário!

Abraços.

Aline

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Solange Nevesjulho 24th, 2012 - 18:23

Boa tarde, Mirian!
Meu nome é Solange Neves e tenho 36 anos. Gostei muito do seu site, tem várias informações úteis e detalhadas da profissão. E vi que você realmente atende e responde as mensagens das pessoas, muito obrigada por esta atenção. Estou com uma grande dúvida e gostaria de sua opinião. Vou lhe contar um pouco de minha estória para que você me diga como acha que devo agir. Eu me formei em Adm. Geral em 2005, e em 2006, fui morar na Irlanda para estudar inglês. Fiquei lá por 4 anos e voltei no final de 2009. Em 2010, engravidei e fiquei uns 2 anos sem trabalhar na área administrativa. Quando resolvi que era hora de voltar ao mercado de trabalho. Comecei como Recepcionista Bilíngue. Foi trabalhando como recepcionista, vendo o trabalho da Secretária Executiva, percebi que tenho muita afinidade com esta profissão. Nunca trabalhei diretamente como Secretária, mas sempre dando suporte à área administrativa, para os diretores, gerentes e Secretárias. Como agora quero voltar a estudar e me reciclar para conseguir uma posição melhor, resolvi partir para esta área. E estou querendo fazer o curso técnico em secretariado pelo Instituto Monitor (online) e também uma pós em Assessoria Executiva na Faculdade UniItalo, os dois ao mesmo tempo ou primeiro o técnico e ano que vem a pós. O que você acha de tudo isso? Acha que estou no caminho certo? Ando numa dúvida cruel, liguei no sindicato das secretárias de SP e uma pessoa de lá me sugeriu fazer os dois ao mesmo tempo, porque para trabalhar como secretária eu preciso do registro do SRT e também tendo a pós seria um diferencial maior. Mas, às vezes, fico com um certo medo porque o investimento não é tão barato e não tenho experiência “ainda” como secretária, mas estou com muita vontade de fazer estes dois cursos para que eu entenda e adquira mais conhecimento nesta profissão. Por favor me ajude a clarear as ideias e me diga se estou no caminho certo. Agradeço desde já por sua ajuda e atenção.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 24th, 2012 - 23:31

Olá, Solange!

Muito obrigada pelo seu contato e elogios. Eu recebo muitas perguntas semelhantes a sua e sempre respondo a mesma coisa: é muito difícil para eu opinar sobre isso porque não conheço quem me escreve e não sei a experiência, aptidão, perfil e real interesse dessas pessoas pela profissão de secretariado. Se fosse uma amiga ou colega de trabalho me perguntando isso, já seria difícil responder, entende? O que é bom para mim pode não ser para você e vice-versa. O que posso lhe adiantar é que se já tem uma faculdade, tem experiência de trabalhos anteriores em empresa, estudou fora, tem um inglês fluente que já é um grande diferencial, tenho certeza de que se quer fazer o curso de secretariado será bem sucedida. Não ficou claro se ainda está trabalhando como Recepcionista Bi; caso afirmativo, terá muita chance de ser promovida à Secretária se se mostrar interessada e disponível. Porém, precisa adquirir experiência, porque só a teoria não basta. Talvez possa conseguir um estágio em alguma empresa. A orientação que recebeu é válida sim e acrescentará muito em seu CV que já é muito bom. Você está no caminho certo sim, porque se quer ser uma boa profissional, terá mesmo de investir nessa área. Quem sabe até onde trabalha, sua chefia não lhe ajuda a custear o curso?

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Solange Nevesjulho 25th, 2012 - 18:49

Mirian, agradeço imensamente seus comentários, foi de grande valia. Vou partir para os cursos e tentar galgar meu espaço no mercado de trabalho. Muito obrigada mais uma vez! Solange

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 25th, 2012 - 21:27

Olá, Solange!

Fico feliz que está mais confiante e disposta a estudar novamente. Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
MARIAjulho 26th, 2012 - 20:42

OLÁ , TENHO QUE FAZER UM TRABALHO DE TCC PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE SECRETARIADO E PRECISO DE UMA AJUDINHA A RESPEITO DO TEMA.
OBRIGADA.
MARIA

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjulho 27th, 2012 - 15:27

Olá, Maria!
Agradeço seu contato e interesse em minha ajuda. Porém, como costumo responder a todos que me escrevem solicitando o mesmo que você, aviso que não colaboro em trabalhos escolares, questionários, pesquisas, TCCs, etc. por não fazer parte do meu trabalho nem ser o foco do meu site.

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Vanessaagosto 2nd, 2012 - 20:17

Olá, Mirian!

Estou amando seu post. Suas respostas são claras, objeitvas e de imenso valor.
Gostaria de uma dica/opinião, pois entende demasiadamente desse assunto, se puder, é claro!
Estou cursando o 3º (terceiro) ano de secretariado trilíngue na PUC e gostaria de começar a ver alguns cursos complementares para profissão. Farei uma pós, mas não quando terminar a faculdade, mas quero continuar me atualizando. Poderia me indicar alguns cursos?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 3rd, 2012 - 0:23

Olá, Vanessa!

Obrigada pela sua participação e gentis palavras de estímulo. Muitas secretárias me fazem perguntas semelhantes a sua e, como sempre, respondo a mesma coisa: é muito difícil para eu opinar porque não a conheço, não sei em que área trabalha, não conheço seus interesses profissionais, capacidade e habilidades. Portanto, não posso dar nenhuma dica. Existem secretárias que atuam na área comercial e muitas fazem pós em administração de empresas. Outras, por trabalharem nas áreas financeira ou de marketing, investem nesses cursos. Há ainda aquelas que querem mudar de área e investem em outros segmentos da empresa para poder ter mais chance de crescimento profissional e outras possibilidades de trabalho. Por essa razão, precisa analisar com muita cautela a área em que quer atuar ou investir no ramo em que já atua, gosta ou tem experiência.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
tatianesetembro 22nd, 2012 - 18:48

Olá! Estou no último semestre de secretariado Trilingue na FMU, ainda estou definindo o meu tema de TCC. Sei que não dá orientações sobre TCC, porém, só quero saber se você acha interessante o tema Inteligência Emocional. Acha que tem conteúdo suficiente para o desenvolvimento do trabalho?

Obrigrada.
Tatiane

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 23rd, 2012 - 17:45

Olá, Tatiane!

Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Sem dúvida nenhuma, o tema escolhido, além de ser super atual, é necesário em qualquer situação da vida: seja ela profissional ou pessoal, para jovens e adultos. Ainda mais quando se fala em secretárias, que têm de controlar suas emoções, ansiedades, estresses, contratempos, frustrações pessoais e dos outros, quero dizer, dos superiores e pessoas com quem ela convive diariamente no ambiente de trabalho. Mais do que competência e experiência, exige-se de uma secretária hoje em dia, que ela tenha jogo de cintura, saiba trabalhar sob pressão, em equipe e que consiga lidar com vários tipos de personalidades ao mesmo tempo.

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
jaqueline medeirosoutubro 5th, 2012 - 14:07

Olá, Mirian!
Parabéns pelo blog. Estou na reta final do curso de secretariado e já pensei em tantos temas e ainda não cheguei a uma decisão. Já pensei em falar sobre o “Assédio moral e os traumas adquiridos no ambiente de trabalho” e “sobre Etiqueta no ambiente de trabalho”. Gostaria da sua opinião e se você me indicaria algum deles.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 6th, 2012 - 3:51

Olá, Jaqueline!
Agradeço seu contato. elogios e interesse em meu site. Não costumo dar conselhos em trabalhos escolares, TCCs e nem participo de pesquisas e questionários sobre a profissão. Se quiser ler alguns dos meus textos, talvez lhe ajude a ter alguma inspiração. Os temas que têm interesse são muito interessantes também.

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
anonimooutubro 6th, 2012 - 13:05

Olá! É a primeira ves que estou a ver este site e gostei muito. Gostava que me esclarecesse umas dúvidas. Estou a tirar um curso de secretariado e como sou uma rapariga jovem só tenho roupa de jovens, tipo camisolas com carapuço, sapatilhas calças da moda, rotas e daquelas com muitas cores. Eu gostava de saber se podia usar no meu local de trabalho.
Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 6th, 2012 - 20:50

Olá, Vanessa!
Pelo visto você é portuguesa ou de algum país da África que fala português. Recebo muitos e-mails de Angola. Realmente esse tipo de roupa informal não é adequada para uma secretária que trabalha em escritório. Vá a algumas lojas e se oriente com as vendedoras. Com certeza, elas lhe ajudarão a encontrar roupas mais adequadas ao seu biotipo, personalidade e estilo. Observe também como se vestem as outras secretárias. Procure em revistas e sites para se atualizar. As roupas que já possui, deixe para usá-las em outras situações, fora do ambiente de trabalho.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Ivanizeoutubro 11th, 2012 - 0:47

Olá!
Gostei muito do site! Parabéns!
Tenho uma dúvida e se você puder me ajudar eu ficarei grata.
Sou formada em Letras mas acabei me interessando mais pela área de secretariado. Já estou atuando na área há 5 anos, porém, não tenho o SRTE. Estou pensando em fazer minha pós-graduação ou MBA em secretariado executivo mas quero saber se este tipo de diploma me daria o SRTE. Eu tenho que cursar a faculdade ou técnico para ter o registro ou a pós na área me dá este direito também?
Grata pela ajuda.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 11th, 2012 - 6:01

Olá, Ivanize!

Agradeço seu contato e elogios. Realmente você precisará fazer o curso técnico em Secretariado ou outra faculdade de Secretária Executiva para conseguir esse registro. A pós não lhe dá esse direito, até mesmo porque o tempo de estudo é bem menor comparando-se a um curso técnico ou uma faculdade. Muitas secretárias que estão na sua situação optam por fazer um curso técnico por ser mais barato e rápido. Outras ainda que não tem tempo, preferem fazê-lo pela internet, pelos chamados cursos à distância. Informe-se melhor no Sindicato das Secretárias para poder esclarecer melhor suas dúvidas.
Depois, se quiser se atualizar mais e enriquecer seu CV, poderá fazer uma pós-graduação na área.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Fabiananovembro 14th, 2012 - 19:19

Boa tarde, Mirian!

Excelente fórum, parabéns!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 14th, 2012 - 22:27

Olá, Fabiana!

Agradeço seu contato e elogios. Continue visitando o site sempre que quiser!
Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Carla Andrademarço 1st, 2013 - 17:02

Olá, Mirian!
Estou fazendo Técnico em Secretariado no Centro Paula Souza e ainda não tenho um tema em mente para o meu TCC será que você poderia me dar uma dica de tema?

Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +2 (from 2 votes)
Mirian Nassermarço 1st, 2013 - 19:27

Olá, Carla!

Agradeço seu contato, porém, aviso que não dou orientações quanto a trabalhos de TCCs, questionários, testes ou qualquer outro tipo de pesquisa.
Talvez se você ler algumas das dezenas que textos que tenho publicado no site, possa ajudá-la na escolha de um tema interessante e atual.

Um abraço.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: -1 (from 1 vote)
Gilbertomaio 14th, 2013 - 15:39

Oi! Quero a ajuda de vocês. Tenho que preparar meu projeto de monografia e não tenho ideia do que fazer. Ajudem-me, me deem temas.
Sou o único homem numa sala de 25 garotas.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 14th, 2013 - 22:50

Olá, Gilberto!

Agradeço seu contato e interesse em meu site. Todos que acompanham meu site há alguns anos sabem que não oriento sobre trabalhos escolares e afins. O foco do meu trabalho é outro. Recomendo aos alunos que me procuram para esse fim, que leiam as dezenas de textos que escrevi, para terem alguma ideia sobre o tema do trabalho.
Não sei se trabalha na área, porém, esse é um bom exercício para você mostrar sua capacidade e competência em resolver problemas. O dia a dia de uma secretária é assim: superação de desafios e resolução de problemas.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Yonnáagosto 6th, 2013 - 21:30

Olá, Mirian! Tudo bem?

Gostei muito do seu site. Inclusive, são bem poucos os que encontramos pela internet que abranjam com tanta propriedade a área de secretariado.

Estou muito feliz por saber que possuo graduação em Letras (Português-Inglês) assim como você, e por perceber quão rico tornou-se o meu vocabulário e a desenvoltura após ter concluído este curso na faculdade.

Durante 12 anos, atuei como professora de Português e de Inglês para crianças, jovens e adultos, mas, com a desvalorização dessa categoria, o baixo salário e a constante dedicação versus cansaço contínuo, cheguei ao ponto onde minha decisão foi a de mudar de profissão.

Já havia trabalhado como auxiliar administrativo, há 1 ano, no início de minha carreira no Magistério, retornando em seguida para a sala de aula, mas, recentemente, há 6 meses tive a oportunidade de trabalhar não apenas como auxiliar administrativo, mas, sim como assessora administrativa, em uma secretaria municipal relacionada a assuntos portuários e marítimos, onde eu, na prática, exerci todas as atividades de uma secretária executiva.

Enfim, não continuei lá por motivos particulares, mas, mesmo assim, atualmente, tenho me dedicado muito em cursos de conversação em inglês no CNA (para estar sempre atualizada) e nos de áreas afins ao secretariado como o de Auxiliar Administrativo (do Instituto Monitor).

Possuo cursos de Inglês Teórico e Prático, Marketing Pessoal, Recrutamento e Seleção, Informática, Digitação, Assistente de Departamento Pessoal. E pretendo fazer muitos outros relacionados à área secretarial.

Como amo conversar e ajudar as pessoas, também gosto de Psicologia, além de Secretariado Executivo.

Tenho muita apreciação pela escrita. Amo escrever!

Tenho um blog, cujo endereço é vidasemilagres.blogspot.com, se você tiver a oportunidade de acessá-lo, ficarei muito feliz, pois através dele, muitos confirmam até hoje que tudo o que faço, eu o faço com tamanha paixão e excelência. Minha vida nunca mais foi a mesma.

Gostaria de te pedir uma ajuda, um conselho quem sabe, com respeito a que caminho devo seguir.

Já pensei muito em cursar também no Instituto Monitor o Curso Técnico de Secretariado e em seguida, fazer o Curso Superior em Secretariado Executivo Trilíngue e mais tarde, uma pós relacionada a essa área.

Mas, também pensei em cursar o superior em Psicologia voltada para a área empresarial e fazer pós relacionadas à mesma.
Que conselhos você me daria?

Desde já, agradeço muito seus conselhos e a oportunidade de participar de sua vasta e preciosa experiência nessa área!

Deus te abençoe ainda mais, querida!

Um abraço!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 8th, 2013 - 12:53

Olá, Yonná! Agradeço seu contato, elogios e interesse em minha opinião. Você escreve muito bem, gosta de escrever e, com certeza, terá sucesso no seu blog. Assim que puder, irei visitar seu blog.

Fica difícil para eu opinar sobre qual melhor caminho deverá tomar. Porém, o instituto monitor realmente é muito bom, é um ensino à distância e poderá fazer, em seguida, algum curso relacionado à Psicologia e, se realmente, notar que gosta do assunto poderá fazer um curso superior nessa área.

Pense com carinho e ouça a voz do seu coração. Veja as possibilidades profissionais que terá com cada um dos cursos que deseja fazer.

Desejo-lhe boa sorte na profissão e que consiga atingir seus objetivos.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Priscilasetembro 9th, 2013 - 18:13

Olá, Miriam.
Boa tarde! Tudo bem?
Após longas pesquisas, decidi cursar Secretariado Executivo. Poderia me ajudar quais são as opções de pós graduação para as pessoas que são formadas nesta área? E quais instituições oferecem um bom curso? Obrigada e aguardo.
Gostei muito de seu site.
Priscila

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 10th, 2013 - 16:14

Olá, Priscila!

Agradeço seu contato e elogios. Com relação ao melhor curso que deverá fazer, é melhor pesquisar nos sites e instituições de ensino, bem como junto a suas colegas de profissão. Não costumo dar opinião sobre isso.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian
,

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Eloisa Helena Gomes Dinizdezembro 29th, 2013 - 3:04

Olá, Mírian! Tudo bem?

Sou bacharel em secretariado executivo bilíngue e tenho DRT. Eu me formei há quase 20 anos e nunca atuei na área, a não ser quando fiz estágio. Trabalho numa instituição financeira.Tenho um filho de 17 anos e escolhi educá-lo e deixá-lo mais independente, para retornar aos estudos em 2014.Quero fazer pós-graduação e estou muito desatualizada. Eu gostaria que você me desse uma opinião.Também sou voluntária no movimento escoteiro com crianças de 07 a 10 anos.Ou seja, sou educadora e gosto muito dessa atividade. Eu gostaria de ter um norte, para saber o que fazer. Desde já, lhe agradeço pela atenção. Obrigada.
Eloisa

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 29th, 2013 - 19:57

Olá, Eloísa!

Agradeço muito seu contato e interesse em minha opinião. Recebo com frequência, perguntas e dúvidas como a sua e fica muito difícil para eu opinar, uma vez que não a conheço e nem sei das suas aptidões e objetivos profissionais.

Como comentou que é educadora e gosta da área poderia investir nisso. Fazer uma pós em Pedagogia, Psicopedagogia ou áreas afins. Também poderia buscar emprego em algumas áreas recreativas ou mesmo ligadas a escoteiros pois já tem conhecimento e experiência nessa área. Como trabalha na área financeira, também poderia se aperfeiçoar nessa área, caso queira uma promoção ou mudar de emprego. Se nunca exerceu a função de secretária ficaria mais complicado começar do zero agora.

Eu investiria na área educacional porque não há preconceito quanto à idade, pois quanto mais velho melhor e sempre há alguma recolocação em escolas, mesmo que seja como secretária e lá poderá exercer outras funções, até professora de educação infantil, de inglês, etc.

Siga seu coração e não tenha medo de recomeçar. Na área mesmo em que é voluntária e na escola onde seu filho estuda, muita gente poderá ajudá-la a se recolocar profissionalmente.

Boa sorte!

Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe um comentário

Seu comentário

Produzido por Quintal Brasil | SEO - Site Otimizado por Quintal Brasil | Feito em Feito em Wordpress