Desabafo Virtual

Teve um dia ruim? Algo não saiu como planejado? Quer desabafar?

Compartilhe sua história conosco!

Peço, apenas, que não ultrapasse o limite máximo de dez linhas e, caso necessário, sua mensagem será revisada (sem alterar seu conteúdo ou significado).

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: -6 (from 6 votes)

Versão para Impressão Versão para Impressão
Compartilhe:
  • Twitter
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • LinkedIn
  • dihitt
  • Rec6
  • Live
  • Google Bookmarks

Comentários (448)

Marijulho 28th, 2010 - 21:47

Imaginem a situação: você publicar seu curriculum em site considerado, pagar por isso, ter todas as competências para exercer a profissão, ser uma profissional experiente que sempre foi efetivada após o período de experiência, ser sempre requisitada e valorizada pelos colegas de trabalho, ser uma pessoa em contínua ascensão profissional e um dia se deparar com uma demissão simplesmente porque não entendeu o que o executivo queria. Dois meses são suficientes para conhecerem seu trabalho? Será que após 20 anos executando profissionalmente com performance suas atribuições secretariais você desaprendeu o ofício? Será que a grande maioria de executivos ainda não sabe usar os serviços da secretária? Trabalhar das 7h às 23h não foi suficiente para o executivo. Ele me pediu para “usar a cabeça” e não ficar até tarde. Pérolas como esta não devem ser desmotivadoras, mas deve nos fazer pensar sobre a “disponibilidade de horário” que não significa eficiência, e que respeito profissional é o que devemos conquistar.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +20 (from 20 votes)
Mirian Nasserjulho 29th, 2010 - 3:16

Olá, Mari!
Eu entendo perfeitamente seu sentimento de revolta. Infelizmente temos de conviver, trabalhar e lidar com pessoas sem a menor sensibilidade e respeito pelo ser humano. Alguns chefes acham que por ganhar mais e se considerarem mais importantes, estudados e preparados que seus subalternos podem humilhar sua equipe e outros funcionários da empresa. Com certeza, ele deve ter rebaixado outras secretárias ou colaboradores que trabalham ou trabalharam para ele. Não houve empatia entre vocês e ainda bem que não terá mais o desprazer de trabalhar para ele. Como você mesma mencionou, é uma profissional capaz e terá a oportunidade de encontrar um executivo à altura de suas expectativas que a valorize e a respeite. Lembre-se: quem está com problema é ele e não você! Portanto, não se culpe, cuide de sua paz interior e torça que ele mude esse comportamento. Caso contrário, quem será demitido será ele.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +7 (from 9 votes)
laisoutubro 26th, 2010 - 15:33

Estou iniciando neste ramo, não por vocação, e sim por querer crescimento profissional.
Comecei há pouco tempo numa micro empresa e já tive de enfrentar mil obstáculos, como, por exemplo, organizar o escritório, saber compreender perfeitamente o que me pedem. Passei por alguns apuros e
ainda não sei bem quais são minhas funções aqui. Preciso de ajuda!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasseroutubro 26th, 2010 - 19:15

Olá, Laís!

Percebi em seu comentário, uma certa angústia e pensamentos confusos. Como mesma disse, se não tem vocação é melhor procurar outro tipo de trabalho ou outra função na empresa em que possa ser mais útil, mostrar sua capacidade e desenvolver suas habilidades. Só assim poderá ter crescimento profissional, pois somos avaliados constantemente, independente do cargo ou função que exercemos. É fundamental que se faça com eficiência e profissionalismo seu trabalho. Se está insatisfeita, converse com seu chefe e peça uma oportunidade em outra área. Outra possibilidade é pedir ajuda a alguma secretária que conheça ou fazer um curso especializado na área. Não force sua natureza e faça aquilo que realmente gosta. Só assim terá o reconhecimento que merece. Se puder me escreva e conte o que decidiu.
Avalie com calma sua situação e boa sorte em sua decisão!

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +8 (from 8 votes)
Vivijaneiro 22nd, 2011 - 0:18

Sou estudante de técnico de secretariado e estou no 3º semestre. Preciso de sua ajuda para meu TCC pois o tema é “por que não existe tanta faculdade de secretariado no ABC ou por que as que existem não fazem tanta publicidade?”. Gostaria muito que você me ajudasse. Desde já agradeço.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 22nd, 2011 - 11:10

Olá, Vivi!

Agradeço seu contato e interesse em meu site. Não costumo dar orientação sobre trabalhos de TCC pois esse não é o foco do meu trabalho. O que posso fazer é pedir para você ir em algum curso de secretariado seja ele em nível técnico ou acadêmico e perguntar à direção sobre essas dúvidas. Só quem está nesse meio é quem poderá lhe dar a melhor resposta. Seria uma espécie de entrevista. No trabalho poderá colocar o nome da instituição, responsável pela entidade e o que for necessário para seu trabalho ser diferenciado e esclarecedor.
Pergunte ao seu professor se ele concorda com isso.

Acredito que não há muitos cursos tanto no ABC como no resto do país por falta de procura e demanda. Quanto mais procura há, maior é o número de salas de aula em uma faculdade e cursos abertos pelo Brasil. É a chamada “lei da oferta e procura”.

Boa sorte!

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Fernanda Mayaramarço 14th, 2011 - 13:36

Olá, bom dia! Trabalho como secretária há pouco tempo (10 meses). Tenho 21 anos, mas acho que faço mais do que minhas obrigações. Estou meio sem saber o que fazer, pois não assinaram minha carteira de trabalho até hoje, só estou aqui ainda porque preciso desse emprego. Não sei o que fazer pois já estou ficando cansada. Eu ganho somente um salário, creio que não vão me dar férias, e eu não sei bem dos meus direitos estando nessa situação. Por favor, me ajude. Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassermarço 14th, 2011 - 18:03

Olá, Fernanda!
Sinceramente lamento muito pelo que está passando. Realmente isso é inaceitável. Não sei se isso só acontece com você ou com outras secretárias/funcionários. Acredito que trabalhe em uma empresa pequena que não respeita seus funcionários. Se houver RH lá, fale abertamente sobre sua situação e se posicione firmemente para uma resposta da empresa quanto à sua efetivação. Eu não entendo de leis trabalhistas, porém, acho que essa empresa não é adequada para você. Não terá nenhum futuro lá, somente péssimas lembranças. Com certeza, não valorizam os clientes/funcionários. Além disso, comentou que faz muito mais do que sua função e, realmente salário mínimo nem empregada doméstica sem qualificação e experiência ganha mais e ainda assim elas exigem o registro em carteira senão vão à justiça receber seus direitos. Nas grandes empresas, office-boys que estão no primeiro emprego, são os que recebem salário mínimo. Você deve analisar bem a situação, pois mesmo sendo efetivada não é uma empresa que merece uma funcionária como você. Da mesma forma que precisa de emprego, muitas empresas precisam de funcionárias dedicadas como você. Vá a uma agência de emprego, exponha sua situação e tente sair de lá o mais rápido possível pois está sendo explorada e enganada. Espero que tenha o registro na DRT, caso contrário, será muito difícil conseguir um cargo de secretária a não ser que comece a estudar logo. Existem cursos técnicos profissionalizantes gratuitos fornecidos pelas escolas estaduais e também cursos pela internet. Porém, caso não queira mais trabalhar como secretária, existem outras funções que poderá exercer e ganhando muito mais que isso. Acredite em você!

Boa sorte e me escreva contando o que decidiu.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
ana paulamarço 17th, 2011 - 1:44

Estou no começo do curso de secretariado e estou amando. Sinto que essa é minha missão. Um dia vou ser como você. Gostaria de dicas de cursos e em que devo investir.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +2 (from 2 votes)
Mirian Nassermarço 17th, 2011 - 3:23

Olá, Ana Paula!

Agradeço muito seu comentário e elogio. Isso só me faz acreditar também que essa é a minha missão. Você ainda foi mais feliz que eu porque descobriu logo qual é a sua missão. Eu demorei quase 20 anos. Faça todos os cursos que envolvam sua área (idiomas, redação, informática, boas maneiras, equilíbrio emocional, etc.) e invista muito em leitura, pois quanto mais ler, mais conhecimento e autonomia terá em seu trabalho. Pesquise também sobre grupos de secretárias na internet para se desenvolver, tirar dúvidas e se reciclar profissionalmente.
Um abraço e boa sorte.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +5 (from 5 votes)
ana paulamarço 17th, 2011 - 15:21

Obrigada. Vou seguir suas dicas.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
vanessaabril 6th, 2011 - 20:14

Não suporto mais a cara de desprezo de meus chefes. Parece que não me suportam mais e que não estão satisfeitos com meu trabalho, mas não têm coragem de falar o que está acontecendo.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +2 (from 2 votes)
Mirian Nasserabril 9th, 2011 - 19:13

Olá, Vanessa!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em meu site.
Eu imagino bem o que está sentindo. Já passei por situação semelhante. Tente se lembrar de alguma falha que cometeu, se foi realmente grave e se seus chefes aceitaram suas desculpas na ocasião do ocorrido (se é que assumiu o erro e se desculpou). Lembre-se: só erra quem trabalha, e quanto mais se trabalha, mais sujeito ao erro e a distrações estamos; portanto, não se sinta culpada. Discutir a relação é sempre muito difícil, seja em que ambiente for (comercial, profissional, familiar, fraternal, sentimental, etc.). Muito chefes sentem verdadeiro pavor ou mesmo desconforto em apontar os erros dos funcionários, demiti-los ou mesmo quando é para elogiá-los. Nesses casos, fica um clima muito pesado no ar, e, se tiver coragem, tente conversar com eles para descobrir o que aconteceu. Somente eles poderão lhe esclarecer, isso se forem sinceros com você. Se achar melhor, peça demissão ou tente um acordo para que não haja rancor de nenhuma parte e para que você possa trabalhar em outro ambiente, mais agradável e promissor.

Se puder, me escreva para contar o que decidiu.

Boa sorte!

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Kelly Renzijunho 14th, 2011 - 17:43

Mirian, preciso de um emprego como secretária. Existe algum canal de comunicação com você para eu te enviar um CV? Acredito que você deve ter contato com várias pessoas que possam me ajudar.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjunho 15th, 2011 - 19:45

Olá, Kelly!

Muito obrigada pelo seu contato. Infelizmente arrumar empregos via internet, ainda mais para pessoas que não conheço, não é o foco do meu trabalho. Tenho certeza de que você é uma pessoa inteligente e experiente e conseguirá o emprego que deseja. Não me leve a mal, mas esse tipo de abordagem não fica bem. Lembre-se: educação, elegância e discrição são indispensáveis para quem quer ser secretária, entre outras características, é claro!
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +2 (from 2 votes)
Saiurijunho 17th, 2011 - 18:03

Oi, Mirian! Tudo bem com você? Há um bom tempo queria escrever aqui, entretanto, a vergonha era bem maior. Meu sonho era ser tradutora, pois acredito que tenho facilidade e gosto para idiomas, coincidentemente até comecei a cursar o mesmo curso que você, na Unibero! Entretanto, pelas dificuldades, vou optar por uma graduação de secretariado executivo bilíngue, pois acredito que será uma forma de me manter ligada na área de comunicação e outras que acabo me interessando. Mesmo lendo diversos textos sobre a carreira, ainda me sinto muito insegura sobre o mercado e isso está me incomodando muito! Poderia me ajudar? Um abraço e obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Daniela F.junho 17th, 2011 - 20:49

Sou formada em secretariado pela Fatec há 1 ano. Tenho inglês fluente e francês intermediário. Meu penúltimo emprego atuei como assistente de diretoria, auxiliava diretores e equipe. Comecei um novo trabalho há 3 meses em uma grande empresa, porém, atendo apenas uma equipe e uma diretora de vendas. Tenho todas as funções de uma secretária de diretoria, mas minha carteira foi assinada como recepcionista/ass.administrativa e isso me incomoda. Devo dizer que gostaria de uma assinatura na carteira como secretária de diretoria ou devo deixar como está? Essa situação poderá atrapalhar em uma oportunidade futura ou o que vale é a experiência na prática?
Agradeço se puder responder.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjunho 17th, 2011 - 23:49

Olá, Daniela!
Muito obrigada pelo seu contato e seu depoimento. Parabéns pela sua formação e nível de estudo. Analisando friamente sua situação diria que:
- Você foi informada pelo RH que seria registrada como tal ou foi surpresa?
- Seu salário atual é superior ao emprego anterior ou é compatível com a função que exerce?
- As outras secretárias da empresa estão na mesma situação que você, isto é, ganham mais ou menos igual a você e estão registradas com a mesma descrição que a sua mesmo exercendo a mesma função?
- Sua diretora sabe da sua situação e ela poderá interceder por você?
Se você tem o DRT, você deveria sim ser registrada como secretária, porém, existem empresas que registram como assistente de diretoria ou gerência, embora atuem como secretárias e, na maioria das vezes, o salário é um pouco abaixo ao que ganha uma secretária, embora desempenhem as mesmas funções.
Como você é novata na empresa, talvez não tenha feito muitas amizades e não possa comentar sua situação com qualquer funcionário, porém, se isso a incomoda, você deve falar sim a respeito, até porque você não é recepcionista e não deveria ser registrada como tal, inclusive, nem sei se legalmente é correto fazer isso.
Sinceramente eu não sei se essa situação irá atrapalhá-la no futuro. Tudo dependerá da empresa em que for trabalhar e da referência que tiver desse emprego atual. Tente fazer um contato com o sindicato das secretárias, lá existem advogados experientes e competentes que poderão lhe auxiliar na melhor tomada de decisão.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjunho 18th, 2011 - 0:05

Olá, Saiuri! (não sei se esse é o seu nome ou apelido).
Obrigada pelo seu contato e depoimento. Se seu sonho é ser tradutora e tem facilidade com idiomas, faça a faculdade de secretariado e, posteriormente, quando estiver com uma situação financeira melhor, faça uma pós em tradução ou cursos livres de tradução. Isso irá ajudá-la em muito na sua profissão, poderá fazer trabalhos de tradução como free-lancer, além de enriquecer e destacar seu currículo dos demais.
Faça alguns cursos na área, tente conversar ou participar de grupos virtuais de secretárias, vá a palestras, acesse mais sites e blogs sobre a profissão, faça contato com o sindicato para tirar suas dúvidas, entre outras alternativas que a ajudarão a se sentir mais confiante e segura e saber se é realmente a profissão que quer seguir, até porque acho que não tem ainda experiência na função.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Edmilson Simãojunho 20th, 2011 - 13:55

A vida é uma escola, o tempo, professor e, cada acontecimento, uma lição aprendida.
Por isso, seja resposável!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjunho 20th, 2011 - 17:36

Olá, Edmilson!

Obrigada pelo seu contato. O que escreveu é a mais pura verdade, porém, como seres humanos que somos, estamos sujeitos a enganos, erros, mal-entendidos e muitas dificuldades no trato com as pessoas e na resolução de alguns problemas e, por isso, estamos em constante processo de aprendizado e evolução.
Agradeço sua participação.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Alessandrajunho 24th, 2011 - 22:17

Olá, Mirian!

Sou recém formada em secretariado executivo e estou trabalhando em meu primeiro emprego efetivo como secretária, pois as outras experiências foram como estagiária.
O problema que estou enfrentando com o meu chefe é que ele é muito esquecido e também exigente. Ele esquece quase tudo e muitas coisas que ele não me fala e acha que falou ele cobra, briga e diz que uma secretária competente saberia como agir naquela situação. Ele não é uma má pessoa mas levo muitas broncas diariamente por conta disso. Eu me policio constantemente quanto a isso, mas é impossível ser como ele quer porque também tenho que realizar todas as outras tarefas pertinentes à minha profissão e ainda ser a memória dele, realmente não sei o que fazer. Help!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: -1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjunho 25th, 2011 - 16:06

Olá, Alessandra!

Muito obrigada pelo seu contato e confiança em minha opinião.
Sei bem como está se sentindo pois já tive uma experiência semelhante, não em início de carreira, mas já em meu último emprego como secretária. Esse meu chefe era muito inteligente e ágil, porém, muito desorganizado e esquecido em igual proporção, quanto às suas tarefas e compromissos. Ele não se lembrava onde havia guardado determinado documento ou relatório ou algum equipamento ou brinde da empresa e sempre dizia que havia me dado para guardar quando ele não encontrava nos armários da sala dele. Não era raro ele se esquecer de pegar a carteira ou o celular que ficava sobre sua mesa de trabalho quando saía para algum compromisso. Uma vez até esqueceu uma malha no banco de um carro de táxi em Belo Horizonte. A vantagem é que ele tinha o cartão do taxista e pude resgatar a tal roupa via correio. Outra ocasião foi um relógio caro esquecido no apartamento de um hotel de luxo no nordeste. A sorte é que, por insistência minha, consegui localizar o tal relógio, (presente de aniversário da esposa dele) pois havia sido encontrado pela camareira e estava guardado na recepção à espera do dono. Ele, inclusive, já havia perdido as esperanças de reencontrar o tal relógio porque, na ocasião, havia falado várias vezes por telefone com muitos funcionários do hotel mas ninguém sabia do paradeiro do relógio. Ele até achou que havia sido roubado por algum hóspede ou funcionário. Quando meu chefe, já desiludido, me contou essa história tentei ver o que poderia fazer, mesmo sem muita esperança, pois já havia se passado quase uma semana do episódio. Porém, houve um final feliz para o problema porque depois de falar novamente com todos os funcionários do turno da manhã, resolvi apelar para a camareira e o pessoal da recepção do turno da noite, coisa que meu chefe não havia feito, e, assim tudo foi esclarecido. Nessas ocasiões é necessário se cercar de todas as possibilidades.
Quanto à sua pergunta, acho que seria melhor você anotar tudo o que ele der para você guardar ou mesmo encaminhar a alguém (relatórios, documentos, pagamentos, apresentações, equipamentos, até dinheiro) ou até mesmo protocolar. Caso ele comente que está com ele determinado objeto, anote em sua agenda o dia e o horário dessa conversa, porque, se acontecer de novo, você terá como comprovar a ele quem está errado. Além disso, poderá mostrá-lo que você é sim uma profissional atenciosa, organizada e eficiente e nunca mais ele irá acusar ou insultar você. Se quiser ainda, poderá, no dia seguinte, quando for despachar com ele, lembrá-lo de suas anotações para ele não ter dúvida de que você está atenta ao que se passa no escritório e que ele sempre poderá contar com você caso haja algum problema ou eventualidade. Eu fazia assim e sempre dava certo e ainda me vi livre de acusações e cobranças desnecessárias.
Espero ter ajudado você.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Alessandrajunho 26th, 2011 - 22:04

Olá, Mirian!

Obrigada pela atenção em responder tão rápido!
A experiência e dica que compartilhou com certeza foi muito útil. Vou seguir o seu conselho!
Muito obrigada.
Um abraço.
Alessandra

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 27th, 2011 - 18:40

Olá, Alessandra!

Eu é quem agradeço seu interesse em minha opinião e no site. Fico feliz em poder ajudar e compartilhar experiências com todos que me escrevem.
Tenho certeza de que seu chefe irá elogiá-la e admirar ainda mais seu trabalho, pensará muito antes de falar algo que a desagrade e você não será mais refém dele.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Saiurijunho 28th, 2011 - 15:14

Oi, Mirian!
Muito obrigada pela resposta!

Como você mesma me orientou,
vou utilizar meu gosto pela tradução a favor da carreira de secretariado,
ganhando um destaque a mais no currículo.

A propósito, gostaria de saber se
como secretária bilíngue, há possibilidade de viajar com o executivo para assessorá-lo.

(Sim, Saiuri é o meu nome).

Muito obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 28th, 2011 - 16:19

Olá, Saiuri!

Agradeço também seu retorno. Fico feliz que tenha gostado da minha sugestão.

As secretárias podem sim viajar com o executivo quando solicitado. Em geral, elas preparam apresentações, relatórios, atas; organizam eventos e recepções e participam de reuniões em outras cidades ou até em outros estados. Muitas vezes, essas viagens podem demorar quase a semana toda. Tudo dependerá da necessidade do chefe, da disponibilidade da secretária e da sintonia entre eles.

Você tem um nome bem incomum. É suave e delicado e deve ter um belo significado em japonês.
Um abraço e boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Letíciajulho 4th, 2011 - 18:55

Olá! Meu nome é Letícia e gostei muita da matéria falando sobre a profissão de secretária.

Tenho uma dúvida cruel. Trabalho em uma empresa de eventos (aqui nós fazemos locação de equipamentos de som) e atendo telefonemas e os repasso ao meu patrão, pago contas, arquivo documentos, recebo correspondências, atendo a campanhia, anoto recados, organizo o escritório, envio e recebo fax, imprimo documentos. Enfim, faço todas essas coisas, mas o meu problema na verdade e que eu não sei o que eu sou. Sei que eu deveria saber, mas não sei (será que sou uma aprendiz de escritório?). Tenho 17 anos e vou fazer um curso de férias na UNG (estou fazendo a minha inscrição e aqui está pedindo meu cargo na empresa). Não sei o que colocar. Por favor, me ajude me responda o quanto antes porque essa inscrição não pode ser feita muito tarde porque o preço aumenta. Peço desculpas porque eu deveria saber mas não sei, já pesquisei o que é auxiliar de escritório, auxiliar Administrativo, recepcionista e todas não se encaixam muito bem no que eu faço. Todas essas tarefas que eu executo são feitas praticamente todos os dias mas nem sempre, por exemplo: eu não pago contas todos os dias, não envio fax todos os dias, isso eu faço de vez em quando. As tarefas que eu realizo todos os dias é atender telefonemas, anotar recados de clientes, transmitir os recados ao meu patrão e só. Por favor, me ajude! Não posso fazer esta pergunta ao meu patrão porque ele pode me achar desleixada por não saber o que faço na empresa. Eu me sinto mal de verdade por não saber qual é minha função na empresa.

O dia do curso é 22/07/11. Por favor me responda.
MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 5th, 2011 - 0:07

Olá, Letícia!
Muito obrigada pelo seu contato e elogio.
Pelo que me explicou você é daquelas funcionárias “faz tudo” na empresa: é telefonista, office-boy, recepcionista, secretária e assistente. Você precisa ver como está registrada na carteira profissional. Você deverá colocar sua profissão na inscrição do curso conforme está escrito na carteira profissional. Eu sempre trabalhei como secretária, porém, antes de tirar meu registro na DRT, era registrada como assistente bilíngue ou administrativa, embora exercia as funções de uma secretária. Você é muito jovem e é bom que exerça muitas atividades para ganhar experiência no trabalho. Para mim, diria que é uma secretária júnior, isto é, uma secretária português em início de carreira. Não estranhe sua dúvida. Há muitas secretárias que exercem outras funções além das suas atuais habilidades. Muitas também são telefonistas, recepcionistas, assistentes de departamentos etc. por não haver muitos funcionários na empresa e elas serem obrigadas a exercer várias atividades ao mesmo tempo, embora o salário não seja compatível com todas as funções que exercem.
Um abraço.
Boa sorte em seu curso!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Karen Sartoratojulho 14th, 2011 - 14:04

Olá! Meu nome é Karen e estou iniciando na profissão de secretária. Trabalho há menos de um mês em um escritório de contabilidade e já de começo cometi alguns erros como esquecer de entregar papéis que continham valores e outros que deveriam ficar na empresa. Minha chefe está fazendo alguns serviços que seriam meus, coisa que nunca aconteceu no escritório. Gostaria de sua ajuda, pois, além de gostar muito do emprego e de tudo que o engloba, também preciso dele. Estou preocupada e preciso de ajuda. Também esqueço muito fácil das coisas e tenho problemas para entender o que me passam. O que posso fazer?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
THAISjulho 14th, 2011 - 18:10

Trabalho como secretária há 1 ano. Meu chefe já me elogiou e tudo, porém, tem uma menina que trabalha há mais tempo do que eu e ela sempre quis tirar proveito de mim. O que acontece é que ele me trata com indiferença, não me acha capaz, fica passando minhas obrigações para os outros, tipo querendo me sentir sem capacidade para exercer a função que foi me dada. Quando tento falar com ele, mal me olha. Já tentei realmente inverter essa situação, mas parece que nem sou uma funcionária. Pior é que eu preciso do emprego e não sei o que fazer. Na verdade, estou infeliz. Cumpro todas as minhas obrigações da maneira mais prática e rápida, mas parece que ele não confia em mim. Ele quer me fazer sentir assim e acabo me sentindo mal porque as pessoas falam que determinada função era para eu fazer e não elas, porém, quero fazer as minhas obrigações mas meu chefe não deixa.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjulho 14th, 2011 - 22:10

Olá, Thaís!
Achei seu desafabo um pouco confuso. No início disse que trabalha como secretária há um ano e que seu chefe já a elogiou. Porém, comenta também que atualmente o relacionamento de vocês está ruim e que, ainda por cima, existe uma menina (ela é secretária?) que sempre quis se aproveitar de você. Também relatou que os outros funcionários fazem o serviço que seria sua função fazer por não confiarem em seu trabalho. Se você já tentou reverter a situação e não conseguiu, precisa agir de outra forma. Se seu chefe já a elogiou é porque gostava de seu trabalho. E por que será que não gosta mais? Faça uma profunda reflexão e veja o que está realmente acontecendo. Será que esses funcionários que, aparentemente, não gostam de você não falaram mal de você e de seu trabalho para seu chefe? Se você se acha uma boa profissional, faz tudo certo e, mesmo assim, o clima no trabalho não está bom, é certo que algo está muito estranho. Como está infeliz, abra seu coração e fale abertamente com seu chefe sobre medos, sentimentos, frustações, rejeição, objetivos, ambições, trabalho, ressentimentos, fofoca, etc. Se, mesmo assim, nada mudar, é porque realmente não há futuro para você lá. Deverá procurar outra empresa em que as pessoas a respeitem e onde você poderá mostrar seu valor. Se você é uma boa profissional, conseguirá logo um novo emprego, se sentirá em paz e ficará mais feliz, pois é o que tanto quer no momento.

Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserjulho 14th, 2011 - 22:24

Olá, Karen!
Bem, de início quero acalmá-la porque quando iniciamos em um novo emprego, há uma certa insegurança, medo de errar, vontade de acertar, desejo de aprovação pessoal e aceitação do nosso trabalho. Enfim, ficamos vulneráveis a tudo e a todos! Um mês é muito pouco tempo para se adaptar ao novo trabalho e às pessoas. Você ainda está em período de experiência. Se você se esquece dos compromissos, procure anotá-los e ficar mais atenta ao que os outros funcionários lhe pedem. Veja o que está acontecendo. Você não entende a instrução que lhe passam porque falam rápido demais, não são muito claros, falam pela metade ou porque as pessoas são confusas mesmo? Muitas vezes, é difícil até de entender a letra e a instrução do próprio chefe, o que me dirá dos outros funcionários? Se não entender, peça para repetirem a instrução ou então peça para eles lhe enviarem por escrito (via e-mail). Assim, não terá dúvidas na hora de executar o trabalho. Se o problema estiver com você, se for desatenta ou esquecida, procure melhorar seu desempenho no trabalho porque, caso contrário, você poderá prejudicar alguém ou ser prejudicada e até perder seu emprego, até porque está em período de experiência. Faça um curso rápido de reciclagem profissional, converse com outras secretárias mais experientes e tire dúvidas e ouça com atenção todas as dicas que puder. Só assim poderá ter certeza de suas qualificações e perceber se tem perfil para ser secretária.
Você não comentou se é jovem, se é o seu primeiro emprego ou se tem curso de secretariado. De qualquer forma, se gosta do trabalho, se esforce e conseguirá melhorar. O primeiro passo você já deu, que é o de reconhecer suas fraquezas e limitações. Agora, o que precisa fazer com urgência, é mudar esse quadro, porque, tenho certeza, é capaz disso.

Boa sorte!

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lucimara Silva Limajulho 27th, 2011 - 13:51

Bom dia, Mirian!
Meu nome é Lucimara e estou com uma dúvida e, por isso, gostaria de sua ajuda. Trabalho em uma entidade há 3 anos (carteira assinada) como assistente administrativa. Sempre fiz bem o meu trabalho, nunca tive uma reclamação sequer, ao contrário, sempre fui elogiada na minha função. Porém, entrou agora na empresa um novo chefe e quer me rebaixar de cargo para Auxiliar de Serviços Gerais. A minha dúvida é se isso é legal. Como devo proceder nesse caso. Devo ou não aceitar? Por favor, me ajude.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 27th, 2011 - 18:08

Olá, Lucimara!

Muito obrigada pelo seu contato e depoimento.

Não sou advogada, muito menos entendo de leis. Porém, o que posso lhe adiantar é que não se pode rebaixar o cargo e o salário em uma mesma empresa. Se você saísse de lá e fosse trabalhar em outra empresa com um cargo e salário inferiores ao que tem hoje isso seria perfeitamente possível. Ex.: Um executivo que é diretor em uma empresa hoje e amanhã está em outra empresa como gerente. É claro que o salário ficará menor.
No seu caso isso não é legal muito menos decente porque se é uma boa funcionária não tem porque estarem agindo assim com você. Será que esse novo chefe não quer contratar outra funcionária para seu lugar e, por isso, está querendo rebaixar você?

Pelo que sei, serviços gerais é um departamento onde se concentram pessoas que fazem de tudo um pouco: limpeza, cópias, fax, correios, encadernação, recebimento e entrega de documentos e materiais, manutenção, pequenos reparos, serviço de motoboy, etc. Algumas empresas até terceirizam esse tipo de serviço. Acredito que não tenha nada a ver com o trabalho que faz hoje. Veja na sua empresa como é esse departamento e qual seria sua função lá. Talvez fosse secretária do departamento?

De qualquer forma, tente conversar com o RH e veja o que está acontecendo. Quem sabe não querem que você peça demissão e, por isso, estão intimidando você para forçá-la a sair da empresa.

É muito triste o que me contou. Em último caso, converse abertamente com seu novo chefe e pergunte a ele porque está pensando assim. Ele poderá ser franco ou não. Talvez ele não tenha gostado do seu trabalho ou não tenha simpatizado com você, infelizmente, isso acontece. Por mais que faça tudo certo, ele pode achar que outra pessoa faria melhor. Entende?
Quanto a aceitar ou não o cargo, só você poderá decidir. Reflita bem!
Boa sorte!

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
xxxtubeagosto 1st, 2011 - 21:26

Excellent Blog !

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Elianaagosto 3rd, 2011 - 16:57

Olá! Estou me formando pela FATEC em secretariado bilíngue e secretario uma pessoa há três anos e fazemos uma parceria perfeita. Depois que ingressei na faculdade as coisas melhoraram 100%, pois aprendi técnicas importantes para nosso dia a dia. A cada dia ele tem elogiado meu trabalho e cada secretária que entra na empresa ele pede para que eu as treine. Já o conheço há três anos e não tenho tanta dificuldade em saber o que ele quer. Saio sempre na frente.

Umas das técnicas importantes que aprendi na faculdade foi o follow up que é infalível e não me deixa esquecer nada, o que torna meu principal aliado para um trabalho eficaz.
Abraços a todas!

Eliana Albuquerque

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 3rd, 2011 - 21:00

Olá, Eliana!

Agradeço novamentre sua participação e parabéns pela sua trajetória profissional de sucesso e muita dedicação!

É muito difícil fazer uma faculdade e se realizar no curso. Mais raro ainda é exercer a profissão em que se formou e gostar do que se faz. Existem muitas secretárias que atuam na área para conseguirem ingressar em outros departamentos ou mesmo mudar de profissão. Seria uma espécie de trampolim para a carreira. Muitas vezes, as pessoas atuam na profissão por comodismo, medo de mudar, imaturidade, dificuldade para saber do que gosta e, por isso, aceitam a situação e desenvolvem uma carreira medíocre e frustante.

Você é um exemplo de que com esforço, dedicação, estudo, competência e, principalmente, amor peloo que se faz, é a chave para a realização e sucesso de qualquer profissão. E o reconhecimento acontece naturalmente.

Parabéns!

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Delma Fatima Navesagosto 9th, 2011 - 0:37

Boa noite! O que me trouxe a esse blog foi o simples fato de que trabalho em uma empresa pública, passei em um processo seletivo interno para ocupar a função de secretária da superintendência. São duas secretárias que se revezam nos seguintes horários: uma das 8h às 14h e a outra das 12h às 18h, sendo que a outra secretária tem 10 anos nessa superintendência e eu, apenas 1 mes de função, embora esteja na empresa há 2 anos. Ela conhece todo mundo e não me passou todas as informações necessárias ref. ao serviço. Por isso fico em desvantagem pois não conheço ninguém e ela sequer me ajuda nesse quesito. Simplesmente ignora a minha existência. Fico frustada pois sei do meu profissionalismo. Fui orientada por funcioários da empresa a falar com o gestor, porém, fico apreensiva por ser mal interpretada, mas sinto que tenho que tomar alguma atitude.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 9th, 2011 - 19:01

Olá, Delma!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Realmente você está passando por uma situação profissional muito delicada. Se você não se manifestar, sofrerá com a situação e poderá até ser prejudicada no trabalho. Se falar com seu gestor, poderá ser mal-interpretada e tida como insegura ou imatura. Já passei por situação semelhante em algumas empresas e tive atitudes diferentes em cada uma delas. Como está há pouco tempo no departamento, sinta mais um pouco o ambiente, a forma como ela lhe trata e como seu chefe se comporta. Haverá um dia em que ela precisará de sua ajuda (falta, férias, atraso) e você, gentilmente, precisará ajudá-la. Quando você precisar de ajuda, veja como ela se comporta. Se notar que ela continua alheia a sua presença ou se tenta boicotá-la, fale com seu gestor. Você já terá bons argumentos para falar com ele e, com certeza, ele entenderá sua posição. Também poderá conversar com ela antes e dizer que se o ambiente continuar difícil, você terá que falar com seu chefe. Entenda que isso acontece com quase todo mundo no ambiente de trabalho. Os funcionários mais velhos ou mais antigos têm medo de ensinar o serviço porque acham que irão perder o emprego ou então os outros acharão o novo funcionário mais eficiente e competente que a tal pessoa. Perder o emprego ela não irá, até porque trabalha em um órgão público. Numa oportunidade tente explicar a ela que você conquistou esse trabalho por mérito próprio e que só quer fazer bem seu trabalho e contribuir para o bom andamento do departamento mas que, para isso, será necessário a colaboração dela, até porque ambas trabalham para a mesma empresa e o mesmo chefe e que ele também ficará prejudicado.
Talvez ela haja assim para intimidá-la ou para que se sinta inferior, mas quem está se sentindo ameaçada é ela, senão não se comportaria assim. Você tem a mesma capacidade (ou mais) que ela para ocupar a função e procure se valorizar e ocupar seu espaço que lhe é devido.

Vocês não precisam ser amigas, mas se conseguirem ao menos serem cordiais e profissionais uma com a outra, já ajudará muito.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Cassia Lemesagosto 24th, 2011 - 14:50

Bom dia, Mirian!

1°, parabéns pelo seu trabalho. Estamos organizando um evento para o dia da secretária e gostaria de saber se poderia ajudar com algumas ideias que poderíamos apresentar no dia, além de palestras.
Abraços.

Cassia Lemes

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 24th, 2011 - 16:39

Olá, Cássia!
Muito obrigada pelo seu contato e elogios. Gostaria de saber mais detalhes sobre você e esse evento. Por favor, me escreva no e-mail: mirian@methode.com.br .
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Rafaagosto 25th, 2011 - 19:10

Tenho 16 anos, nunca trabalhei formalmente, não por falta de vontade, mas por falta de oportunidade. Sou adolescente, do tipo comum, desorganizada, falo gírias, etc. Estou muito nervosa e desapontada comigo mesma. Faz dois dias que estou em experiência. Sabe, esse emprego era tudo que eu precisava, mas dá aquela sensação de que você não vai conseguir. Gostaria ter o poder de entrar na mente dos meus chefes e dizer assim: “É, ela se esforçou, nós entendemos que ela não conhece o lugar, ela nunca trabalhou e nunca mexeu em um telefone que liga em 3 salas!”. Estou me sentindo uma inútil, porque sei que eu fui mal e, com certeza, vai ter alguém melhor que eu na experiência. Puxa vida, agora sim estou percebendo o que realmente é ser adulto e que conhecimento hoje em dia é fundamental.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 27th, 2011 - 3:57

Olá, Rafa!
Você é muito jovem, inexperiente e nunca trabalhou, por isso como quer ser perfeita? Pessoas mais velhas e experientes que você cometem erros a todo o instante, não admitem que erraram ou nem se dão conta disso. Você, ao contrário, consegue perceber suas dificuldades, limitações e falhas e quer melhorar e aprender para ser uma boa profissional. Por isso, não se menospreze e saiba que, se não for a escolhida, valeu como experiência para poder desenvolver seus conhecimentos e aperfeiçoar suas habilidades, corrigir seus pontos fracos com cursos e leituras especializadas para assim poder se apresentar melhor e mais segura em outras entrevistas de emprego.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Tatianesetembro 6th, 2011 - 1:11

Boa noite, Mirian!
Estou exercendo atividades de secretária há 4 anos. Comecei em uma micro empresa, que, apesar de muito pequena, sempre reconheceu meu trabalho, inclusive, fiz meu plano de carreira traçando o Secretariado como um bom cargo a seguir e, por isso, me formei em Secretariado Executivo Bilíngue. Saí dessa empresa pois não havia possibilidades de crescimento e como qualquer outra universitária, sempre quis muito fazer estágio. Fiz um ano e meio em uma grande empresa e aprendi muito. Também fiz muitos contatos profissionais. Infelizmente, não pude ficar lá, pois a foco era manter estagiários. Fiquei apenas uma semana em casa, e, com medo do desemprego, agarrei a primeira oportunidade sem analisar a vaga criteriosamente. Hoje, trabalho numa empresa 100% nacional e muito tradicional (para não dizer antiga). Estou lá a pouco menos de um ano e não consegui notar nenhum crescimento profisional. Além de alguns incôomodos que tenho durante o cotidiano, alguns pontos me deixam muito frustada:
Sou registrada como ASSISTENTE mas exerço todas as atividades de um SECRETÁRIA DE DIRETORIA, e, por estar formada, é precipitado de minha parte pedir para alterar meu cargo?
- Faço diversas atividades, mas cuido exclusivamente de um executivo, que sempre me pede atividades particulares, como fazer para conciliá-las com as atividades da empresa?
- Recebo um salário igual à de um assistente, como fazer para pedir um aumento?

Um abraço.

Tatiane

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 7th, 2011 - 2:20

Olá, Tatiane!
Pelo que notei, você já tem uma certa experiência e tem condições de trabalhar em uma boa e grande empresa, até porque é secretária bilíngue e isso ajuda muito na busca de uma oportunidade como secretária. Tente retomar seus contatos para conseguir um outro emprego que a realize mais e que ofereça plano de carreira. Procure fazer contatos com agências e consultorias de emprego para secretárias, cadastre-se nos sites das empresas e envie o seu currículo para todas as empresas que achar interessante. Quem sabe quando tirar férias não possa fazer isso? Seria uma excelente oportunidade e não atrapalharia seu emprego atual. Porém, nada a impede de já começar a procurar uma nova oportunidade.

Não conheço as normas e procedimentos dessa empresa, mas, pelo que comentou, deveria sim estar registrada como secretária porque é sua profissão e exerce plenamente a função. Talvez por não quererem ou não poderem pagar o que merece a registraram como assistente e, por isso, tem um salária igual ao de seu colega. Embora nenhuma secretária goste de cuidar de assuntos particulares dos chefes, de vez em quando ou quase sempre, isso acontece. Por isso, a sobrecarga de tarefas e responsabilidades de algumas secretárias aumenta consideravelmente. Infelizmente alguns chefes confundem o cargo de secretária (da empresa) com secretária particular.

Se houver possibilidade, converse abertamente com seu chefe ou com alguém de sua confiança do departamento de recursos humanos e exponha suas dúvidas e insatisfações. Porém, nada garante que conseguirá modificar sua situação atual. Apesar desses problemas, você gosta da empresa e de seu chefe? Estaria disposta a continuar lá caso recebesse um aumento? Reflita bem se é o momento de falar ou de se calar e agir rápido e discretamente em prol de seus interesses.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Geysisetembro 11th, 2011 - 0:43

Cara Mirian,
meu nome é Geysi, tenho 20 anos, estou estudando Superior de Tecnologia em Secretariado e estou amando fazer essa faculdade. Porém, no dia a dia tenho alguns medos e um, em especial, bem estranho, que é falar ao telefone. Pois é! Tenho esse medo de falar ao telefone, fico nervosa e esqueço o que tenho que falar. A mesma coisa acontece quando preciso falar em público. Já tentei até fazer oratória, melhorou um pouco, no entanto, ainda fico nervosa. O que posso fazer para melhorar esse meu medo? Isso é normal?
Abraço e aguardo resposta.

Adorei seu blog!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 11th, 2011 - 21:08

Olá, Geysi!

Obrigada pelo seu contato e elogios. Você é muito jovem e, por isso, inexperiente na profissão. Além disso, está estudando para ter mais conhecimentos teóricos sobre a carreira de secretária. Foi feita uma pesquisa, onde constatou-se que um dos maiores medos do ser humano, depois da morte, é o de falar em público. Você sabia disso? Temos medo de falar em público porque não sabemos a reação das pessoas que estão nos assistindo. Se elas irão nos aplaudir ou rejeitar o que falamos. Falar ao telefone, é meio parecido, porque embora você não esteja vendo a pessoa, está falando com alguém estranho e ficamos vulneráveis à opinião e à avaliação dessas pessoas também, ainda mais se elas forem hierarquicamente superiores a nós.
Uma dica: escreva no papel tudo o que precisar dizer à pessoa ao telefone. Assim, evitará erros, não gaguejará, não ficará nervosa e, principalmente, não esquecerá o que precisará ser dito.

Não sou psicóloga, porém, talvez você seja uma pessoa tímida ou com alguma insegurança, o que a impede de se soltar e executar seu trabalho naturalmente. Uma vez, uma professora do colegial me disse uma coisa que nunca mais me esqueci. Ela me disse que era tímida e, por isso, não falava muito, não participava de reuniões, de grupos, não expunha suas ideias, tinha dificuldade para fazer amizades e arrumar namorado. A verdade é que ela era muito exigente com ela mesma, tinha medo de errar e medo do julgamento das outras pessoas que ela achava, serem superiores a ela. Depois, chegou a conclusão de que, quem fala sem medo, comete muitos erros, fala bobagens, fala demais e, muitas vezes, é inconveniente, porém, fala o que pensa sem, muitas vezes, se preocupar com os outros, porque são pessoas seguras.
Passou então a falar tudo o que desejava, era criticada em alguns momentos, porém, sempre opinava quando questionada sobre algum assunto. Por isso, tornou-se uma professora exemplar que falava muito e com muita competência e propriedade e, é claro, deixou de ser tímida.

Talvez pela sua falta de experiência, sinta medo e timidez no ambiente de trabalho. Porém, como disse, está melhorando para mudar essa situação que tanto a incomoda. Com certeza, é apenas uma fase, que irá passar.

Boa sorte!

Um abraço.
Miiran

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
CARLA RAQUELsetembro 20th, 2011 - 16:55

OLÁ!
TODA VEZ QUE MEU CHEFE FICA NERVOSO OU TEM ALGUM PROBLEMA ELE DESCARREGA TUDO EM MIM. COMEÇA BRIGAR SEM MOTIVOS E FICA ARRUMANDO DESCULPAS PARA BRIGAR COMIGO. COMO DEVO AGIR NESSA SITUAÇÃO?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 20th, 2011 - 20:35

Olá, Carla!
Quando meu chefe ficava estressado ou irritado em decorrência do excesso de trabalho ou por algum motivo de ordem pessoal ou familiar, era em mim a 1a. pessoa que ele descontava seu mau humor ou nervosismo ou em qualquer pessoa que visse pela frente (boy, subalternos e outras secretárias). Entendi, depois de alguns anos de experiência, que era uma situação momentânea e passageira e que não tinha nada de pessoal. Por isso, para eu não me magoar, evitava conversar com ele, me oferecia para ajudá-lo e procurava atendê-lo rapidamente no que fosse necessário. Se ele começasse a resmungar ou reclamar de seus problemas, perguntava a ele se queria um café, água, chá e o deixava em paz. Evitava incomodá-lo com outros problemas do departamento, filtrava as ligações recebidas e também fazia uma triagem dos funcionários que queriam se reunir ou falar com ele para não gerar nenhum conflito ou aborrecimento para ambas as partes. Geralmente, no dia seguinte, ele já estava mais calmo e equilibrado emocionalmente.

Espero ter ajudado.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
CARLA RAQUELsetembro 21st, 2011 - 11:42

OBRIGADA PELO CONSELHO. GOSTARIA DE ENTENDER PORQUE SÓ EM MIM QUE ELE DESCONTA SEUS PROBLEMAS E NA ASSISTENTE DELE E EM OUTRAS PESSOAS NÃO!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
CARLA RAQUELsetembro 21st, 2011 - 12:16

MIRIAN, QUERO EXPLICAR QUE MEU CHEFE É ASSIM PORQUE A ASSISTENTE DELE É SUPER GROSSA E ACHO QUE ELE TEM MEDO DELA, E EU, POR SER UMA PESSOA MAIS EDUCADA EU ACHO QUE ELE SE APROVEITA DE MIM PORQUE SOU BOAZINHA COM ELE. UM DIA ELE FALOU SE EU ACHAVA RUIM ELE RECLAMAR COMIGO E DISSE QUE NÃO, QUE ELE TINHA DE RECLAMAR MESMO, PORQUE, SENÃO, EU ACHARIA QUE ESTAVA TUDO BEM COM ELE. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ISSO?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 21st, 2011 - 17:49

Olá, Carla!

Talvez você tenha razão. Seu chefe desabafa com você, às vezes, mostra-se mal-educado e fica nervoso, mesmo sem você ter feito nada porque você aceita, fica quieta e não reclama. Com outras pessoas que ele não tem tanta proximidade e não sabe como se comportariam perante um comportamento rude ou agressivo dele, com certeza, ele não as enfrenta quando está de mau humor.

Como você mesma colocou, você se permite a isso e até disse a ele que poderia desabafar. Só que ele não entendeu que desabafar é muito diferente de descontar os problemas e frustações dele em você.

Acredito que, com o tempo, passará a entender melhor a personalidade dele e saberá se posicionar para evitar tais abusos por parte de seu chefe. Quem sabe com seu jeito delicado e educado, não consiga passar uma mensagem sutil para ele de que o que ele faz com você não é certo. Tente explicar a ele que você está lá para ouvi-lo porque quer ajudá-lo e se preocupa com seu bem-estar e que não acha correto suportar suas grosserias.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

Todos nós temos dias difíceis, porém, temos de nos controlar para não magoar outras pessoas.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Cristinasetembro 29th, 2011 - 18:08

Boa tarde! Trabalho em uma associação vinculada à uma empresa e meu executivo direto é diretor geral das duas entidades. Normalmente trabalho mais para ele como diretor geral da empresa e não da associação. Quando a secretária dele tira férias ou precisa se ausentar, eu a substituo. Adoro o que faço e faço com amor, mas só amor não paga contas e, profissionalmente falando, é um desrespeito acumular funções sem receber pelos serviços prestados (diga-se de passagem, muito bem prestados). Até o momento, não falei com ele sobre a remuneração e as férias da secretária dele estão próximas. Prometi a mim mesma não trabalhar graciosamente. Gostaria de uma ajuda no sentido de me orientar em como falar com ele sem ser arrogante ou melindrá-lo. Ele precisa saber que sou uma profissional e como profissional meus serviços têm valor.
Abraços.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 4th, 2011 - 13:11

Olá, Cristina!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Sei perfeitamente o que está sentindo. Tanto eu como você e muitos outros profissionais já sentiram isso ou estão passando por essa situação. O que posso comentar a respeito é que, infelizmente, quando se trabalha em uma empresa, vemos coisas erradas, somos vítimas de situações que consideramos injustas e não somos valorizadas ou ouvidas em muitos assuntos que, para nós, são importantes.

Hoje as empresas estão cada vez mais enxutas, muitas terceirizam funcionários para economizar e as áreas e quadros de funcionários estão bem reduzidos. Quando trabalhava em grandes empresas era comum ver diretores, assistentes e até alta gerência cobrindo férias de colegas ou mesmo assumindo o cargo temporariamente em caso de doença, licença ou até demissão. Embora também não ganhassem a mais por isso, faziam hora extra e também tinham de responder com competência e eficiência pela área que passaram a comandar, mesmo, muitas vezes, não entendendo nada do negócio.
Entre as secretárias também é normal acontecer isso. Assumem as tarefas de outras colegas secretárias e são chefiadas por executivos que mal conhecem. Essa prática acontece para não atrapalhar o bom andamento da rotina do escritório. Além de trabalharem em dobro, também fazem hora extra, sem receber nada por isso e ainda têm o dever de cumprir com excelência todos os compromissos daquele departamento. Sei que é injusto e incorreto, porém, é assim que funciona. Já presenciei até secretárias sendo demitidas porque executaram mal as tarefas da colega ausente ou mesmo por não se adaptarem ao ritmo e exigências do chefe temporário.

Se você quiser falar com seu chefe, vá adiante. Porém, verifique antes como é o sistema em relação às outras secretárias e se o RH aprova essa prática. Você não é obrigada a trabalhar nessas condições e poderá procurar outro emprego se assim desejar. Muitas vezes o chefe sabe que é errado, não aceita e não pode ajudar seu funcionário. Ele, como muitos, têm de concordar porque quem decide é o RH da empresa e tanto ele, como você, são funcionários e tem de acatar as normas e regulamentos se quiserem se manter no emprego.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Dilene Galindooutubro 6th, 2011 - 12:28

Bom dia, Mirian! Achei o seu blog enquanto navegava na net em busca de orientações para a minha carreira. Sou graduada em secretariado há 5 anos e já trabalho na área há 7. Porém, de uns três anos pra cá, me sinto desmotivada e infeliz com a profissão que escolhi, na verdade estou desorientada com relação a que caminho seguir. Gostaria de sua opinião sobre algumas coisas, espero que possa me ajudar. Estou pensando em fazer pós-graduação em gestão de recursos humanos, para poder atuar nessa área. Minha dúvida é: será válido por eu ser formada em secretariado e não em administração? Em que setor poderei atuar se fizer pós em recursos humanos?
Espero que possa me ajudar. Estou no aguardo de sua resposta.

Abraços

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 6th, 2011 - 18:21

Olá, Dilene!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Você pode sim fazer uma pós-graduação e se dedicar a outra profissão que não tenha nenhuma ligação com a sua profissão e experiência atuais. O que precisa avaliar com cuidado é se tem perfil para essa profissão, se já trabalhou com alguém da área ou teve alguma experiência com o assunto Recursos Humanos. Já tive vários chefes que fizeram uma faculdade e trabalhavam em áreas totalmente diferentes. Ex.: Chefe biólogo que atuava na área de vendas de uma seguradora. Também conheci um presidente de banco que era formado em Filosofia, acredita? O importante é você se dedicar bastante ao novo curso, estudar e ler muito sobre o tema, trocar informações com profissionais da área e tentar conseguir um emprego em recursos humanos para adquirir mais experiência e, só assim, poder se considerar uma boa profissional.
A área de Recursos Humanos é muito vasta. Poderá trabalhar com seleção de pessoal, área de treinamento, cargos e salários, benefícios, plano de carreira, etc. Não sou especialista nessa área, portanto, seria recomendável verificar suas possibilidades profissionais junto à faculdade que promove esse curso. Particularmente penso que, todos nós temos muitas alternativas e oportunidades de emprego e não precisamos, necessariamente estudar e se formar para exercer o resto da vida uma só profissão. Tudo depende de sua capacidade intelectual e profissional. Se isso não fosse possível não estaria em outra profissão, mesmo tendo feito faculdade outra faculdade. O que me realiza mesmo é dar cursos, palestras, escrever no site e responder a todos que me escrevem. Isso sim me dá muita satisfação!
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Cristinaoutubro 7th, 2011 - 15:52

Agradeço pelas sugestões.
Abraços,

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 7th, 2011 - 18:13

Olá, Cristina!

Fico feliz que tenha gostado. Desejo-lhe boa sorte na decisão que tomar e que fique bastante satisfeita com o resultado.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Albaoutubro 19th, 2011 - 0:22

Boa noite! Adorei o site! Sou secretária em um órgão público há seis anos. No começo, trabalhava na área de informática deste órgão, pois tenho formação em informática. Meu antigo chefe pediu afastamento e entrou outro que é excelente e me escolheu como secretária e estou adorando o trabalho. O problema é que as outras pessoas acham que fui promovida e estou ganhando mais ou sei lá o quê. Ficam tentando me ofender, jogando piadas desagradáveis. Quando tenho de solicitar algo para outros setores me sinto muito constrangida pois ouço tudo aquilo e não acho ético revidar, mas fico super magoada. Já falei com meu chefe e ele disse que vai pensar em providências, mas, às vezes, penso em reclamar direto ao chefes imediatos destas outras pessoas para que me respeitem mais. Ficaria muito grata por qualquer palavra amiga.
Beijos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 20th, 2011 - 22:25

Olá, Camila!
Entendo exatamente o que está sentindo. Pelo que relatou, trabalha nesse órgão público há 6 anos, e, acredito, que os outros funcionários já conhecem seu trabalho. Analise como era sua relação com eles antes de ser promovida. Você era bem aceita? Tinha amizade com eles? Eles reconheciam seu trabalho? São pessoas importantes para você? Agora que está em outro cargo e as piadas e os comentários negativos surgiram, verifique porque aconteceu isso? Será que alguém gostaria de estar em seu lugar ou também ter recebido um aumento ou promoção? Infelizmente as pessoas no ambiente profissional sentem inveja e maldizem os colegas quando esses conseguem se destacar na profissão e são reconhecidos pelos chefes. Afinal, todo mundo trabalha em ambientes competitivos. O importante é que você foi a escolhida, é valorizada pelo seu chefe e ele sabe o que está acontecendo. Você até poderá ser envolvida em fofocas e mentiras só para prejudicá-la. Seu chefe tem muitos afazeres e problemas na empresa para resolver e cuidar disso é desgastante e até um pouco delicado para ele porque irá criar confusão com chefes e funcionários e ele também poderá ser prejudicado. Não fale com os chefes desses funcionários porque também poderá ser visto como uma atitude imatura e insegura de sua parte, embora não seja verdade.

O que poderá fazer é se mostrar ainda mais atenciosa, disponível e competente para essas pessoas e cuidar do seu trabalho e de sua carreira. Se sentir necessidade, faça o curso de secretariado ou cursos extras para se atualizar e se capacitar ainda mais na função. Hoje está como secretária, amanhã poderá estar em outra função e até ser chefe ou trabalhar ao lado dessas pessoas. Em cargos públicos não é tão fácil abandonar o emprego por causa de alguma dificuldade ou problema como se faz em empresas privadas.
O importante é que está feliz e realizada. Não deixe que essas pessoas, muitas vezes, frustradas e insatisfeitas com seus cargos e salários, estraguem isso. Você conquistou essa oportunidade pela sua competência e experiência e, acredite, todos sabem disso!
Parabéns! Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Albaoutubro 31st, 2011 - 22:48

Oi, Mirian! Muito obrigada pelas palavras! Sabe, o que posso sentir em relaçao a estas atitudes é porque muitas destas pessoas sao funcionárias bem mais antigas e formadas na área administrativa e não conseguiram a oportunidade que eu tive. Eu estava no lugar certo e hora certa e, claro, um pouco de competência. Algumas delas perguntam como consegui e falam que tem currículo e tudo mais, mas outras chegam a ser desagradáveis e dizem que so estou ali por beleza e não competência (tenho olhos e pele clara, estatura). Isso me aflige bastante, embora sinta que não é verdade. Seu blog tem me ajudado bastante, pois encontro liçoes sobre o dia a dia e que não aprenderia em faculdade alguma. Muito obrigada por tudo!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 1st, 2011 - 20:42

Olá, Camila!

Eu é quem agradeço suas palavras gentis que me encorajam ainda mais a manter esse site. O que sente muitas pessoas já sentiram também. Quando se tem presença, é bonita ou muito inteligente, é natural essa pessoa se destacar no meio de outros funcionários e, lógico, a inveja impera. Mulheres muitos jovens ou muito bonitas que conquistam bom cargos ou são promovidas rapidamente sentem esse preconceito. E, por isso, tem de provar a todo o instante que estão ali por mérito e não por outros atributos. Currículo, muitos anos de experiência, dedicação ao trabalho não são sinônimos de promoção e sucesso na carreira. É a competência que conta e, infelizmente, se essas pessoas não tiveram a mesma oportunidade que você é porque não são competentes ou porque seus chefes não enxergaram nelas o potencial que tinham e isso não é culpa sua. Se você não tivesse boa aparência talvez também fosse discriminada. Faça seu trabalho, seja discreta, procure se desenvolver o máximo que puder e seja feliz! Se essas pessoas não são modelos para você e não acrescentam nada de positivo para o seu crescimento pessoal e profissional, finja que elas não existem. Quem sabe assim, elas a deixam em paz!
Boa sorte!

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Adalberto Kertzmannovembro 3rd, 2011 - 23:27

Right here is the kind of information I’ve been looking for. Thank you for writing this information.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
zdolność kredytowanovembro 4th, 2011 - 14:27

Some writers fail to provide interesting informative material. When I read your content I happy to find it engaging and intelligent. This is impressive writing.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Kaitlin Fordonnovembro 4th, 2011 - 19:12

I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great. I do not know who you are but certainly you are going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
alegro traktory rolniczenovembro 5th, 2011 - 17:48

I precisely needed to thank you very much again. I do not know what I would have implemented without the type of thoughts shown by you about that situation. It was before a very challenging condition in my circumstances, however , taking a look at your specialized technique you treated it made me to cry with contentment. I will be grateful for this guidance and then hope you really know what a powerful job you have been doing educating the others with the aid of a web site. I am certain you haven’t got to know any of us.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 7th, 2011 - 15:32

Hi, Alegro!

Thank you very much for your kind comments.

Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 7th, 2011 - 15:33

Hi, Kaitlin!

Thank you very much for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 7th, 2011 - 15:34

Hi, dear friend!

Thank you for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 7th, 2011 - 15:35

Hi, Adalberto!

Thank you for your kind comments,
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 16th, 2011 - 23:15

Hello, Adalberto!
Thanks a lot for your kind comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 16th, 2011 - 23:16

Hello, dear friend!
Thank you a lot for your participation and comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 16th, 2011 - 23:17

Hello, Kaitlin!

Thank you for your kind comments. I really appreciated them.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 16th, 2011 - 23:20

Hello, Alegro!

Thanks a lot for your kind comments and participation. Keep reading my articles whenever you can.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
camere video de supravegherenovembro 27th, 2011 - 1:40

nice

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Krajzega Allegronovembro 27th, 2011 - 16:12

Keep functioning ,impressive job!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
rebecanovembro 30th, 2011 - 13:27

Oi, Mirian!
Quero um conselho. Tenho 22 anos e deixei um emprego numa grande empresa e estou aqui. Como queria trabalhar como secretária aceitei a indicação de emprego de uma colega sem nunca ter tido experiência nessa área. Porém, fico perdida e, às vezes, não sei o que fazer.
Ninguém ainda passa nada. Eu é quem tenho que perguntar e não sei se isso é certo.
Por favor, me ajude!
Beijos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
digital tv antennadezembro 1st, 2011 - 0:41

I appreciate that you put excellent content out that is clear and well-written.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 1st, 2011 - 17:51

Olá, Rebeca!

Se você sempre quis trabalhar com secretária e até abandonou um bom emprego em uma grande empresa, é porque realmente está determinada a seguir carreira como secretária. A primeira coisa a fazer é estudar bastante sobre a área, ler livros, observar e conversar com outras secretárias, participar de cursos, seminários e eventos e até blogs na internet que lhe ajudarão muito pois outras secretárias trocam informações entre elas. Não dependa dos outros para aprender. Você é muito jovem e terá uma bela carreira pela frente, se for dedicada e responsável nos seus compromissos de trabalho.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 1st, 2011 - 17:59

Hello, dear friend!
Thanks for your message.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 1st, 2011 - 18:00

Thank you very much!
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 1st, 2011 - 18:02

Hello, dear friend!
Thanks for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 1st, 2011 - 18:03

Hello, dear friend!
Thanks a lot.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 1st, 2011 - 18:03

Hello, dear friend!
Thanks for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Glenn Lenarzdezembro 4th, 2011 - 5:25

Very interesting details you have remarked, regards for posting.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
pan card statusdezembro 4th, 2011 - 14:27

Amaze! Thank you! I constantly wished to produce in my internet site a thing like that. Can I take element of the publish to my blog?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lessie Kemmerlingdezembro 5th, 2011 - 0:13

I genuinely treasure your work, Great post.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Talitadezembro 7th, 2011 - 21:31

Estou pensando em trabalhar como secretária, mas tenho algumas dúvidas. Espero que possa me ajudar.
Sou formada em Letras, sou fluente em inglês e tenho espanhol intermediário. Pretendo fazer um curso técnico em secretariado e queria saber se para fazer um técnico em secretária executiva eu preciso ter um de secretariado primeiro. Um complementa o outro, ou pode substituir o outro?
Outra coisa, gostaria de saber para onde eu poderia ir como secretária, ou seja, não gostaria de trabalhar nessa área o resto da minha vida. Eu conseguiria um outro cargo em uma empresa começando como secretária?

Agradeço desde já pela atenção!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 8th, 2011 - 17:32

Olá, Talita!
Obrigada pela sua participação!
Você pode optar tanto por fazer um curso técnico – em média 2 anos – como uma faculdade de secretariado executivo – 4 anos. Um não exclui o outro. Você poderá fazer os dois cursos ou só um, dependendo do seu interesse, disposição de tempo e dinheiro. Porém, saiba que uma faculdade lhe trará mais conteúdo e oportunidades no mercado de trabalho. Como já domina idiomas, isso também ajuda. Existem cursos on-line de secretariado. Qualquer pessoa, independente da faculdade que exercer ou mesmo sem ter uma, poderá crescer na carreira e ter sucesso, dependendo do seu interesse, capacidade e dedicação pela área em questão. Perfil e vocação para determinada profissão também é interessante se analisar. Ex.: Se você trabalhar como secretária numa diretoria de Marketing e se interessar pela área, com certeza, ficará mais fácil seu acesso à área porque terá mais experiência e contatos do que outros funcionários. Porém, se gostar da área de Recursos Humanos, terá de conquistar a confiança dos diretores da área, estudar sobre o assunto e mostrar seu interesse em fazer parte da equipe deles. Tudo dependerá de você e da empresa em que for trabalhar. Algumas dão oportunidades para secretárias outras não. Hoje em dia até um office-boy pode fazer carreira em uma empresa quando a empresa acredita no seu potencial e investe em você. Leia um dos meus artigos, “A secretária é a chave para o sucesso e ascensão profissional” e entenderá melhor o que quero lhe explicar.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
winrardezembro 8th, 2011 - 22:49

Helpful info discussed I am really pleased to read this particular post..many thanks with regard to providing all of us nice information.Great walk-through. I truly appreciate this article.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 9th, 2011 - 20:16

Hi, dear friend!
Thanks for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Samuel Santosdezembro 10th, 2011 - 2:45

Olá!

Estou cursando Secretariado Executivo Trilíngue na UNESA do Rio de Janeiro. Sou o único homem da minha turma e resolvi procurar no google se achava algo sobre homens na profissão de secretariado e não achei nada. Gostaria de saber se existem muitos homens nesta profissão e qual área do mercado de trabalho é mais favorável para os homens. Ouvi dizer que homem fica mais na parte política, sendo secretário executivo de deputados e senadores, etc.. Vejo que há um certo preconceito de gênero quando vou procurar estágio de secretariado executivo e acabo não sendo chamado mesmo não tendo outros candidatos à vaga. Será que quando me formar terei de fazer outra graduação para poder ingressar no mercado de trabalho ou poderei conseguir uma vaga mesmo a preferência sendo para as mulheres?

Agradeço desde já pela atenção!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 12th, 2011 - 15:27

Olá, Samuel!
Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião.
Como você, eu já recebi dois ou três contatos de alunos com os mesmos questionamentos. O que posso lhe adiantar, foi o mesmo que escrevi para eles também. Realmente essa profissão é 99% dominado por mulheres e, os poucos homens que atuam na área, são assessores, secretários particulares ou trabalham em órgãos públicos, advogados e para políticos. Como também fala idiomas isso ajuda muito na hora de conseguir um emprego na área, porém, lhe adianto que é mais difícil mesmo, da mesma forma que seria difícil uma aluna acima de 40 anos que nunca trabalhou na profissão, tentar arrumar um emprego como secretária. Preste atenção: é mais difícil, mas não é impossível. Embora muitas profissões tipicamente masculinas estão aceitando mulheres e vice-versa, na área secretarial, pouca coisa mudou. Particularmente, nunca conheci nenhum secretário nos lugares em que trabalhei ou mesmo fiz contato com algum, em cursos ou eventos para secretárias em que ministrei ou participei. Uma opção é buscar oportunidades nessa área que citei mesmo e que é muito interessante também. Outra alternativa, é se tornar professor dessa área, porque terá bastante conhecimento teórico para transmitir. Em último caso, invista no conhecimento de idiomais e tente empregos em empresas onde se utilize esse conhecimento. Não precisará ser, necessariamente, um secretário e sim um assistente de algum departamento. Ex.: Se fizer um curso complementar de Marketing ou tradução, poderá ter boas oportunidades.
Converse com seus professores e tente encontrar outras saídas. Com certeza, eles estarão mais aptos que eu para lhe orientar.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 13th, 2011 - 16:41

Hello, dear friend!

Thanks for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 13th, 2011 - 16:41

Hello, dear friend!
Thanks a lot for your participation.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 13th, 2011 - 16:42

Hello, dear friend!

Thank you for your kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 13th, 2011 - 16:43

Hello, Glenn!
Thank you very much for your participation.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Deyvadezembro 13th, 2011 - 17:45

Olá, Mirian!
Atualmente curso Secretariado e estagio. Gostaria de saber há um certo preconceito referente à idade, pois tenho 20 anos e parece que ninguém me leva a sério. Não sei se é por causa da idade, mas isso me deixa muito triste e gostaria de poder mudar essa situação.

Desde já agradeço!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 13th, 2011 - 23:10

Olá, Deyva!
As pessoas têm preconceito sobre tudo: idade, classe social, raça, opção sexual, aparência, religião, etc. Nas empresas existem todo o tipo de pessoas e, por serem diferentes em pensamento e aparência, também surgem os preconceitos. Tudo o que é diferente de nós, torna-se estranho. Se você trabalhasse ao lado de alguém muito velho, teria preconceito e o mesmo acontece com você. As pessoas rotulam umas às outras. Porém, se mostrar que, embora jovem, é competente, profissional e interessada em aprender e crescer na profissão, é possível que os outros a vejam com outros olhos. Tudo dependerá da forma como se comunica com as outras pessoas. Se você se aproximar delas e falar de novelas ou baladas, terão uma reação; se falar sobre assuntos ligados à empresa ou sobre planos futuros em relação ao seu trabalho, terão outra visão a seu respeito. Tive um caso parecido com o seu e orientei a jovem a se vestir de uma forma mais formal e adulta porque ela comentou que não gostavam do jeito informal e, às vezes, nada elegante como ela se vestia. Na época, eu a orientei a observar o jeito como as outras funcionárias se vestiam e procurar, na medida do possível, se vestir parecida e usar um pouco de maquiagem para disfarçar a pouca idade e também para se sentir mais aceita no grupo. É claro que essa estratégia seria usada somente no escritório. Infelizmente, no ambiente de trabalho, temos de usar máscaras para parecermos iguais aos outros e, assim, sermos aceitos pelo grupo.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Pedrodezembro 14th, 2011 - 0:27

Ser ou não ser profissional? Sou eletricista profissional e trabalho ainda em uma empresa que acho que serei demitido por estar com problemas com meu chefe. Ele quer que eu ligue uma máquina de forma errada – o famoso jeitinho – porém, posso colocar a vida de outras pessoas em risco. Eu me recuso a fazer isso e, para piorar, fui contratado para trabalhar em um determinado local por conta desta minha recusa. O supervisor quer que eu vá trabalhar na sede que fica a 40 kilometros de distância de minha casa. Como proceder? Bem preciso muito do meu emprego, mas me recuso a obEdecer esta ordem porque não fui contratado para dar jeitinho. Tenho como exemplo, a tragédia com o bondinho de Santa Tereza (bairro do RJ), quando morreu gente, o problema veio à tona. Prefiro estar desempregado do que saber que alguém morreu por algo que fiz sabendo o que poderia dar errado.
Desabafo do Pedro.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
computer repair el paso texasdezembro 14th, 2011 - 6:11

I don’t think I’ve never learned something like this before. So good to find an individual with some original thoughts on this subject. I really thank you for starting it. This web site is something that’s wanted on the net, someone with a little originality.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Deyvadezembro 14th, 2011 - 16:45

Olá, Mirian!
Você me ajudou muito seus conselhos. Vou tentar seguir à risca cada um deles, pois apesar de ser jovem tenho potencial para fazer o que me foi confiado.
Muito obrigada.
Um abraço.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Sieci Rybackie Allegrodezembro 15th, 2011 - 23:02

I precisely wanted to say thanks once more. I’m not certain what I would have used in the absence of those hints documented by you over this question. It became a very frustrating concern in my position, however , being able to see a well-written avenue you treated that took me to jump over gladness. I will be happy for the guidance as well as hope that you know what a great job that you are getting into educating the mediocre ones through your blog. Most likely you have never encountered any of us.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Rose Shurtsdezembro 16th, 2011 - 15:20

Thank you for the auspicious write up. It in fact was an amusement account it. Look advanced to far added agreeable from you! However, how could we communicate?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 16th, 2011 - 17:47

Olá, Deyva!
Que bom que você gostou. Fico feliz e lhe desejo toda a sorte no seu emprego e que possa ter sucesso na profissão. Você é muito jovem e terá a oportunidade de amadurecer muito ainda como pessoa e como profissional.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 16th, 2011 - 18:02

Olá, Pedro!

Fiquei surpresa com seu relato e ainda mais com sua participação porque meu público é geralmente formado por mulheres e, na maioria, secretárias. O que posso lhe dizer é que pelo que comentou deve ser um homem de caráter, princípios e, principalmente responsável.
Não sei sua experiência nem idade, porém, percebi que é muito profissional. Poderá tranquilamente trabalhar em outra empresa ou mesmo ser autônomo, se for demitido ou não aguentar mais ficar em seu trabalho.

Acima de tudo, mais do que salário, é fundamental ter paz de espírito. Poder encostar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo com a certeza de que não irá danificar nada, muito menos prejudicar alguém.
Seja correto e profissional que não terá nada a perder. Em último caso, converse com seu supervisor de uma forma firme e franca e diga de sua preocupação em executar um serviço que colocará em risco vidas de inocentes e peça que ele assine um documento se responsabilizando pelo trabalho que você fará. Talvez ele nem tenha percebido a gravidade da situação. Caso ele esteja agindo de má fé, faça uma denúncia formal ao chefe dele ou ao RH, pois será sua última saída. Tenha fé de que tudo se resolverá da melhor forma possível.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
demolition lebanon padezembro 19th, 2011 - 13:17

Oh, my goodness! An amazing article. Thank you!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 20th, 2011 - 9:58

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your kind comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 20th, 2011 - 10:04

Hello, Rose!
Thank you for your participation and kind words about my work. My website is written in Portuguese language and I am from São Paulo, Brazil. I write, read and understand English, however my communication is all in Portuguese. If you can read my articles it will be fine!
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 20th, 2011 - 10:06

Hello, Sieci!

Thanks for your kind words and participantion.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 21st, 2011 - 22:30

Hello, dear friend!
Thanks a lot for your kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Luanadezembro 26th, 2011 - 23:34

Olá!
Meu cunhado ministra aulas na Fatec e comentou comigo que o curso de Secretariado é muito interessante. Comecei a pensar muito seriamente em cursar, pois sempre tive vontade de trabalhar em escritório. Sou uma pessoa muito detalhista, organizada, mas acho que estou um pouco velhinha para iniciar nesta carreira já que tenho 29 anos.
Sinceramente, você acha que eu devo investir neste ramo de secretária?
Muito obrigada pela atenção.
Um bom fim de ano também.
Luana

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 28th, 2011 - 3:43

Olá, Luana!

Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Não sei qual é o seu trabalho atual, sua formação, aptidões e se tem perspectiva de crescimento profissional onde trabalha. Você não está velha não. Tire essa ideia da cabeça. O que precisa analisar com muito cuidado é se deseja abandonar seu emprego atual, se gosta ou não do que faz e investir em outra área totalmente diferente. Hoje em dia, qualquer oportunidade de emprego é concorrida e se exige muita experiência e formação. Pense melhor a respeito para não se arrepender depois.
Boa sorte!
Um abraço.
Feliz 2012!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Luanadezembro 29th, 2011 - 0:12

Olá, Mirian!
Em primeiro lugar, muito obrigada pela atenção.Eu e meu marido temos um pequeno comércio, sendo uma lan house e uma pequena loja de informática. Ele também faz manutenção de micro. Eu fico com a parte da lan house, atendendo clientes e com a questão financeira também. A gente faz muito curriculum para secretária e recepcionista sem nenhuma formação, mas com experiência e algumas comentam que não é nada fácil arrumar um bom emprego e com um salário bacana nessa área. Estou pesquisando muito, mas cada dia fico mais em dúvida! Neste ano que vem eu vou tomar uma decisão! (Tomara que seja a decisão certa).
Um abraço, e muito obrigada pela atenção.
Feliz 2012, para você também!
Luana

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Juliana Oliveirajaneiro 5th, 2012 - 15:59

Olá! Boa Tarde!
Estou angustiada com o rumo de minha vida profissional. Estou com 27 anos e tranquei dois cursos de graduação. Não me identifiquei com nenhum deles. Isso me deixou um tanto frustrada. Agora estou pensando em cursar Secretariado porque tem relação com a área que atuo hoje e gosto bastante, porém, tenho medo de iniciar o curso e não gostar novamente. E me disseram que essa profissão é mais fácil quando se é jovem, que mais tarde vou ter dificuldade nesse mercado. Queria saber sua opinião sobre o assunto.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 6th, 2012 - 1:33

Olá, Luana!

Desejo a vocês sucesso e prosperidade nos negócios. Eu não sei em quais empresas essas secretárias trabalharam. Nunca ouvi falar de secretárias com experiência e sem formação que ganham pouco, porque secretárias formadas são contratadas por empresas sérias e ganham salários compatíveis com o mercado ou de acordo com o potencial e a experiência de cada uma. Se elas se dizem secretárias sem formação, não devem possuir nenhuma teoria e, por isso, fica difícil conseguir um emprego em grandes empresas e receber um bom salário porque não têm registro em carteira e, por isso, as empresas sérias não as contratam. Elas deveriam investir na carreira para ter a formação desejada.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 6th, 2012 - 1:42

Olá, Juliana!
Muito obrigada pelo seu contato e interesse em meu site. Você é muito jovem. Saiba que existem pessoas, ou seja, profissionais muito mais velhos que você, na faixa dos 50 anos ou até se aposentando que passaram a vida toda se questionando sobre a profissão e por motivos diversos, seguiram carreiras sem nenhuma motivação ou prazer. Trabalhavam somente pelo salário. Sua dúvida é comum, porém, são poucos os que se assumem frustrados ou inseguros na profissão escolhida. Não vá pela cabeça de ninguém, porque muitas dessas pessoas que querem lhe dar conselhos, podem estar incluídas no meu comentário. Procure um profissional da área de educação ou mesmo um psicólogo e faça um teste vocacional. Só assim poderá saber do que gosta e, principalmente, do que não gosta e assim optar pela melhor profissão que seja compatível com sua personalidade e habilidades. Assim será possível construir uma carreira de sucesso e prazerosa. O mais importante você conseguiu, que é o de reconhecer que não sabe o que quer fazer. Muitos não tem esse discernimento.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Caroljaneiro 6th, 2012 - 12:29

Olá! Gostaria de saber o salário inicial de uma secretária executiva e até quanto ela pode ganhar? Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
software djjaneiro 13th, 2012 - 20:31

Hi!This is really a good post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 15th, 2012 - 20:28

Hello, dear friend!

Thanks for your comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 15th, 2012 - 20:35

Olá, Carol!
Eu tenho uma noção de salário para secretária. Porém, isso varia de empresa para empresa, cidade, capacidade, escolaridade e experiência de cada secretária, embora exista uma faixa inicial para cada nível (jr., sênior, gerência, diretoria, particular, português, bilíngue, presidência), Por isso, como não sei qual a cidade onde mora, seria mais aconselhável verificar junto ao sindicato e escolas de sua região e consultar algumas agências e consultorias de empregos para secretárias ou mesmo tentar descobrir quanto as empresas da cidade onde mora costumam pagar para esses níveis de secretárias. Eles, certamente lhe darão uma resposta mais certa que eu.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
louboutin shoesjaneiro 15th, 2012 - 23:08

I like this site very much, Its a real nice berth to read and incur information.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
mixer videojaneiro 16th, 2012 - 16:18

Hi!This is really a good post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
christian louboutinjaneiro 16th, 2012 - 17:35

I really like your writing style, fantastic info, appreciate it for posting.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Yasminejaneiro 18th, 2012 - 14:16

I just added this web site to my favorites. I really enjoy reading your posts. Thanks!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Projektowanie Stron Wwwjaneiro 19th, 2012 - 16:44

Super-Duper website! I am loving it!! Will be back later to read some more. I am bookmarking your feeds also

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
lancaster pa outletsjaneiro 19th, 2012 - 18:48

This really answered the drawback, thanks!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
accountants washington dcjaneiro 20th, 2012 - 1:36

You definitely know how to bring an issue to light and make it important. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
skype gratuit francaisjaneiro 23rd, 2012 - 2:55

Why didnt I think about this? I hear exactly what youre saying and Im so happy that I came across your blog. You really know what youre talking about, and you made me feel like I should learn more about this. Thanks for this; Im officially a huge fan of your blog

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
nassau county computer repairjaneiro 24th, 2012 - 16:36

you’ve got a great weblog here! would you prefer to make some invite posts on my blog?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
london it supportjaneiro 24th, 2012 - 20:37

One of my favorite posts.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
priscila freirejaneiro 25th, 2012 - 23:31

Cara, Mirian, boa noite!
Gostei muito do seu site. Esta semana passei por uma situação muito dificíl. Trabalhava há mais de 4 anos para o meu chefe, aguentando suas ironias, críticas e abusos. Às vezes me perguntava porque eu aguentava tudo isso e sabia a resposta: acomodação. Nessa semana ele gritou comigo na frente de outras pessoas e mandou eu calar a minha boca. Sei que meu comportamento não foi o melhor mais não aguentava mais. Gritei mais alto que ele e falei grandes verdades e mandei ele para um lugar bem distante. Desculpe o desabafo.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 26th, 2012 - 17:27

Olá, Priscila!

Muito obrigada pelo seu elogio e depoimento. Realmente é muito triste saber que existem chefes assim. Na verdade, nem devem ser chamados de chefes e sim de animais ferozes vestidos de chefes.

Pelo que comentou, aguentou muito tempo mesmo. Outra pessoa no seu lugar não teria ficado uma semana. Talvez nem tenha sido somente acomodação. Às vezes, o chefe nos desvaloriza tanto que nos sentimos incapazes profissionalmente e com a auto-estima tão baixa que passamos a acreditar que não temos valor no mercado e que ninguém irá nos contratar.
Desejo-lhe boa sorte e que escolha melhor seu novo chefe. Algumas empresas já sabendo do comportamento difícil do futuro chefe, já avisa aos candidatos sobre características desse executivo. Dizem se ele é difícil, se é muito exigente, se é impaciente, se é nervoso ou estressado. Por essa análise, você saberá quem irá encontar pela frente. Se nas entrevistas não comentarem nada, tente perguntar sutilmente sobre a personalidade do futuro empregador ou tentar descobrir porque está procurando uma nova secretária ou assistente.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 5:03

Hi, dear friend!

Thanks for your comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 5:05

Hello, dear friend!

Thank you a lot for your kind comments, but I prefer to work alone.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 5:06

Hello, dear friend!

Many thanks for your kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 17:12

Hello, dear friend!

Thank you for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 17:13

Thanks a lot, dear friend.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 17:14

Hi, dear friend!
Thanks for your participation and comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 17:16

Hello, Yasmine!

Thank you for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 17:17

Hello, Christian!
Thanks a lot for your comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 17:18

Hello, dear friend!
Thanks a lot for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 28th, 2012 - 17:19

Hello, dear friend!
Thank you for your participation and comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Duncan Owensbyjaneiro 30th, 2012 - 23:56

I simply want to say I am newbie to blogging and really savored your page. Almost certainly I’m want to bookmark your blog . You really have terrific posts. Regards for sharing with us your blog.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
alnicojaneiro 31st, 2012 - 4:26

Hello, this is a good post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
J Campbelljaneiro 31st, 2012 - 7:57

I do like the way you have presented this specific difficulty plus it does indeed provide me personally a lot of fodder for consideration. However, through everything that I have seen, I just simply trust when other comments stack on that men and women keep on issue and don’t embark upon a tirade associated with the news of the day. Still, thank you for this outstanding piece and although I do not necessarily go along with this in totality, I regard your standpoint.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
crybabyjaneiro 31st, 2012 - 21:39

Hello, this is a good post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Nena Todarofevereiro 2nd, 2012 - 19:32

Thanks, I’ve recently been searching for information about this subject matter for ages and yours is the best I’ve found so far.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
iphonefevereiro 3rd, 2012 - 22:28

Hello, this is a good post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
retirement communities delawarefevereiro 6th, 2012 - 14:02

This is the best web blog I have read.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
wide angle lensesfevereiro 7th, 2012 - 15:06

You really make it appear really easy along with your presentation but I find this topic to be really one thing that I feel I’d by no means understand. It kind of feels too complex and extremely wide for me. I am looking ahead for your next post, I will attempt to get the grasp of it!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 8th, 2012 - 16:13

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 8th, 2012 - 16:14

Hello, dear Gerald!

Thank you very much for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 8th, 2012 - 16:17

Hello, dear friend!
Thanks for your comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 8th, 2012 - 16:19

Hello, dear Nena!

Thank you so much for your participation and kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 8th, 2012 - 16:20

Hello, dear James!
Thank you.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 8th, 2012 - 16:21

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
quotes on lost lovefevereiro 18th, 2012 - 9:21

An intriguing discussion is designer account. I cerebrate that you should compose more on this message, it mightiness not be a inhibition soul but mostly fill are not enough to utter on much topics. To the succeeding. Cheers.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
quotes on lost lovefevereiro 19th, 2012 - 21:09

Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is magnificent, as well as the content! Thanks.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Seo Tricksfevereiro 20th, 2012 - 3:17

I am often to blogging and i really appreciate your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your site and keep checking for new information.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Chery Toupinfevereiro 21st, 2012 - 4:31

Hello! I just would like to give a huge thumbs up for the great info you have here on this post. I will be coming back to your blog soon.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Free Makeup Samplesfevereiro 23rd, 2012 - 9:11

I am not sure where you’re getting your info, but great topic. I need to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for wonderful info.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Free Makeup Samplesfevereiro 24th, 2012 - 18:44

I was recommended this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You are wonderful! Thanks!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
marketing salt lake cityfevereiro 27th, 2012 - 17:32

I really like that. You touched my heart!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
laser hair removal in lancaster pafevereiro 28th, 2012 - 9:03

It’s extremely useful for me. Big thumbs up for this weblog post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Gerri Papkafevereiro 28th, 2012 - 23:16

You can definitely see your skills in the work you write. The world hopes for more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe. Always go after your heart.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
computer repair cumming gamarço 3rd, 2012 - 2:23

Thanks for the great info.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:34

Hello!
Thank you for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:36

Hello, Gerri!
Thank you a lot for your kind words and lovely comments!
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:37

Hello!
Thanks a lot for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:38

Hello!

Thanks for your lovely words.
Regards,

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:41

Hello!

Thank you very much for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:43

Hello!

Thank you for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:45

Hello!

Thanks a lot for your lovely comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 3rd, 2012 - 5:47

Hello!

Thank you for your lovely comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
invest liberty reservemarço 3rd, 2012 - 10:43

I am not sure where you are getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for excellent information. I was looking for this.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Luisa Ribasmarço 4th, 2012 - 14:25

Olá, Mirian! Queria pedir uma orientação. Fiz o curso de secretariado executivo bilíngue em 1991, trabalhei no Banco Itaú por 12 anos onde comecei como escriturária e depois atuei como secretária de gerência e diretoria. Saí do banco e fui morar na Espanha onde residi por 9 anos. Na Espanha tive outras ocupações. Voltei agora para o Brasil e estou tentanto me recolocar no mercado como secretária, me sinto insegura nas entrevistas e não sei muito bem como explicar minha experiência proffissional depois de tanto tempo fora. agradeceria muito uma ajuda. Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 4th, 2012 - 21:11

Olá, Luísa!

Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Você tem muita experiência e uma bagagem cultural que poucas pessoas têm por ter morado no exterior. Se eu fosse você, minha 1a. providência seria enviar meu currículo para todos os bancos, em especial os que falam língua espanhola e os estrangeiros. Não sei se é de SP, mas aqui existem muitos bancos estrangeiros. Isso ajudaria porque tem experiência em banco. Também enviaria meu CV para empresas onde se usa o espanhol e também para o consulado da Espanha porque lá, se eles não se interessarem pelo seu CV, com certeza poderão encaminhá-lo a alguma empresa conhecida pois sempre há troca de informações. Uma outra dica importante é procurar consultorias em SP que só trabalham com secretárias. Lá poderá ser orientada como agir nas entrevistas e explicar melhor sua experiência profissional. Além disso, poderá atuar em outras áreas utilizando o idioma espanhol e, se não quiser, não precisará trabalhar como secretária. Se puder estudar inglês será melhor ainda. Cadastre-se seu CV na internet pois a visibilidade é muito grande também. Tente se lembrar de tudo o que fazia no último emprego. A insegurança é normal quando se fica muito tempo fora do país e do mercado de trabalho. Mas, acredite, será passageiro e irá conseguir um emprego maravilhoso. Tenho certeza disso!
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Kataskeui Istoselidonmarço 7th, 2012 - 6:21

I was very pleased to find this website.I wanted to thank you for your time writting this wonderful content!! I absolutely enjoying every tiny amount of it and I have you book-marked to check out your new articles.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
invest liberty reservemarço 7th, 2012 - 20:26

I’m not sure where you’re getting your info, but great topic. I need to spend some time learning more or understanding more. Thanks for excellent info. I was looking for this info for my mission.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
invest liberty reservemarço 7th, 2012 - 22:23

Hello! I found your blog using msn. This is a very well written article. I will make sure to bookmark it and return to read more of it. Thanks for the post. I will definitely return.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 7th, 2012 - 23:46

Hello, dear friend!

Thank you for your kind comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 7th, 2012 - 23:48

Hello, dear Cazier!
Thanks a lot for your nice words and interest on my job.

Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 7th, 2012 - 23:54

Hello, dear Silvia!

Thank you very much for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
mulberry outletmarço 8th, 2012 - 12:41

Nice work.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
invest liberty reservemarço 8th, 2012 - 21:44

I was suggested this website by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are wonderful and incredible! Thanks! Best Regards.
Nick

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
computer repair edison njmarço 11th, 2012 - 12:58

This was a great post, thanks for the info.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 12th, 2012 - 12:03

Hello, Douglas!
Thanks you for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 12th, 2012 - 12:03

Hello, Nick!

Thanks a lot for your nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 12th, 2012 - 12:04

Hello, Holberton!
Thanks a lot for your nice words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
dedicated virtual server hostingmarço 14th, 2012 - 19:24

This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve found something that helped me. Appreciate it!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 16th, 2012 - 3:27

Hello, dear friend!
Thanks a lot for your nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
decks newark demarço 16th, 2012 - 10:59

Hi! I just want to give an enormous thumbs up for the great data you have here on this post. I shall be coming again to your weblog soon.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
kataskevh websitemarço 21st, 2012 - 21:01

This was a genuinely great share. I’d like to put in writing like this additionally – taking time and actual hard work to create a really good article, but what can I say, I procrastinate a lot and by no means seem to get something done.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Inspirational Quotesmarço 22nd, 2012 - 7:16

I’m not sure where you are getting your info, but great topic. I need to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this information for my mission.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 22nd, 2012 - 16:20

Hello, dear friend!

Thank you for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 22nd, 2012 - 16:22

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 22nd, 2012 - 16:23

Hello, dear friend!

Thanks for your kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
vanessamarço 24th, 2012 - 13:48

Olá, Mirian!
Sou secretária de 3 médicos. Como devo cobrar meu pagamento se eles dividem o meu salário?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 25th, 2012 - 19:55

Olá, Vanessa!
Você deverá conversar com cada um deles ou com quem você considera ser o principal responsável pela empresa em que trabalha. Aproveite também e tire todas as suas dúvidas para saber a quem deverá se reportar em outros assuntos pessoais e comerciais.
Boa sorte!
Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Inspirational Quotesmarço 26th, 2012 - 1:20

Wow, incredible blog layout! How long have you been blogging for? You made blogging look easy. The overall look of your web site is magnificent, as well as the content! Thanks.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 27th, 2012 - 16:41

Hello, dear friend!
Thank you very much for your nice comments. I have been blogging for 2 years, since 2010. You are very kind.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
strumenti musicalimarço 28th, 2012 - 0:49

Hi! Great blog!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
websitemarço 28th, 2012 - 3:35

An interesting discussion is well worth comment. I believe that you should publish more on this topic, may possibly not be a taboo subject however typically people are not enough to speak on such topics. To the next. Cheers

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 28th, 2012 - 4:05

Hello, dear friend!
Thanks a lot for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 28th, 2012 - 4:06

Hello, dear friend!
Thank you for your kind comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
hello kitty iphone 4 caseabril 2nd, 2012 - 13:24

Top post. I look forward to reading more. Cheers

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 2nd, 2012 - 17:41

Hello, dear friend!

Thanks for your comments.

Regards,

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
istoselida tipsabril 4th, 2012 - 9:01

Everything is very open with a clear explanation of the challenges. It was truly informative. Your site is very helpful. Thanks for sharing!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 4th, 2012 - 14:58

Hello, dear friend!
I really enjoyed your participation!
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lorenzo Boockabril 4th, 2012 - 20:08

A formidable share, I simply given this onto a colleague who was doing a little bit evaluation on this. And he actually bought me breakfast as a result of I discovered it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to debate this, I really feel strongly about it and love studying extra on this topic. If possible, as you turn out to be experience, would you mind updating your blog with extra particulars? It is extremely helpful for me. Large thumb up for this weblog post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 4th, 2012 - 20:10

Hello, Lorenzo!

Thank you for your nice words.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
parier en ligneabril 5th, 2012 - 9:22

Very interesting article. It helps me a lot.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
avalon house rentalsabril 5th, 2012 - 11:37

I was very pleased to find this website. I wanted to thank you for your time for this wonderful post!! I definitely enjoy reading it and I have you bookmarked to check out new stuff you blog post.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 5th, 2012 - 19:47

Hello, dear friend!

Thanks for your participation.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 5th, 2012 - 19:49

Hello, dear friend!

Thank you for your nice comments. You are very kind!
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 5th, 2012 - 20:25

Hello, dear Lorenzo!

Thank you a lot for your nice words and kind participation.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
beats by dreabril 11th, 2012 - 5:00

Their as you read through my thoughts! An individual to know a lot relating to this, just like you authored ebook in it or something. I do think that can be done with a bit of photos to push the content home slightly, but besides these very, that is magnificent site. A fantastic study. We’ll easily be again.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
awnings san bernardinoabril 12th, 2012 - 6:28

After examining a few of the blog posts on your website now, and I actually like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website listing and shall be checking back soon. Please try my site as well and let me know what you think.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
How do you get richabril 13th, 2012 - 14:42

This web page is mostly a walk-through for the entire info you wished about this and didn’t know who to ask. Glimpse right here, and also you’ll definitely discover it.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
William Scheiberabril 13th, 2012 - 15:53

I used to be very happy to search out this site.I wished to thank on your time for this glorious learn!! I positively having fun with each little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you weblog post.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Reverse Phone Lookupabril 14th, 2012 - 6:17

Hello there. I found your blog using msn. This is a very well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more it. Thanks for the post. I will certainly return.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
stratteraabril 14th, 2012 - 8:48

Bravo, brilliant phrase.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
stratteraabril 15th, 2012 - 3:42

In my opinion it is very interesting theme. I suggest all to take part in discussion more actively.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
how do you get richabril 16th, 2012 - 20:07

Wonderful post. Thanks for sharing it.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 17th, 2012 - 2:03

Hello, dear friend!

Thanks for your nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 17th, 2012 - 2:35

Hello, dear friend!
Thanks for your comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 17th, 2012 - 2:36

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your nice comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 17th, 2012 - 2:38

Hello, dear friend!

Thank your for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 17th, 2012 - 2:39

Hello, William!

Thank you very much for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 17th, 2012 - 2:41

Hello, dear friend!
Thanks for your kind comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 17th, 2012 - 2:43

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your kind participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 17th, 2012 - 2:44

Hello, dear friend!

Thank you very much for your participation and nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
adirondack chairsabril 17th, 2012 - 7:44

This was a great post, thanks for the info.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
fantastic light fixturesabril 17th, 2012 - 18:29

I am so happy to read this. This is the kind of info that needs to be given and not the accidental misinformation that’s at the other blogs. Appreciate your sharing this greatest doc.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
wheres my water apkabril 18th, 2012 - 12:47

I am not sure where you are getting your information, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for great information I was looking for this info for my mission.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Katia Doerleabril 19th, 2012 - 2:16

Can I just say what a relief to find someone who really knows what they´re speaking about on the internet. You definitely know learn how to carry an issue to light and make it important. Extra folks have to learn this and understand this side of the story. I can´t imagine you´re no more popular because you undoubtedly have the gift.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
tayanneabril 19th, 2012 - 11:29

Oi! Eu trabalho numa há empresa 8 meses e, com 3 meses me mudaram de função para uma função melhor (secretária), com um salário melhor de R$ 700,00 reais (mais comissão). Depois de 5 meses nesta função, me voltaram para a a função antiga (vendedora) e me tiraram o salário de R$ 700,00 e só ficou comissão. Porém, na carteira de trabalho está com comissão e nos holerites está como secretária com salário fixo e mais a comissão. Isso pode?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 19th, 2012 - 14:26

Olá, Tayanne!

Obrigada pelo seu contato e interesse em meu site. Não entendi bem o que está acontecendo no seu trabalho. Gostaria de saber se tem experiência como secretária ou como vendedora. Acredito que você não tenha desempenhado bem o papel de secretária, talvez por falta de experiência, estudo na área, etc. e, por isso, a voltaram para o cargo de vendedora. Realmente o que estão fazendo não é, legalmente nem moralmente, correto com você. Afinal, você é uma profissional que merece respeito. A única providência que deve fazer agora é conversar com seu chefe ou com o RH e resolver esse problema. Se você não fizer nada, com certeza, ninguém fará por você.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 19th, 2012 - 14:31

Hello, dear friend!
Thank you for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 19th, 2012 - 14:32

Hello,dear friend!
Thanks for your kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 19th, 2012 - 14:33

Hello, dear friend!

Thank you very much for your kind comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 19th, 2012 - 14:35

Hello, Katia!

I really appreciated your nice comments. You are very kind!
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 19th, 2012 - 14:38

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your kind participation.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
free android appsabril 21st, 2012 - 10:46

Wow, marvelous blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your website is fantastic, let alone the content! Thanks.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserabril 22nd, 2012 - 10:31

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your kind comments. I have been blogging for 2 years (since 2010).
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
computer repair vienna vaabril 24th, 2012 - 14:56

Good article , thanks and we want more! Added to FeedBurner as well

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
lancaster wedding venuesabril 26th, 2012 - 6:45

Nice post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Anna beatrizabril 26th, 2012 - 22:13

Olá, boa noite! Trabalho como secretária há pouco tempo (4 meses). Tenho 17 anos, mas acho que faço mais do que minhas obrigações. Estou meio sem saber o que fazer, pois a Dra. pra quem trabalho, pede para eu fazer coisas que acho que não é minha obrigação. Exemplo: ela pede para eu resolver assuntos pessoais dela como pegar resultado de exames, entre outros. Não sei o que fazer, pois já estou ficando cansada. É o meu primeiro emprego e não sei bem dos meus direitos estando nessa situação. Por favor, me ajude. Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Fláviaabril 26th, 2012 - 23:13

Olá! Sou aluna de um curso técnico em secretariado. Apesar de não ter começado o curso por gostar de fato da profissão, estou aprendendo muita coisa boa sobre a profissão. Onde estudo estão quase fechando o curso por não haver demanda, vamos até realizar um evento com a finalidade de apresentar o curso, ou mesmo a profissão, porque muitas pessoas ainda possuem um conceito distorcido e obsoleto do que é ser secretária. Um amigo, uma vez me disse que ser secretária é usar roupa colada e ser “amante do chefe”. Isso é lamentável, pois não enxergam toda a paciência e esforço que uma secretária dispensa em seu trabalho.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nasserabril 27th, 2012 - 3:12

Olá, Anna!
Entendo bem o que está sentindo. Como ainda é muito jovem, está no seu primeiro emprego e é inexperiente, sua chefe acha que pode exigir muito de você. Esse tipo de serviço é de responsabilidade dela ou então de um outro funcionário, tipo office-boy. Você é do tipo de funcionária que faz tudo. Não sei como é seu relacionamento com ela (pessoal e profissional), se gosta do trabalho, se é registrada e se tem um bom salário. A única maneira de resolver isso é conversando com ela de forma objetiva e sincera e ver o que acontece. Se ela perceber que está exagerando, irá se desculpar e modificar seu comportamento. Caso contrário, você deverá refletir o que é melhor para você.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 27th, 2012 - 3:37

Olá, Flávia!
Existem cursos técnicos bem conceituados, bem como reconhecidas faculdades de secretariado executivo bilíngue. Algumas, como comentou, passam por dificuldades de adesão e de qualidade e lamento que, seu curso esteja passando por problemas. Independente da situação atual, procure aprender tudo o que puder, aprofunde-se mais e estude idiomas, recicle seus conhecimentos em cursos, palestras, eventos, etc. para se tornar uma profissional preparada e competente.
Esse seu amigo foi infeliz no comentário e não deve ser a pessoa mais indicada para opinar sobre coisa alguma por ser limitado intelectual e profissionalmente, talvez por falta de acesso e interesse a informações verdadeiras e de qualidade.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
leggio musicalemaio 4th, 2012 - 7:34

Hi! Great blog!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
pizza hut couponsmaio 4th, 2012 - 14:29

I was more than happy to search out this site.I need to thank your time for this wonderful learn!! I positively enjoy each little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you weblog post.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 7th, 2012 - 3:10

Hello, dear friend!
Thank you for your nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 7th, 2012 - 3:12

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your comments and participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Val Griecomaio 8th, 2012 - 1:06

Can’t leave this internet site without having posted my thanks comment. Pretty valuable info, thanks.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 8th, 2012 - 21:29

Hello, Val!

Thanks a lot for your participation and nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
floor cleaning lancastermaio 13th, 2012 - 20:09

This really answered my problem, thank you!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Carrol Cicoriamaio 14th, 2012 - 10:52

Really clean web site, appreciate it for this post.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
carpets lancastermaio 14th, 2012 - 22:08

This was a great post, thanks for the info.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Drew Maravillamaio 15th, 2012 - 5:38

I simply want to mention I am just newbie to blogging and site-building and definitely enjoyed you’re website. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You certainly come with remarkable posts. Bless you for sharing with us your web-site.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
lancaster pa dentistsmaio 15th, 2012 - 8:33

This was a really nice post.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Tassiamaio 16th, 2012 - 2:00

Olá, Mirian! Estou com um grande problema na loja em que trabalho há quase dois anos. Na verdade meu chefe possui duas empresas, eu trabalhei na matriz ano passado e não tinha muitos problemas, mas ele me transferiu e eu estou muito decepcionada com os meus colegas de trabalho. O primeiro pedido que ele me fez foi que, tudo que acontecesse dentro da empresa ele deveria ser avisado, tudo deveria ser relatado a ele e que as notas promissórias dos clientes em atraso deveriam ser separadas e mostradas a ele para que ele próprio as separassem e as enviassem para a cobrança. Eu tento fazer tudo isso, mas infelizmente tem um colega meu que acha que eu sou fofoqueira e que isso não precisa ser passado ao meu chefe. O que devo fazer?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 16th, 2012 - 16:39

Olá, Tassia!
Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Você é secretária nessa empresa ou assistente? Pelo que me relatou, só posso concluir que: ou seu colega tem inveja de você por saber que você é o braço direito do seu chefe e por isso quer prejudicar seu trabalho para que ele sim possa se destacar na empresa e também ser promovido ou elogiado pelo chefe ou então, ele deve conhecer algum cliente e quer protegê-lo das cobranças. Nas duas situações, quem está agindo incorretamente é ele que está interferindo nos procedimentos e normas da empresa. Que poder tem esse funcionário de querer se intrometer nas suas funções? Você não é fofoqueira, se fosse já teria relatado tudo isso ao seu chefe. Se você quiser honrar seu trabalho e a responsabilidade e confiança que seu chefe confiou em você, conte tudo o que está acontecendo, já que está influenciando negativamente no seu trabalho e nos interesses do seu chefe. Tenho certeza de que, com essa atitude, ele se conscientizará ainda mais de seu profissionalismo e competência.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 16th, 2012 - 16:42

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your participation!
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 16th, 2012 - 16:43

Hello, Jane!

Thank you for your nice comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 16th, 2012 - 16:45

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your kind words.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 16th, 2012 - 16:45

Hello, dear friend!

Thank you very much for your kind and nice words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 16th, 2012 - 16:47

Hello, dear friend!

Thank you so much for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Paolamaio 17th, 2012 - 0:21

Olá, Mirian, tudo bem? Meu nome é Paola, sou formada no curso Técnico em Secretariado pelo SENAC e estou no último ano do curso Secretariado Executivo Bilíngue pela UNIP. Já possuo experiência de 6 anos na área. Estou participando de um processo seletivo para secretariar o presidente de uma empresa. Já passei pela primeira fase que foi a entrevista com o RH da empresa e agora vou ser chamada para fazer um entrevista com o presidente, e, provavelmente terá um entrevista em inglês com ele. Você poderia me dar umas dicas, como quais tipos de perguntas ele provavelmente irá fazer e como faço para me preparar bem para essa entrevista? Desde já agradeço pela atenção. Gostaria de dizer que adorei sua iniciativa de construir este blog para ajudar a todas nós, profissionais da área de secretariado. Parabéns ! Beijos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Alex Slifemaio 17th, 2012 - 10:41

This was really fascinating, with most of the credit to you the editor. Would adore to hear additional about this from you. Should you would not mind would you electronic mail me, I believe you may have my email with this comment and we can talk that would be brilliant. Thank you so a lot look forward to hearing from you.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 17th, 2012 - 12:02

Olá, Paola!

Muito obrigada pelo seu contato e elogios. Parabéns por estar se dedicando aos estudos e à carreira. Você escreve muito bem e, geralmente, quem escreve bem, sabe falar corretamente também. Infelizmente, muitas que me escrevem, cometem muitos erros de português. Você está a um passo para conquistar a vaga e, tenho certeza de que conseguirá. Normalmente, quando a entrevista é com o presidente, mais do que se preocupar com o que irá falar, é importante ficar atenta à vestimenta, maquiagem, bons modos, discrição, educação e simpatia. É nisso que ele irá fixar mais sua atenção. A forma como irá se comportar, será a forma com que irá agir no dia a dia com clientes, fornecedores e funcionários.
Se o presidente for mais idoso, será mais formal. Provavelmente , irá lhe perguntar sobre sua trajetória profissional e de estudos, sua família, se conhece a empresa, porque saiu ou quer sair do seu emprego e porque quer trabalhar lá. Alguns perguntam também qual é sua maior qualidade e defeito. Treine em casa e depois venha me contar que foi aprovada.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 17th, 2012 - 12:08

Hello, Alex!

Thank you so much for your kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Paolamaio 17th, 2012 - 21:26

Olá, Mirian! Muito obrigada pelas dicas. Pode deixar que assim que eu passar pela entrevista, e for aprovada, volto aqui para te contar tudo. Grande beijo !

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 18th, 2012 - 0:47

Olá, Paola!

Boa sorte na entrevista!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
sheds in massachusettsmaio 18th, 2012 - 20:14

I’m impressed, I must say.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
video games york pamaio 19th, 2012 - 19:34

Can I simply say what a relief to find someone who truly knows what they’re talking about on the internet.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 19th, 2012 - 23:50

Hello, dear friend!
Thanks a lot for your kind participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 19th, 2012 - 23:51

Hello, dear friend!
Thank you for your nice words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lyle Gabelinemaio 20th, 2012 - 4:12

whoah this blog is magnificent i love reading your articles. Keep up the good work! You know, many people are looking around for this information, you could aid them greatly.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
dududukkkkkkkmaio 21st, 2012 - 4:04

I was suggested this web site by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my trouble. You are incredible! Thanks! Regards, Agata

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
tax attorney pamaio 21st, 2012 - 18:08

I definitely enjoy every little bit of it and I have bookmarked your blog.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 21st, 2012 - 20:55

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 21st, 2012 - 20:56

Hello, Agata!

Thank you very much for your participation.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 21st, 2012 - 20:57

Hello,Lyle!

Thanks a lot for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
scheda audiomaio 25th, 2012 - 9:35

Hi! Great blog!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
carla raquelmaio 25th, 2012 - 16:40

Olá, Mirian! Tenho um amizade com o chefe do meu chefe, ou seja, somos amigos e tenho bastante afinidade com ele. Quando o chefe do meu chefe passa por lutas ele sempre conversa comigo e me pede uma opinião, nada que tenha a ver com o setor que trabalho mas sim porque ele fala que sou uma pessoa da sua confiança ,sei que ele gosta de mim mas tem um grande respeito , às vezes ele se declara , mas explico que sou casada e quero somente amizade, nada além disso. Sou casada e fiel a que prometi quando me casei, ou seja, ser fiel, mas quando meu chefe recebe uma bronca do chefe dele ,ele pensa que sou amante do seu chefe e acha que fico contando tudo o que se passa no setor para a sua chefia imediata sendo que isso não é verdade. Ele fica bastante grosseiro comigo e fala que eu fico fazendo fofoca para o chefe dele. Às vezes fico revoltada e penso que sou insignificante. Como em serviço público existe muito essa coisa dos chefes ter relações com as secretárias, ele fica pensando que sou mais uma e como eu não sou dessas fico me sentindo um lixo, sem valor, pagando por uma coisa que não sou. Meu próprio chefe tem um caso com uma menina aqui no órgão mas eu nunca joguei na cara dele e ele é casado! Como eu não tenho caso com ninguém eles ficam mim perseguindo só porque eu tenho uma boa aparência e não tenho nada com ninguém.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 25th, 2012 - 23:11

Olá, Carla!

Nem sei o que dizer. No ambiente de trabalho todo mundo fala de todo mundo. Verdades ou mentiras, comentários maldosos, enfim, falam de tudo e de todos! Parece que somos propriedade dessas pessoas que não tem mais o que fazer! Só você mesma para avaliar se vale a pena continuar nesse trabalho, sendo amiga do chefe do seu chefe, ajudá-lo, porém, você fica vulnerável a comentários desse tipo sem poder se defender. Se conseguir ser transferida para outro setor, seria ótimo. Assim poderia se distanciar de todas essas pessoas que tanto a incomodam. Se não for possível, o jeito seria trabalhar em uma empresa privada, se essa for a única alternativa para você. Não é justo você se dedicar tanto a alguém e, por outro lado, se sentir tão desprezada, isolada e mal falada no trabalho, o que reflete muito no seu estado emocional e desempenho. Pense nisso!
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 25th, 2012 - 23:22

Hello, dear friend!
Thanks for your nice comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Dianamaio 30th, 2012 - 15:35

Trabalho como Assist Administrativa desde 05/2002, porém fui contrada na mesma empresa em 07/2000 como recepcionista.
Em 2005 concluí o curso de Inglês pelo CNA, pelo Sinserj fiz um curso técnico de Secretariado Executivo em 2002.
Exerço toda rotina da área administrativa e só agora me decidi e vou ingressar no curso superior de Secretariado Trilíngue.
Não sei se é preocupação , mas quero muito mudar de emprego e não sei se essa graduação irá me abrir tantas portas quanto eu espero.
O que você acha? Que outra função eu poderia exercer com essa formação?
Abraços.
Diana

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 31st, 2012 - 5:59

Olá, Diana!

Muito obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Recebo, com frequência esse tipo de pergunta e sempre respondo que é muito difícil para eu opinar porque não conheço seu perfil, suas qualidades e aptidões. O que posso lhe adiantar e é o que digo sempre para quem me faz esse tipo de pergunta, é verificar realmente o que gosta de fazer, se matricular em um curso rápido nessa área e tentar ingressar nessa função para conhecer melhor o dia a dia desse trabalho. Outra alternativa seria a de mesmo trabalhando como secretária, trabalhar dentro da empresa numa área que goste, ex.: vendas, marketing, financeiro, etc. para se familiarizar com o serviço, adquirir experiência e verificar realmente se é esse tipo de trabalho que quer exercer futuramente e, assim, tentar uma chance. Conheci secretárias que foram para áreas totalmente diferentes enquanto trabalhavam como secretárias (RH, Consultora, Vendas, Marketing, Assistente Social, etc.). Como comentei, tudo dependerá da área em que for trabalhar, das condições da empresa (crescimento profissional, investimento no funcionário) e da oportunidade de desenvolvimento que seu chefe lhe dará no ambiente de trabalho, uma vez que estará muito próxima a ele para mostrar sua capacidade e poder expor seus interesses e objetivos profissionais.
Parabéns! Você escreve e expressa seus pensamentos muito bem, coisa rara hoje em dia!
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
phone systems harrisburgmaio 31st, 2012 - 7:36

You should take part in a contest for one of the best blogs on the web. I will recommend this web site!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
acupuncture lancasterjunho 1st, 2012 - 13:32

you’ve gotten an excellent weblog right here! would you prefer to make some invite posts on my blog?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
untuejunho 1st, 2012 - 14:07

I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
glauciajunho 3rd, 2012 - 4:25

Gostaria de um conselho, na verdade, de uma opinião. Sou graduada em Letras e passei, recentemente, num concurso do estado para professora, mas não estou me adaptando à profissão. Gostaria de saber em que outra profissão poderia atuar porque não quero ser professora.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
lancaster roofing contractorsjunho 3rd, 2012 - 6:14

Aw, this was a very nice post. In thought I wish to write like this – taking time and actual effort to make a very good article is very rare…

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Clarence Reinosojunho 3rd, 2012 - 21:28

Also person! This web site can be great! How to help it become appear to be this!?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 4th, 2012 - 5:34

Olá, Glaucia!

Muito obrigada pela sua participação e interesse em minha opinião. Muitas pessoas me escrevem pedindo um conselho semelhante ao seu. E, em todas as respostas, comento que é difícil para eu opinar pois não conheço a personalidade dessas pessoas, seus talentos, experiência e interesses. O que posso lhe adiantar, é que se você já sabe do que não gosta já é meio caminho andado. Agora precisa descobrir do que gosta de fazer ou alguma profissão ou trabalho que gostaria de exercer. Testes vocacionais costumam ajudar a identificar isso e até mesmo amigos e pessoas próximas poderão lhe ajudar nessa busca.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
connecticut shedsjunho 5th, 2012 - 7:39

Nice post!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
storage lancaster pajunho 7th, 2012 - 1:40

You definitely know how to bring an issue to light and make it important. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
delaware shedsjunho 8th, 2012 - 11:43

Can I simply say what a relief to find someone who truly knows what they’re talking about on the internet.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 8th, 2012 - 19:34

Hello, dear friend!

Thank you a lot for your nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 8th, 2012 - 19:34

Hello, dear friend!

Thanks for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 8th, 2012 - 19:36

Hello, Clarence!

Thank you for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 8th, 2012 - 19:37

Hello, dear friend!

Thank you so much for your kind comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 8th, 2012 - 19:37

Hello, dear friend!

Thank you so much for your nice and kind words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 8th, 2012 - 19:39

Hello, dear friend!

Thanks for your participation and invitation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 8th, 2012 - 19:39

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your nice words.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Antónia Pedro Correiajunho 11th, 2012 - 10:39

Olá, Mirian! Eu sou Antónia e preciso de uma opinião sobre o trabalho de secretária. Tenho levado muito “tapa” do meu chefe. Preciso saber como devo receber as visitas quando um visitante chega ao escritório. Devo perguntar antes ou depois de entrar na sala do meu chefe. Como não tenho muito conhecimento gostaria da sua ajuda em como atender a visita, como estar maquiada e como deixar de levar “tapa”.

Beijão.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Antónia Pedro Correiajunho 11th, 2012 - 10:45

Pergunto antes à visita se deseja uma água ou café ou pergunto antes da visita entrar na sala do meu chefe? Devo fazer isso 5 ou 10 minutos depois que a visita entrou na sala? Nunca fiz o curso de secretariado por isso tenho muitas dificuldades.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 12th, 2012 - 0:09

Olá, Antónia!

Você precisa analisar se realmente gosta da profissão e quer investir nela. Caso positivo, deve se matricular em um curso de secretariado, pois comentou que não fez nenhum curso e participar de eventos paralelos na área. Só assim poderá se familiarizar com a rotina, aprender mais e se sentir mais segura.
Curso de etiqueta também lhe ajudará muito. Quando qualquer visitante chegar ao escritório, seja um fornecedor, um cliente ou mesmo um candidato à alguma vaga, você pode perguntar se ele (a) aceita um café, água ou chá. Se a visita entrar logo na sala do seu chefe, poderá servir o café na sala dele e servir o café para os dois. Não importa em que momento irá oferecer o café, o importante é dar a devida atenção ao visitante.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
st louis deck buildersjunho 15th, 2012 - 9:55

An impressive share, I simply given this onto a colleague who was doing just a little similar evaluation on this. He in fact purchased me breakfast because I found it for him.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
CIBELEjunho 15th, 2012 - 15:40

MIRIAN, SOU SECRETÁRIA REGISTADA EM CARTEIRA HÁ 10 ANOS NA MESMA EMPRESA, SÓ QUE, ULTIMAMENTE ESTÃO ME OBRIGANDO A FAZER SERVIÇO PARTICULAR PARA FUNCIONÁRIOS E NÃO GANHO MAIS NADA POR ISSO. VOCÊ ACHA QUE SOU OBRIGADA A FAZER COISA PARTICULAR PARA FUNCIONÁRIO SÓ POR ELE SER IRMÃO DA DONA. ELE É FUNCIONÁRIO COMO EU. POR GENTILEZA, SOU OBRIGADA A FAZER OU SÓ FAÇO SE EU QUISER. DESDE JÁ, AGRADEÇO.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Paul Newmanjunho 16th, 2012 - 0:27

You should take part in a contest for among the finest blogs on the web. I will suggest this site!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 17th, 2012 - 5:15

Hello, dear friend!
Thank you a lot for your kind comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 17th, 2012 - 5:17

Hello, dear friend!
Thanks for your nice participation.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 17th, 2012 - 5:22

Olá, Cibele!

Obrigada por sua participação e interesse em minha opinião.
Você não é obrigada a nada. Não é obrigada a servir café, pagar contas, comprar coisas para funcionários, cuidar de assuntos pessoais e familiares de ninguém. Porém, algumas secretárias enfrentam essas situações. Algumas aceitam e outras não. Cabe a você decidir. Se for falar com sua chefia, saiba que isso poderá gerar duas respostas: ou ele poderá demiti-la por achar que está sendo “rebelde” por não acatar ordens ou entender seu posicionamento e parar com isso, já que trabalha lá há 10 anos, não fazia esse tipo de serviço e também por ter consideração por você. Afinal, são 10 anos de dedicação à empresa.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Clair Servijunho 20th, 2012 - 22:00

I just want to mention I am just all new to blogs and seriously enjoyed your web-site. Very likely I’m going to bookmark your site . You actually come with perfect writings. Bless you for sharing with us your blog site.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
computer charlotte ncjunho 21st, 2012 - 11:22

I’m experiencing an issue with your rss feed . Don’t know why I am not able to subscribe to it. Is there anyone getting similar rss problem? Anyone who is aware of kindly respond. Thanks

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Paula Joicejunho 23rd, 2012 - 5:52

Olá! Sou gerente de uma panificadora que é restaurante e lanchonete. Fui pedir para meu chefe me demitir e ele me propôs trabalhar de caixa. Só pedi pois ele não toma providências ao que eu digo. Faço de tudo lá: sou zeladora, cozinheira, balconista e caixa. Estou me sentindo muito mal. Isso é um rebaixamento de cargo e sei que serei motivo de chacota e humilhação. O que faço?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 25th, 2012 - 12:29

Olá, Paula!
Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Realmente você está numa situação delicada. Não sei qual é sua formação, experiência, tempo de serviço nesse emprego e grau de entrosamento com seu chefe, porém, acredito que deva ser uma profissional competente. Converse novamente com ele e esclareça que se ele fizer isso, não só você, como ele também irá se prejudicar, pois a imagem e a credibilidade dele irá ser afetada. Tanto os funcionários como os clientes que gostam de você poderão se revoltar e ficar contra ele, o que será péssimo. Diga que você se propõe a ajudar a selecionar e até treinar um novo funcionário para poder sair do trabalho numa situação amigável. Tenho certeza de que ele irá repensar e aceitar sua proposta.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Adrianajunho 28th, 2012 - 18:46

Olá, me chamo Adriana, tenho 37 anos. Sou formada em Secretariado Executivo, tenho pós-graduação na área. Porém, estou desempregada desde outubro do ano passado e estou fazendo faculdade de Letras – Inglês (aproveitei muitas cadeiras, estou no 5º semestre) para ver se consigo ao menos dar aulas de inglês no Estado do RS. Aqui no RS está muito difícil aparecer vaga para Secretária Executiva Bilíngue ou Trilíngue. Estou decepcionada, investi muito dinheiro em cursos de inglês, cursos de aperfeiçoamento, sempre fui ótima aluna, sempre me dediquei às empresas. Será que estou muito velha? Será que a profissão vai acabar aqui no Sul? As vagas similares que aparecem pedem Administração, Contábeis e outros cursos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 29th, 2012 - 0:00

Olá, Adriana!
Muito obrigada pelo seu contato e interesse em meu site. Que pena que está tendo dificuldade em arrumar emprego onde mora. Realmente não sei como é mercado de trabalho aí no RS, mas poderia investigar melhor inserindo seu CV nos sites das empresas, buscar agências e consultorias de emprego ou mesmo participar de eventos e cursos de reciclagem para Secretárias. O networking ajuda muito. Trabalhos temporários também são uma ponte para uma possível ou futura efetivação. Aqui em SP existem muitos escritórios de consultoria e advocacia internacionais que admitem dezenas de secretárias, com filiais espalhadas em alguns estados do Brasil. Faça uma pesquisa nessas empresas também. Você não está velha de jeito nenhum. É sim uma profissional capacitada, experiente, que poderá facilmente ser admitida em empresas para trabalhar em diretorias e presidências. Ainda bem que está investindo em outra profissão, porém, se seu objetivo é ser Secretária, busque novas alternativas.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
cincinnati computer repairjulho 1st, 2012 - 9:41

Thanks for the great info.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
self storage syracusejulho 1st, 2012 - 21:56

More people need to read this and understand this aspect of the story. I cant believe you’re not more popular.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 3rd, 2012 - 21:44

Hello, dear friend!

Thanks for your kind participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 3rd, 2012 - 21:45

Hello, dear friend!

Thank you for your nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
self storage albany nyjulho 14th, 2012 - 5:13

Hardly ever do I encounter a weblog that’s both educated and entertaining, and let me tell you, you might have hit the nail on the head. Your thought is outstanding; the problem is something that not enough individuals are speaking intelligently about. I’m very comfortable that I stumbled throughout this in my search for info referring to this.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
computer repair columbus ohjulho 14th, 2012 - 5:25

This really answered my problem, thank you!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
weight watchers lancaster pajulho 17th, 2012 - 6:43

There are some fascinating points on this article but I don’t know if I see all of them center to heart. There’s some validity but I’ll take hold an opinion till I look into it further. Good article , thanks and we wish more! Added to FeedBurner as well.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
koreajulho 22nd, 2012 - 7:46

I used to be curious about your up coming put up admin genuinely required this blog site super incredible webpage

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 23rd, 2012 - 23:27

Hello, dear friend!

Thank you for your comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 24th, 2012 - 23:16

Hello, dear friend!
Thank you very much for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 24th, 2012 - 23:34

Hello, dear friend!

Thank you a lot for your comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Pine Creek Construction LLCjulho 26th, 2012 - 11:40

Thank you for all of the effort on this blog

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 27th, 2012 - 15:29

Hello, dear friend!

Thank you very much for your kind message.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Andrew Peltagosto 2nd, 2012 - 3:39

I simply want to tell you that I am beginner to blogging and site-building and honestly liked your page. Almost certainly I’m going to bookmark your website . You surely have outstanding well written articles. Thanks for sharing your blog.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 3rd, 2012 - 0:17

Hello, Andrew!

Thanks a lot for your nice comments.

Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Pollyneagosto 7th, 2012 - 17:56

Boa tarde, Mirian!
Estou fazendo curso de tradutor e intérprete no momento, mas estou pensando seriamente em mudar para secretariado. Estou tentando um emprego como secretária para saber se é exatamente isso que eu quero, mas está difícil pois todos os anúncios que eu vejo exigem o registro SRTE. Saberia me informar se é obrigatório ter esse registro para trabalhar como secretária?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 8th, 2012 - 4:26

Olá, Pollyne!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Seria conveniente consultar o Sindicato das Secretárias de sua cidade para ter mais informações. Pelo que sei, é necessário sim já ter o registro ou estar estudando para poder trabalhar como secretária. Você estará apta a trabalhar como secretária fazendo um curso técnico de secretariado ou uma faculdade de secretária bilíngue. Se já tivesse muita experiência na profissão de secretariado, porém, sem o registro, poderia ser contratada como assistente adm. até conseguir o documento, embora não tivesse os mesmos direitos que uma secretária formada tem, o que não deixa de ser justo. Como em qualquer profissão, é necessário ter a experiência prática e teórica para ser admitida no emprego. Se é seu objetivo ser secretária, nada a impede que comece já a fazer o curso e tentar uma vaga como secretária, porém, irão lhe pedir experiência. Consulte as agências e consultorias de emprego voltadas especialmente para secretárias para poder avaliar o mercado e suas reais chances.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
how can i configure proxy serveragosto 13th, 2012 - 1:41

I want to to thank you for this excellent read!! I definitely enjoyed every bit of it. I have you bookmarked to look at new things you post…

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Luz Pareeagosto 17th, 2012 - 10:41

I simply want to mention I am newbie to blogging and certainly enjoyed this web-site. Very likely I’m want to bookmark your site . You definitely come with awesome well written articles. Appreciate it for sharing your web site.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Agencja Reklamy Internetowejagosto 19th, 2012 - 1:22

I like what you guys are up also. Such intelligent work and reporting! Carry on the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my site :) .

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Gotowe Projekty Stronagosto 21st, 2012 - 4:23

Somebody essentially lend a hand to make critically posts I’d state. This is the first time I frequented your website page and so far? I surprised with the research you made to make this actual publish incredible. Wonderful task!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Budowa Stron Internetowychagosto 21st, 2012 - 18:39

I like what you guys are up too. Such smart work and reporting! Carry on the excellent works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my website :) .

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 27th, 2012 - 18:27

Hello, dear friend!
Thank you for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 27th, 2012 - 18:28

Hello, dear friend!

Thanks for your kind comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 27th, 2012 - 18:29

Hello, dear friend!

Thank you for your nice comments.
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 27th, 2012 - 18:30

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 27th, 2012 - 18:32

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your participation
Best regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Souzaagosto 27th, 2012 - 19:46

Olá, Mirian! Estou passando uma certa dificuldade de relacionamento com meu chefe. Trabalho como secretária e sua esposa me procura dentro do serviço como amiga, escondido dele para desabafo pessoal e isso criou um problema porque eu levei agora para o lado pessoal. Ela não deixou claro para ele que partiu dela essa amizade e estou desanimada com relação ao lado profissional agora. De certa forma, os conflitos deles me atingiram e ele me falou cada absurdo que poderia ter sido evitado se ela tivesse esclarecido para ele. Você tem alguma dica de como eu poderia melhorar essa situação porque eu gosto muito do serviço.
Gostei muito do site!!!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 27th, 2012 - 21:51

Olá, Simone (não sei se é esse o seu nome)!

Realmente sua situação é muito delicada. Tratar assuntos profissionais com o chefe já é difícil, imagine envolver aspectos pessoais e familiares. Nunca ouvi nada parecido. Bem, se eu fosse você teria duas alternativas: escreveria uma carta para os dois com o mesmo conteúdo e enviaria por e-mail. Acho que ela tem e-mail também. Caso negativo, tentaria entregar em mãos ou pediria ao marido para entregar a ela. Lá, você esclareceria tudo o que está sentindo, o que pensa a respeito e o reflexo disso na sua vida profissional e também pessoal. Se for possível e se tiver coragem, tente falar com os dois juntos pessoalmente. Não sei se está nesse trabalho há muito tempo, mas deixaria o cargo à disposição e pediria para que nenhum dos dois falassem mais nada sobre assuntos familiares, íntimos ou pessoais. Se eles estão passando por algum problema, devem procurar ajuda profissional, falar com amigos próximos ou alguém da família ou mesmo repensar o casamento e não envolver você, que, de uma forma ou outra, pode ser apontada com o estopim de alguma briga ou conflito entre eles. Acredito que nenhum dos dois seja maduro o suficiente, pois ninguém com um pouco de controle emocional e responsabilidade, deixaria a situação chegar onde chegou e, muito menos, ser insultada como você foi foi pelo chefe. Outra alternativa, é pedir para mudar de área, de chefia e, se não puder, procure com urgência outro emprego onde possa se desenvolver profissionalmente e ficar em paz emocionalmente. A decisão é sua! Só você poderá saber o que é melhor para você. Lembre-se: embora você goste muito do serviço, pense até que ponto você irá aceitar essa situação que deve estar afetando sua saúde e paz de espírito.
Obrigada pelo seu contato e elogios. Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Jeysesetembro 11th, 2012 - 14:12

Olá, Mirian. Primeiramente quero lhe parabenizar pela iniciativa e humildade de querer ajudar as pessoas com seus conhecimentos e experiência.

Estou com uma dúvida referente ao curso de SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE. Para fazer este curso é preciso falar espanhol e inglês, no entanto, sei que se já falo português e inglês já é ser bilíngue , mas no mercado de trabalho (me corrija se estiver errada) tem sim que falar espanhol para ser S.E.B. Então quem não fala espanhol é complicado fazer o curso? Ou mesmo não sabendo eu faço a graduação? Até porque na grade do curso possui espanhol.

Obs: tenho 21 anos.

Desde de já lhe agradeço por abrir este canal para que possamos tirar nossas dúvidas.
Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 11th, 2012 - 19:33

Olá, Jeyse! Eu é quem agradeço seus elogios e participação. Pelo que sei, considera-se secretária bilíngue, quando se domina dois idiomas, ou seja, a lingua nativa (no caso a Língua Portuguesa) e outro idioma, que pode ser inglês, espanhol, francês. Quem fala dois idiomas, além da língua nativa, é considerada secretária trilíngue e quem domina quatro ou mais idiomas é considerada poliglota. Eu estudei com muitas pessoas que não sabiam nem falar o verbo To Be direito e mesmo assim fizeram o curso de tradutor intérprete (inglês/português) e tiravam o atraso com cursos paralelos. Além disso, quem não sabe escrever nem falar corretamente também sente dificuldade para se expressar em outra língua porque o vocabulário fica pobre e restrito. Por isso, se no seu curso tem na grade o idioma espanhol e mesmo não sendo fluente no idioma poderá sim aprender se se dedicar ou mesmo se fizer um curso paralelo ou aulas particulares, até porque é muito difícil alguém que conhece dois idiomas ou mais, além do seu, saber profundamente e ter fluência nos idiomas que estudou, até porque o aprendizado é diário. Sempre haverá um maior interesse e facilidade para aprender uma ou outra língua estrangeira, além da convivência com a língua no ambiente de trabalho ou familiar também favorecer. Converse com seus professores e esclareça melhor sua dúvida. Tenho certeza de que lhe ajudará a tomar a melhor decisão.

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Jeysesetembro 12th, 2012 - 0:22

Boa noite, Mirian!

Muito obrigada por dedicar seu tempo em responder minha pergunta.

Obrigada.

Um abraço.

Jeyse

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 12th, 2012 - 4:54

Olá, Jeyse!

Não há de quê. Fique à vontade para me contatar quando precisar.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Hwa Rutiagaoutubro 1st, 2012 - 14:11

Hi, I believe your site could be having internet browser compatibility issues. Whenever I look at your blog in Safari, it looks fine however when opening in I.E., it’s got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up! Other than that, wonderful site!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Adriana Mariano Pedrosooutubro 4th, 2012 - 19:30

Olá, Mirian!

Escrevi algum tempo atrás para falar que estava desempregada. Agora escrevo para dizer que estou trabalhando desde julho/2012. Fiquei 8 meses desempregada, mas agora tudo melhorou.
Trabalho como Secretária Trilíngue em uma empresa de importação e exportação aqui no RS.
Incrível como o trabalho nos torna mais autoconfiantes e melhora nossa autoestima.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 4th, 2012 - 23:30

Olá, Adriana!

Estou muito feliz por você. Desejo que tenha sucesso nessa empresa e que fique lá por muito tempo.
É verdade! Quando estamos trabalhando nos sentimos úteis, capazes e valorizados, independente se o trabalho é remunerado ou não.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
liberty reserveoutubro 6th, 2012 - 5:36

Attractive section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your blog posts. Anyway I will be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently fast.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 6th, 2012 - 20:46

Hello, dear friend!

Thanks a lot for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Dustin Koerneroutubro 8th, 2012 - 20:24

I just want to tell you that I am just all new to weblog and seriously loved your page. Most likely I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly come with good article content. Kudos for revealing your web page.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Korey Figarskyoutubro 10th, 2012 - 7:55

I was checking continuously this blog and I am impressed! Extremely helpful info specifically the last part. I care for such information much. I was looking for this certain info for a long time. Thank you and best of luck.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 11th, 2012 - 6:07

Hello, dear friend!
Thanks a lot for your kind information.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 11th, 2012 - 6:08

Hello, Dustin!

Thank you for your nice comments.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 11th, 2012 - 6:09

Hello, dear friend!

Thank you very much for your participation.
Regards,
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Carolinadezembro 5th, 2012 - 17:23

Olá! Estou no 2° período de Secretariado Executivo, e, recentemente, consegui um estágio em uma empresa que está em desenvolvimento. A minha função no contrato está como recepcionista, porém faço muito mais do que recepcionar clientes e atender pessoas. Eu trabalho diretamente com todos os departamentos da empresa e o departamento no qual trabalho é da diretoria. Marco reuniões e faço toda a ligação dos departamentos. Estou há um mês mas me sinto insegura por ter que ter tanta responsabilidade. Tenho medo de fazer algo grave que comprometa a empresa ou de não atender às expectativas do meu chefe. Logo na segunda semana, o meu chefe veio perguntar aonde eu trabalhei, e disse que poderia ver algo melhor para mim dentro da empresa. O que você acha disso? O que posso fazer para ser reconhecida futuramente?
Beijos!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 6th, 2012 - 0:02

Olá, Carolina!

Obrigada pelo seu contato e interesse no site. Se você é ainda estudante e conseguiu um estágio, está de parabéns. Já é uma grande oportunidade de mostrar seu valor e capacidade. Você já está sendo avaliada, ou melhor, desde o 1o. dia de trabalho seu chefe e outros funcionários estão observando seu trabalho. Se você faz tanta coisa e para tanta gente é porque confiam em você e sabem de seu potencial. Porém, quem trabalha muito, pode cometer mais erros se comparado a quem trabalha pouco na empresa. Se você sentiu que o comentário do seu chefe foi sincero e que realmente ele quer lhe ajudar, tenha uma conversa franca com ele e veja suas reais possibilidades na empresa. Se é uma empresa em desenvolvimento, poderá rapidamente ser a secretária da diretoria (se eles ainda não possuem uma) ou mesmo trabalhar em outro setor que lhe atraia mais, uma vez que conhece todos os departamentos e rotina da empresa. Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Caroljaneiro 17th, 2013 - 17:52

Olá, Mirian!
Recentemente escrevi um comentário na página (Meu Dia de Glória), falando sobre uma oportunidade de estágio que havia conseguido. Gostaria de agradecer a resposta. Relembrando, faço estágio há aproximadamente 3 meses como recepcionista, porém, como disse anteriormente, trabalho no setor administrativo junto com a diretoria. Quando entrei na empresa, estava super empolgada, mas de uns tempos pra cá, percebi que a empresa anda com sérios problemas financeiros e não estou sendo valorizada pelos meus chefes. Acredito que sou uma profissional competente, faço tudo certo, mas há certas coisas que faço que não fazem parte da minha função, como por exemplo, abrir o portão para os diretores, limpar a cozinha, etc. Gostaria de ser reconhecida pelo que eu faço na recepção, afinal, quando entrei, não me disseram que teria que fazer trabalhos domésticos (nada contra!). Como trabalho apenas na parte da manhã, ganho um salário baixo, porém, a outra recepcionista (estagiária) que está há 8 meses na empresa, ganha o dobro do meu salário. Essa mesma secretária também não demonstra muito interesse em me ajudar quando preciso, afinal, sou nova na empresa, não posso adivinhar o que se passa. Um colega de trabalho comentou que ela quer ser efetivada, por isso que age desse jeito. Não sei o que fazer, não estou feliz, será que converso com o responsável dos Recursos Humanos, ou simplesmente saio da empresa e procuro algo melhor? Tenho medo que isso me prejudique posteriormente.
Por favor, me ajude!
Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 19th, 2013 - 3:14

Olá, Carol!

Obrigada novamente pelo seu contato e elogios. Sinceramente, é difícil para eu opinar. Porém, pelo que relatou existem alguns pontos importantes a considerar:
1. A empresa está com sérios problemas financeiros; portanto, a chance de você ganhar mais ou ser efetivada, nesse momento, é remota;
2. Por essa mesma razão, eles não estão contratando novos funcionários e, por isso mesmo, você faz trabalhos que não lhe compete. Inclusive, perante a lei, isso é ilegal;
3. Não é valorizada nem recompensada pelos serviços prestados;
4. Por fim, não está feliz e sente nenhuma confiança no local que trabalha.

As opções que têm são as seguintes:
1. Sair do emprego e procurar algo melhor;
2. Continuar trabalhando e, discretamente, enviar CVs e ir a entrevistas;
3. Esperar completar um ano, tirar férias e procurar um emprego melhor. Assim não comprometerá sua imagem perante outras empresas quando for procurar emprego;
4. Conversar com o RH, porém, fique ciente de que isso poderá também prejudicá-la, dependendo de como o responsável irá interpretar seu descontentamento. Não sei se o responsável é uma pessoa confiável e compreensível, pois, muitas vezes, são feitas falsas promessas que iludem ainda mais os funcionários.

Não sei como está a situação dos outros funcionários da empresa e nem quais as chances que a empresa oferece a eles de crescimento, porém, avalie com cuidado sua situação, seu real sentimento pela empresa e, com certeza, tomará a decisão mais acertada.
Você me parece uma pessoa centrada e cautelosa e saberá decidir pelo melhor.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Caroljaneiro 19th, 2013 - 11:48

Olá, Mirian!
Muito obrigada pela resposta, me ajudou muito!
Em relação ao que você disse, cheguei a conclusão de que só o tempo poderá me dar as respostas que preciso. Sou jovem ainda, tenho muitas dúvidas. Quero um lugar para crescer profissionalmente. Eu gosto da empresa na qual trabalho, só queria ser mais reconhecida. O meu objetivo na empresa é ser assessora dos diretores e gerentes da empresa, não levo muito jeito para ser recepcionista, sou um pouco tímida para isso. Não queria ficar só atendendo telefones, anotando recados, acho que tenho capacidade para fazer mais, participar das decisões da empresa, não sei se a nossa profissão permite isso.
Sinto um certo preconceito de algumas pessoas pelo fato de ser recepcionista ou secretária, já quando você diz que é assessora, já olham de um jeito diferente. Claro que ainda é cedo para almejar isso, não me formei ainda, mas queria ter uma garantia de que quando me formasse, poderia ter a oportunidade de exercer a função de assessora.
Mirian, como posso mostrar isso aos meus chefes e me destacar na empresa?
Obrigada novamente!
Um abraço!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 23rd, 2013 - 16:57

Olá, Carol!

Novamente agradeço seu contato. Você certamente conseguirá atingir seu objetivo porque tem ambição e é determinada no que quer. Acredite, seus chefes já perceberam que você é capaz e que quer mais. Muitas vezes, as pessoas percebem isso, mas não falam, mesmo que sejam os chefes. Se você não perguntar, nunca saberá. É bom também que eles saibam o que você pretende profissionalmente. Quando tudo é feito às claras, o ambiente profissional fica melhor. Você poderá sim ajudar na tomada de decisão de qualquer empresa, seja como assessora, secretária ou outra função. Isso só dependerá da sua capacidade, entrosamento, política da empresa e da mentalidade dos chefes.

Desejo-lhe boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lilianmarço 21st, 2013 - 14:09

Olá, Mirian!

Primeiramente quero parabeniza-la pelo excelente site! Muito bom. Sou formada em administração de empresas, já atuei no departamento financeiro, recursos humanos e fiscal. No momento estou atuando no departamento administrativo e comercial e assessoro o dono da empresa, agendando visitas, compromissos, reservas etc.
Comecei a interessar-me pela área de secretariado, na minha cidade tem uma ETEC, na qual eles oferecem o curso técnico de secretariado gratuitamente, é necessário ser aprovado no vestibulinho.
O que quero saber de você é o seguinte: estou interessada em prestar esse vestibulinho e começar o curso técnico em secretariado e após a conclusão, fazer uma pós em assessoria executiva. Comecei a cursar inglês e pretendo fazer espanhol também.
Você acredita que com esses cursos consigo boas oportunidades? Estou com 31 anos, gosto de organizar, atender, assessorar. Gosto de estar em movimento entende?

Obrigada pela atenção!
Um abraço.
Lilian

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Rosana Pereiramarço 21st, 2013 - 21:44

Oi, Mirian!
Meu nome é Rosana Pereira.
Acabei de ingressar na Fatec de São Paulo no curso de secretariado. Consegui uma chance de trabalho na qual tenho funçoes de secretária, mas o registro seria de recepcionista. Logo de cara conversei com minha chefe e demonstrei meu interesse em ser registrada como secretária e ela aceitou. Minha dúvida é: meu salário como recepcionista seria R$880,00 e isso não vai mudar, posso ser registrada com esse salário como secretária?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 25th, 2013 - 17:00

Olá, Lilian!

Obrigada pelos elogios e interesse em meu site. Sem dúvida nenhuma você conseguirá boas oportunidades de emprego. Você já é formada em administração de empresas, tem experiência na área, conhece a rotina de uma empresa e ainda irá cursar o secretariado. Existem muitos executivos que apreciam esse tipo de formação, porque poderá auxiliá-los não só na rotina secretarial, como também poderá resolver outros assuntos pertinentes ao dia a dia do escritório. Além disso, estuda idiomas, está com uma idade ideal, perfeita para o perfil que as empresas procuram e deve ser bem responsável e interessada.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 25th, 2013 - 17:06

Olá, Rosana!

Obrigada pelo seu contato e interesse em meu site. Você precisa verificar junto ao sindicato das secretárias ou mesmo com alguém ligado à área de Recursos Humanos para saber quanto é o piso salarial de uma recepcionista e secretária. Em uma empresa cada profissional estuda para exercer uma função e se exige experiência na área. Para os iniciantes, existe um piso salarial que deve ser respeitado por lei, como por exemplo: telefonista, auxiliar de escritório, office-boy, estagiário, assistente administrativo, etc. e, no seu caso, não é diferente. Uma coisa posso lhe assegurar: o salário de uma recepcionista costuma ser inferior ao de uma secretária, levando-se em conta a carga horária, funções, compromissos, nível de exigência e responsabilidades.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Josianamaio 21st, 2013 - 2:45

Olá, boa noite! Achei seu site por acaso e amei, principalmente o seu carinho com os leitores e gostaria de fazer uma observação simples e até engraçada. Sou estagiária em Secretariado Executivo. O mais legal é que já estou com 50 anos, mas só agora que tive essa oportunidade de estudar. O motivo desta declaração é por que as pessoas reclamam que não tem opção para secretariado? Nas Fatecs têm curso de Secretariado Executivo Bilíngue e Trilíngue, as incrições estão abertas e o mais legal é que é grátis. Estou amando o curso e já estou no 4º semestre e não me importo mais se vou exercer a profissão ou não, o importante é realizar um sonho de uma vida, já que demorei muito tempo para descobrir o que eu queria ser quando crescesse.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 22nd, 2013 - 5:32

Olá, Josiana!

Sou eu quem agradeço suas palavras carinhosas e de incentivo ao meu trabalho. Muitas vezes as pessoas não têm a informação e o conhecimento que você tem e, por isso, sentem dificuldade ou indecisão para escolher uma profissão ou curso. Talvez seu depoimento sirva de estímulo e alerta a muitas pessoas que querem seguir uma carreira e ter uma profissão.

Desejo-lhe boa sorte em seus estudos e futura carreira de secretária.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Natalia Muciojunho 10th, 2013 - 19:41

Olá, Mirian!

Estou exercendo meu trabalho como secretária, mas não tenho ainda o meu DRT. Posso ser registrada em carteira como secretária ou preciso do DRT?
Se realmente preciso, como posso registrar em minha carteira essa função?

Grata,
Natalia Mucio

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 14th, 2013 - 17:47

Olá, Natália!

Realmente é necessário ter o registro na DRT para exercer a função de secretária, da mesma forma que um advogado, médico, engenheiro, professor, dentista e qualquer outro profissional precisa de um registro/documento/diploma comprovando estar habilitado para exercer plenamente a função. Procure o sindicato das secretárias de sua cidade e tire suas dúvidas. Em geral, quando uma profissional exerce a função de secretária mesmo sem ter concluído o curso ou ainda estar estudando, é comum que sejam registradas como assistentes, assessoras ou cargo semelhante. Porém, para que tenha o amparo da lei e para que possa negociar salário e ter mais perspectiva na carreira é fundamental ter o registro da profissão que exerce.
Boa sorte!

Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Ninajulho 23rd, 2013 - 23:10

Boa noite, Mirian.

Estou num dilema. Tenho 28 anos me formei em RH mas não atuo na área. Agora estou na dúvida entre cursar Secretariado ou Técnico de Nutrição. Na minha cidade tem apenas o curso de secretariado EAD na Uninter gostaria de saber se você acha que vale fazer um curso de tecnólogo de 2 anos à distância. Achei atrativa a oportunidade, o valor da mensalidade e é um curso que me atrai muito.

Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 24th, 2013 - 11:06

Olá, Ana! Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Fica difícil para eu opinar porque não a conheço e não sei dos seus reais interesses e aptidões. No e-mail você não comenta em que trabalha. Não sei se quer mudar de profissão também. Você é muito jovem e deveria seguir sua intuição e seu coração. Quando escolhemos uma carreira, uma profissão, temos de sentir amor e prazer em realizá-la, senão será um fardo em sua vida e lhe trará muito frustração.
Pelo me comentou, quer fazer Secretariado, então ouça a voz do seu coração. Quem sabe, no futuro não venha a estudar Nutrição? Faça o que tem vontade no momento.
Boa sorte!
Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lilianagosto 6th, 2013 - 14:17

Olá, Mirian! Escrevi anteriormente dizendo que sou formada em administração de empresas e que prestaria um Vestibulinho para o curso técnico em secretariado. Venho aqui para agradecê-la pelo apoio e incentivo e comunicá-la que fui aprovada no Vestibulinho e já estou estudando.
Puxa, tem sido ótimo voltar a ser estudante, estou gostando muito do curso, faço em uma das unidades do centro Paula Souza, uma excelente instituição pública, ensino gratuito e de qualidade. Infelizmente, o curso técnico em Secretariado corre o risco de fechar nos próximos Vestibulinhos devido à falta de procura pelo curso. Será uma pena se isso acontecer pois é um curso muito bom!
Obrigada pelos conselhos e vamos continuar a divulgar essa profissão maravilhosa.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 6th, 2013 - 22:43

Olá, Lilian! Agradeço seu retorno e elogios e fico feliz em saber que tomou uma decisão acertada e está feliz com o curso que está fazendo. Desejo-lhe prosperidade e que tenha sucesso na carreira. Ministro cursos e palestras para secretárias e afins e, se puder divulgar meu trabalho para suas amigas e outras secretárias ficarei muito feliz.
Boa sorte!
Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Camilaagosto 12th, 2013 - 16:48

Olá! Meu nome é Camila, trabalho como estagiária na área, faço curso técnico em Secretariado.
Estou no último módulo do curso e eu e o meu grupo estamos fazendo o nosso TCC.
Tema: “A ESTRATÉGIA DO PROFISSIONAL EM SECRETARIADO: A COMUNICAÇÃO.”
Gostaria se saber se você pode me ajudar, dando dicas e textos que podem me ajudar a aprimorar o meu trabalho.
Fico no aguardo. Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 12th, 2013 - 17:40

Olá, Camila!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Como costumo informar a todos os que me procuram com esse objetivo, não é o foco do meu trabalho participar de trabalhos escolares, pesquisas, testes, questionários e TCCs. O que poderá fazer é ler alguns dos 42 textos que já tenho publicado para poder lhe auxiliar na elaboração do seu trabalho. Um deles é “A Comunicação eficaz”, entre outros.

Um abraço e boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Jerica Ciacciosetembro 27th, 2013 - 10:12

I simply want to say I’m newbie to blogging and site-building and really liked this web-site. Likely I’m planning to bookmark your site . You amazingly have very good articles. Appreciate it for sharing your web page.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Josiah Wakelingsetembro 27th, 2013 - 18:07

Hi, nice post.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
maryoutubro 2nd, 2013 - 13:30

Toda vez que chega o final do mês, não consigo dormir. Não paro de pensar no trabalho, nas folhas de ponto, enfim, em tudo o que tenho que fazer. Para piorar minha situação, estou me esquecendo de quase tudo. Anoto tudo, até o passeio com amigos, nomes, etc. porque estou muito esquecida. Tenho até medo de perder o emprego por esse motivo.
Acho que essa preocupação está tirando meu sono.
Mirian, me dê uma dica para melhorar minha sitação que eu considero crítica.

um abraço!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 2nd, 2013 - 18:08

Olá, Mary!

Agradeço seu contato. Não sei se é o seu 1o. emprego e como está sendo seu desempenho. Se tem recebido elogios, talvez se sinta na obrigação de se tornar uma profissional cada vez melhor. Caso não esteja se saindo muito bem, fica ansiosa, nervosa e com medo das críticas e de perder o emprego.

Uma terapia ajuda muito. Precisa avaliar o porquê dessa situação. Se é pressão de alguém, alguma cobrança sua mesma, o medo de errar ou de ser julgada, criticada, não sei.
Para relaxar, procure alguma atividade fora do trabalho que lhe traga alegria e paz de espírito. Sair com amigos, fazer um curso, ir dançar, participar de festas ou encontros na casa de amigos ou mesmo desabafar com alguma amiga que poderá lhe ajudar. Realmente, ficar sem dormir afeta nosso estado emocional e mental e não conseguimos nos concentrar em nada. Avalie seu trabalho, seu emprego. Veja se está feliz, se vale a pena seu sacrifício e se precisa melhorar em algo e faça cursos de atualização e reciclagem. Boa sorte!

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
vivianjaneiro 15th, 2014 - 10:21

Olá! Meu nome é Vivian e sou formada em Secretariado Executivo há mais de 1 ano e não consigo emprego. Atualmente trabalho em outra área, mas o meu maior sonho é exercer a profissão. Estou investindo em cursos, como Excel e inglês. Será que agora fica mais fácil?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 17th, 2014 - 3:36

Olá, Vivian!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. São muitos os fatores que contribuem para a conquista de um emprego: perfil, experiência, empatia entre executivo/secretária, bagagem cultural e intelectual, maturidade, etc. e, principalmente, sorte. Sorte de encontrar uma empresa, um chefe, um tipo de serviço que vá de encontro aos seus interesses, entre outros fatores. Se você já é formada, está estudando e trabalha, já está com meio caminho andado. Fale com amigas que já são secretárias, envie seu CV para o maior número de pessoas que possam lhe ajudar, participe de eventos e cursos voltados à área secretarial, tente trabalhos temporários como secretária e faça contato com consultorias especializadas em vagas para secretárias. Com certeza, suas chances de conseguir uma oportunidade na área, aumentarão. Boa sorte!
Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Anafevereiro 25th, 2014 - 17:41

Olá! Meu Nome é Ana Carolina, sou formada em secretariado executivo bilíngue. Trabalho em uma determinada empresa há 4 anos. Fui contratada como assistente administrativa, porém, teve uma troca na presidência da companhia e o novo presidente solicitou uma secretaria bilíngue. Eu me candidatei e atualmente trabalho com o Presidente da companhia e auxilio mais um diretor. Quando vim trabalhar como secretária, a pessoa do RH me passou o cargo que eu supostamente seria registrada e o salário que a empresa pagaria, que era o cargo de Secretaria executiva, porém como existe uma outra secretária registrada nesta função, que era a antiga secretária da presidência, acabaram criando um cargo de “secretária” para me registrar. Já estou há 1 ano trabalhando com o presidente e registrada como secretária, sendo que já existia um cargo na empresa de secretária executiva com os três níveis( júnior, pleno e sênior) porém, não querem me enquadrar nesta função, e o salário da secretária executiva Júnior é o dobro do meu, sem falar que o salário da secretária da presidência que estava antes de mim é o triplo do que eu recebo. Já conversei com meu executivo a respeito desta situação desmotivadora e que, a meu ver, é injusta, mas ele diz que não pode fazer nada, como ele é estrangeiro, acredito que não entenda muito bem a causa da minha reclamação.
Gostaria de saber se tem realmente alguma diferença em ser secretária e secretária de presidência? Acredito que esteja saindo perdendo com essa situação tanto profissional como financeiramente. Será que poderia me ajudar com algum conselho. Não sei o que fazer! Estou desmotivada e sem ânimo algum para continuar neste lugar.

Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Anafevereiro 25th, 2014 - 19:03

Boa tarde, Mirian!
Acho que não fui clara e estou refazendo meu comentário.

Trabalho em uma determinada empresa há 4 anos e, há cerca de um ano, surgiu uma oportunidade para atuar direto com o presidente da empresa.Como sou formada em secretariado executivo bilíngue e tenho inglês avançado, me candidatei para a vaga e fui aprovada. Na época era registrada como assistente administrativa e, quando o RH me chamou, acabou me mostrando o cargo e o salário ( na época só existia o cargo de secretária executiva e neste cargo haviam 3 níveis: I, II e III.Eu, toda empolgada, achei que entraria pelo menos no nível I, que seria Júnior, mas me enganei. Criaram um cargo de “Secretária” para me registrar, com o salario o dobro menor do que seria o de secretaria executiva júnior. ´Na verdade, já existe uma pessoa registrada como secretaria executiva, que é a antiga secretaria do presidente, como mudou a presidência e o novo presidente solicitou uma secretaria bilíngue, consegui a vaga e a antiga secretaria do presidente ficou como os outros diretores. Mas o que ela ganha é extremamente diferente do que eu ganho e meu cargo é apenas “secretária”. Não sei se estou exigindo demais, mas estou me sentindo desmotivada, enganada e sem ânimo algum de levantar todos os dias para vir para um lugar que não me dão o devido valor. Eu entendo que só estou lá há um ano e a outra secretária há 20, mas acredito que deveria pelo menos ser uma secretária executiva jr., que é um cargo que a empresa oferece, mas criar um novo cargo de secretária foi demais.
O que acha? Gostaria da sua opinião, por favor.

Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 26th, 2014 - 7:16

Olá, Ana! Li seus dois comentários e mantive esse último como solicitou. Eu entendo perfeitamente sua situação. Infelizmente acontece muito coisas do tipo: ser bilíngue e ganhar como secretária português; entrar em uma empresa trabalhando com dois ou três executivos e, com o tempo, a equipe aumenta e a secretária passa a atender 5 ou 6 gestores sem uma auxiliar ou aumento de salário; notar que algumas secretárias têm alguns privilégios e benefícios que outras não possuem; executar as mesmas tarefas ou até fazer mais que as demais secretárias e ganhar menos e, principalmente ser regi strada com um cargo que é inferior às suas competências e rotina de trabalho. No seu caso está bem claro que a registraram como secretária porque uma secretária (secretária português) ganha menos que uma secretária executiva jr., bilíngue ou de presidência. Eu até compreendo que essa secretária que está na empresa há 20 anos mereça ganhar bem porque se dedicou e se dedica há 2 décadas na empresa e, mesmo sendo secretária português, trabalhou na presidência e tinha e ainda mantém o melhor salário perante as outras secretárias. Porém, ganhar menos que uma secretária Jr. é inconcebível. Uma empresa séria e que respeita seus funcionários, leva a sério a política de cargos e salários, promoção e reconhece e valoriza os bons funcionários. Se você foi aprovada para trabalhar na presidência, merecia sim ganhar melhor e ter um cargo compatível com a função.
Se você está desmotivada e se sentindo injustiçada e desvalorizada, deve procurar outro emprego que a valorize ou então esclarecer tudo com seu presidente e o RH da empresa e ver o que pode ser feito e estar preparada para o pior. Os executivos têm o poder sim de promover, demitir, aumentar o salário, contratar uma auxiliar ou estagiária para ajudar no departamento ou mesmo incluir sua secretária em cursos e eventos. Tudo dependerá da política do RH e do prestígio que esse executivo tiver com a alta diretoria da empresa. Valorize-se e busque sua realização pessoal e profissional! Boa sorte! Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mercedesfevereiro 27th, 2014 - 12:09

Bom dia! Estou no último módulo do curso técnico de secretariado e ainda não consegui um emprego na área. Acredito que ter feito o Técnico não foi tão vantajoso, talvez se tivesse partido direto para uma graduação em Secretariado Executivo Bilíngue eu já estaria na área. Envio currículos para todos os sites de emprego mas não é selecionado em nenhuma vaga. Tenho muita vontade de falar inglês fluente para melhorar o currículo. Também tenho um professor que trabalha como Secretário Executivo e um dia desses ele disse que não fala quase nada de inglês e está atuando com Diretores de uma grande empresa. Será que todas vocês, ou a maioria, pelo menos, teve dificuldade de encontrar uma vaga como secretária? E desculpa incomodar mais um pouquinho, mas queria saber sua opinião em relação à formação superior de uma secretária. Como tenho o técnico, seria melhor fazer um curso de Letras Port/Ingl ou Secret. Executivo? Tenho muitas dúvidas. Obrigada pela atenção! Beijos!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Anafevereiro 28th, 2014 - 17:17

Mirian, Boa tarde!

Muito obrigada pelo comentário. Será de grande valia para mim, porém, acredito que essa situação vai contras as leis trabalhistas, já me informei com um advogado e ele me disse que estou totalmente correta e que isso se caracteriza como desvio de função. Minha intenção é entrar na justiça contra esta empresa, pois estou sendo lesada por ela. Caso isso aconteça, você acredita que posso me prejudicar profissionalmente? Isso atrapalharia na hora de conseguir um outro emprego nesta mesma área?

Obrigada.
Beijos!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 1st, 2014 - 2:00

Olá, Ana!

Sem dúvida nenhuma atrapalharia. Além disso, você precisará de testemunhas ou provas para mostrar à justiça. Se a situação fosse inversa, você contraria uma secretária nessas condições? Procure outro emprego enquanto estiver trabalhando e não comente sobre isso com ninguém nas entrevistas que fizer. Caso alguém pergunte sobre seu cargo em carteira, diga apenas que essa situação está pendente (cargo e salário) e que o RH da empresa está para regularizar sua situação profissional na empresa em que trabalha. Analise bem sua situação e decida o que for melhor para você. Um abraço e boa sorte!

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 1st, 2014 - 2:12

Olá, Mercedes!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Eu entendo sua dificuldade e dúvida. O 1o. emprego é sempre difícil mesmo. Quem sabe se tentar procurar emprego como temporária não teria uma chance mais rápido? Além disso, nos dias de hoje, falar inglês é fundamental. A concorrência está grande. Tanto um curso técnico como uma faculdade em secretariado lhe dão direito de exercer a função de secretária, porém, uma faculdade de Letras lhe possibilitará ter outra profissão, como dar aulas, por exemplo. Seu professor é secretário, mas tem um diferencial, é professor, embora não fale inglês. Diferencial é tudo! Participe de encontros, cursos e palestras para secretárias para conhecer pessoas novas e que possam lhe ajudar. Networking é muito valioso na hora de conseguir um novo emprego. Não desista! Boa sorte! Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Anamaio 12th, 2014 - 17:49

Olá, Mirian!

Atuo como secretária (assistente administrativa, na verdade) no departamento de imprensa de uma multinacional há quase dois anos, além de ter estagiado por um ano e meio na presidência dessa mesma companhia. Eu já sou formada em Letras por uma excelente universidade, tenho inglês fluente, espanhol e alemão intermediários e estou fazendo uma pós em Assessoria Executiva.
Estou muito descontente em meu trabalho, principalmente depois que minha chefe não me deixou participar do processo seletivo para outra vaga de Assistente em outro departamento, impedindo meu desenvolvimento profissional, e, por esse motivo, decidi procurar outro emprego, já que meu relacionamento piorou depois disso.
Sempre achei que um diploma da minha faculdade seria um chamariz ao procurar empregos, mas vejo que a falta do SRTE acaba por dificultar (e muito) o acesso ao mercado de trabalho. Você acha que compensa eu fazer um curso técnico online, como o do Instituto Monitor, apenas para esse fim? Minha faculdade teve duração de 5 anos e a pós tem de um ano e meio, por isso, não gostaria de demorar muito tempo para conseguir uma vaga, sabendo que eu não aguento mais meu ambiente de trabalho.
Desculpa o desabafo, mas na minha pós conheci meninas que estão numa situação muito parecida com a minha.
Agradeço desde já.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 14th, 2014 - 2:49

Olá, Amanda!

Entendo perfeitamente o que está sentindo. O fato de ter feito uma excelente faculdade não garante que conseguirá um excelente emprego. Tudo é muito relativo. Se quiser continuar na área secretarial deverá sim fazer um curso técnico de secretariado porque, hoje em dia, se exige o registro e as empresas preferem registrar secretárias que tenham feito o curso de secretariado. Você precisa entender o porquê de sua chefe não querer que você concorra a outras vagas na empresa e que cresça profissionalmente. Talvez ela não queira perdê-la. O instituto Monitor é muito bom e bem conceituado no mercado. Você me parece muito experiente e preparada. Conseguirá sim um novo emprego e executivos que valorizem seu trabalho. Boa sorte! Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Márcia Lacerdamaio 28th, 2014 - 20:16

Olá, Mirian! Boa tarde!

Estou um pouco perdida e espero que você me ajude.

Trabalho em uma empresa que comercializa materiais para construção. Estou registrada já há 3 anos e amo o que faço e a empresa em si. Comecei como operadora de Caixa e, em um ano, fui promovida à Secretária, mas estou registrada como auxiliar administrativa. Pelo que fui informada é por não ter o curso de Secretariado, etc. Eu faço curso superior em Pedagogia e curso técnico em Administração que também há matéria de secretariado. A minha dúvida é a seguinte: Após o término deste curso de Administração eu posso cobrar o registro como secretária? E qual o procedimento que devo fazer para obter este curso? Terei que cursar uma faculdade só para isso?

Um grande beijo em seu coração.

Desde já agradeço a atenção.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermaio 30th, 2014 - 1:43

Olá, Márcia!

Eu agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Também passei por uma situação semelhante à sua. Mesmo tendo 1 faculdade e 2 pós-graduações e mais um curso técnico fui obrigada a fazer um curso de secretariado pelo SENAC. Na época, levei só 1 ano e meio para concluí-lo por já ter curso superior. Se você não tivesse curso superior poderia fazer um curso técnico ou mesmo uma faculdade na área para obter o registro.
Quando se tem o registro, você é mais valorizada e pode requerer seus direitos e negociar melhores cargos e salários na área. Existem empresas que nem contratam mais secretárias sem registro, mesmo que as coloquem com outro cargo na carteira, como é o seu caso, para evitar problemas jurídicos e insatisfações.

Não importa o grau de competência e os anos de experiência que possui. Se não possuir o registro de nada adiantará procurar emprego e querer ser registrada como Secretária. Nada mais lógico e correto. Você também poderá cursar o técnico em secretariado à distância. Existe o instituto Monitor que é muito conceituado aqui em SP. Pense bem e veja o que será melhor para você.

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Márcia Lacerdajunho 2nd, 2014 - 17:52

Entendi. Obrigada pela opinião, foi de grande ajuda. Vou procurar fazer este curso que você me informou.

Beijo. Fique com Deus.

Um abraço.
Márcia Lacerda

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Sabrinajunho 4th, 2014 - 1:27

Olá, Mirian !

Minha situação é a seguinte: estou nessa empresa há 2 semanas. É uma empresa de pequeno porte, até hoje não falaram nada sobre assinar minha carteira e o mais chato é que parece que eles não querem uma Secretária e sim uma empregada doméstica. Não me passam nada pra fazer, só atendo aos telefones e anoto recados. Lá tem um assistente, ele já tem 10 anos de empresa e tudo fica por conta dele. Já pedir para ele me passar algumas responsabilidades, algumas tarefas para fazer, mas, sabe aquela pessoa que acha que só ela sabe fazer tal coisa ? Então… Fico insegura de fazer algo, porque até hoje não conversaram comigo sobre as funções que tenho que exercer. Na realidade não me explicaram nada. Cheguei lá no 1o. dia e tive que me virar. Não sabia onde ficava o estoque, a vassoura, o pano, o balde, o café, não conhecia ninguém. Tive que me apresentar e me virar. Não tive o mínimo de orientação e a única coisa que me mandam fazer é levar água e café, limpar o ambiente e coisas do tipo. Lá trabalham só homens e sem falar que um colega de trabalho, que está lá há apenas um mês acha que e o meu chefe.

Mirian, me ajuda, eu não sei o que fazer, não dá pra ficar limpando o chão e anotando recados o dia todo. Eu me ofereço a ajudar, mas eles sempre negam. Vejo que lá é uma empresa que vai se expandir muito, é uma metalúrgica ! Por favor, me dá uma orientação, de como agir nesses casos.

Obrigada pela atenção.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 5th, 2014 - 13:37

Olá, Sabrina!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Você não mencionou sua idade, nível de escolaridade e experiência. Não sei se é seu 1o. emprego também. O que posso lhe adiantar é que, embora seja uma metalúrgica e que esteva crescendo, lá, definitivamente, não é o seu lugar. Haverá crescimento sim, mas para os homens que lá trabalham. Você, realmente, é uma serviçal lá. Como você mesma disse, pega em balde, pano e vassoura e isso é inaceitável para uma secretária. Daqui a pouco vão pedir para você lavar o banheiro. Coloque-se em seu lugar e se valorize!!! Infelizmente você começou errado, numa empresa errada que não valoriza os funcionários. Veja o que pode fazer. Continue trabalhando lá e vá procurando outro emprego. Certamente não irão registrar você, até porque talvez não queiram registrá-la como Secretária e pagar como tal. Se a registrarem como auxiliar, recepcionista, etc. você também não irá aceitar.
Pode ser que estejam tramando até um golpe. Depois da experiência, dirão que você não serve para o cargo e a dispensarão. Eu até poderia sugerir conversar com seu chefe, mas pelo que descreveu, não vale a pena.
Faça como eles: finja-se de morta, faça seu trabalho de doméstica, procure outro emprego e saia de lá o mais rápido possível. E, principalmente, não permita que ninguém “mande” em você. Se não estiver aguentando tamanha humilhação, saia agora e procure emprego e nem mencione que trabalhou lá. Lamento muito pelo que está passando, mas infelizmente muita gente passa por isso ou até coisa pior. Valeu como experiência! Boa sorte! Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Julianajunho 10th, 2014 - 19:45

Olá, Mirian! Tudo bem?

Fiz o curso de Tecnólogo em Secretariado e trabalho como Secretária Executiva em uma Construtora em Belo Horizonte há 1 ano. Atendo 2 diretores, os gerentes e supervisores de todas as áreas, fora todo o pessoal administrativo. É muito trabalho e chego em casa esgotada.
Ocorre que atendendo minha solicitação, agora contrataram uma pessoa para me ajudar e aliviou bastante. Como sempre tive muita vontade de fazer cursos de atualização e aperfeiçoamento mas não tinha disposição por causa do cansaço, agora que está mais tranquilo, com toda sua experiência profissional, gostaria de saber: além do curso de línguas, quais outros cursos complementares você me indicaria para fazer para enriquecer meu currículo? Pelo menos aqui em BH não vejo muitas ofertas na área de Secretariado. Estou disposta a investir na profissão que escolhi e se for o caso farei cursos fora de MG, mas queria um direcionamento para não perder tempo e dinheiro.

Obrigada.

Um abraço!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 11th, 2014 - 5:34

Olá, Juliana!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Geralmente as secretárias fazem cursos diversos voltados à área: gramática, adm. do tempo, inteligência emocional, liderança, idiomas, etiqueta, comunicação, etc. Além disso, elas também participam de palestras como forma de aprendizagem e reciclagem profissional.

Você precisa identificar qual é o seu interesse e objetivo. Se quiser se manter nesse trabalho, o que poderia estudar para ter um reconhecimento profissional maior, promoção e até uma proposta de trabalho melhor? Caso queira mudar de área ou profissão, deveria focar em cursos como gestão empresarial, adm., RH, Marketing, etc. Com cursos mais específicos poderia conseguir outras oportunidades de trabalho em outras empresas e/ou departamentos no mesmo local de trabalho.

Nesse caso, realmente, só você poderá decidir e escolher o que for melhor para você e sua carreira. Boa sorte!

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Jaquelinejunho 26th, 2014 - 20:51

Olá, Mirian!

Eu me formei em Biologia, mas descobri que não é a área que eu gostaria de seguir. Sempre gostei da área administrativa e comecei a pesquisar a respeito do curso de secretariado executivo, pois tenho o inglês fluente e pretendo aprender espanhol. Entretanto, pelo que eu tenho notado, é que as empresas que contratam secretárias executivas exigem que tenham a graduação completa em administração ou secretariado. Na sua opinião, fazer a administração e depois uma pós de secretariado (não sei se existe) é um caminho melhor do que somente fazer secretariado executivo já que esta é uma área mais restrita?

Grata.

Jaqueline

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 4th, 2014 - 2:19

Olá, Jaqueline!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Como você já é formada, sugiro fazer um curso técnico em secretariado ou até um curso online na área. Não é necessário fazer outra faculdade, porque já fez uma. Eu mesma fiz Letras e resolvi fazer um curso técnico em Secretariado para poder ter o registro e ser registrada como tal e ter os mesmos direitos e oportunidades que as outras secretárias. Antes disso, era contratada como assistente e não era valorizada nem profissionalmente nem financeiramente.

Existem pós-graduação na área e também cursos e palestras que poderão lhe ajudar muito a se reciclar e entender melhor sobre a profissão.

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Patriciajulho 24th, 2014 - 15:37

Olá!

Sou formada em Secretariado e gostaria de saber se algum de vocês bacharelado em Administração, após o curso de secretariado e se conseguiram fazer eliminação de alguma matéria?

Acham que vale a pena?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 27th, 2014 - 4:19

Olá, Patrícia!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Se você já é formada em Secretariado poderá fazer qualquer outra faculdade ou pós de seu interesse, porém, acho difícil eliminar alguma matéria por se tratar de disciplinas diferentes. É necessário saber seus reais interesses e utilização futura desses cursos para poder se desenvolver no trabalho. Só você poderá avaliar isso. Consulte a administração das faculdades que você tiver interesse para saber como funciona o curso, se poderá eliminar matérias, o tempo de duração, etc. Tenho certeza de que se sentirá mais segura. Boa sorte! Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Luciana Amidamiagosto 12th, 2014 - 3:21

Olá Mirian! Acabei de conhecer o seu site adorei. Bem organizado e informativo. Você parece ser muito atenciosa com todos que visitam e deixam uma opinião ou pergunta por aqui. Parabéns. Bom, pretendo fazer o curso de secretariado da FATEC. Você sabe informar se o curso é bom? Vale como nível superior? Muito obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseragosto 16th, 2014 - 4:36

Olá, Luciana!
Agradeço seu contato e elogios. O curso de secretariado da FATEC realmente é muito bom e valorizado pelo mercado de trabalho. É um curso técnico, pelo que sei. Procure se informar na própria FATEC.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
rosa virginiajaneiro 7th, 2015 - 6:30

Muito bom mesmo!
Estou com insônia e você me ajudou com muita coisa. Só pela sua experiência, me dei conta de que preciso estudar!
Obrigada.
Rosa Gouvea

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjaneiro 7th, 2015 - 11:31

Olá, Rosa!
Agradeço muito seu contato e elogios. Fico feliz que meu textos ou alguns deles (você não mencionou qual texto leu) tenha ajudado você a tomar uma atitude. Desejo-lhe boa sorte!
Durma bem!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Marciafevereiro 22nd, 2015 - 11:26

Olá, Miriam!
Estou com um problema na empresa que trabalho há 10 anos. Sou formada em ciências contábeis e com CRC ativo. Estou registrada como assistente contábil, mas exerci esta função por 4 anos, sendo 2 anos como estagiária, não tive oportunidade de aprender muito na aérea, pois minha função era somente preencher planilhas e tiras xerox de documentos para os técnicos e supervisores. Um belo dia meu chefe me chamou e disse que eu não tinha perfil para área contábil e me colocou como sua “secretária”(pessoal e do escritório) sem alterar meu registro. Semana passada, fui pleitear um aumento de salário e, além da negativa, ele me considerou uma telefonista. Total decepção, pois sempre fiquei depois do meu horário e sempre o atendi fora do meu expediente (sábado, domingo e feriados). Tenho 46 anos e não sei o que fazer. Seria possível meu registro ser alterado para secretária sendo formada em contabilidade?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 24th, 2015 - 5:14

Olá, Márcia!

Lamento pelo que está passando. Para ser secretária registrada em carteira deverá ter um curso técnico ou ter uma faculdade que lhe proporcione o registro. Como já tem a faculdade, poderá fazer um curso técnico em menos tempo ou mesmo fazer o curso on-line, de forma virtual.

Realmente você não é valorizada nem respeitada em seu trabalho. Você tem 2 alternativas: procurar outro emprego como secretária (porém, continue no seu trabalho), e já se matricular em um curso para a área para ter chances de emprego como secretária ou pedir para ser mandada embora e com o dinheiro da indenização, poderá estudar e ter tempo para procurar emprego com mais calma.

Se for possível, converse de forma sincera com seu chefe. Afinal, são 10 anos. Se ele a considera como uma telefonista depois de toda sua dedicação e tempo de casa, realmente você não tem nada a fazer lá! O trabalho só irá lhe causar frustração e desmotivação.

Boa sorte! Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Adrianamarço 4th, 2015 - 15:26

Olá, Mirian! Acabei de conhecer seu site e gostaria de pedir uma orientação. Tenho o Curso Técnico em Secretariado com registro da SRTE, também sou Bacharel em Administração de Empresas e possuo 10 anos de experiência em Secretariado. Porém, estou desempregada há três anos e gostaria de continuar estudando. Sei que preciso dar continuidade ao estudo de Inglês, pois só possuo o curso básico e reconheço que nessa área é necessário bem mais que isso. Gostaria também de fazer um curso de pós-graduação e, por isso, peço sua orientação. Qual seria o curso mais indicado para me aprimorar e continuar nessa área de Secretariado? Desde já agradeço sua ajuda.

Atenciosamente.
Adriana

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Fran Macedomarço 5th, 2015 - 19:24

Olá, Mirian! Sou formada em Secretariado pela Fatec, me formei no 1º semestre de 2014 e me deparo com a seguinte situação: desde que me formei, arrumei dois empregos e os dois foram como recepcionista. O primeiro era inviável ficar e só trabalhei por apenas 2 meses e o que estou atualmente, completei 5 meses. A questão é que eu almejo um emprego na minha área, pois aqui não estou adquirindo nenhuma experiência como secretária e fico ociosa demais, mesmo pedindo tarefas para a minha chefe não tenho serviço algum, só serviço rotineiro mesmo. Ao conversar com a funcionária do RH, ela disse que há a ‘possibilidade’ de me tornar secretária dos diretores da empresa, porém, que isso é algo que pode acontecer a longo prazo e que eu deveria conversar com a minha chefe para verificar isso, mas pelo o que vejo as possibilidades são mínimas. Caso elas existam você acha que vale a pena esperar, Mirian?

Grata.
Fran

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 6th, 2015 - 6:23

Olá, Adriana!

Agradeço seu contato e interesse em minha orientação. Quanto ao curso que quer fazer, seja rápido ou de pós-graduação, você deve procurar as faculdades da área e decidir qual o melhor curso que se adapte ao seu perfil e interesse. Existem muitos cursos online bons também. Os cursos de inglês são sempre indispensáveis em qualquer campo profissional e, se puder, volte a estudar sim.

Se tiver condições de participar de palestras e treinamentos na área poderá ser muito útil para você se reciclar e conhecer outras secretárias que poderão ajudá-la nesta sua busca profissional. Networking é muito usado e dá resultado.

Uma outra dica é se oferecer para trabalhos temporários nas empresas. Muitas vezes, a secretária é contratada seja na posição em que está ou mesmo para trabalhar com outro chefe/equipe na mesma empresa.

Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 6th, 2015 - 6:28

Olá, Fran!

Vejo que é recém-formada e deve ser muito jovem e inexperiente ainda. Como não tem experiência como secretária deve aguardar uma oportunidade em sua empresa. Caso não seja possível ou demore muito como bem comentou, procure emprego em outros lugares, porém, mantenha-se no emprego atual até que surja outra proposta.

Também poderia buscar emprego em outras empresas como recepcionista também e, talvez lá você tenha mais sorte e possa atuar como secretária.

Envie seus C.Vs se oferecendo para atuar como secretária ou recepcionista e aguarde. Muitas vezes, até emprego temporário dá resultado para uma posterior efetivação.

Começo de carreira é difícil para todo mundo.
Boa sorte!

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Danielamarço 12th, 2015 - 14:55

Mirian, como vai?
Trabalho em uma grande programadora de TV assistindo um vice presidente. Ele é uma pessoa muito reconhecida no mercado, o que faz com que ele tenha um acerta soberba por conta disso.
Venho desenvolvendo com ele trabalhos nunca antes feitos, como apresentações em powerpoint. Ele me dá um briefing e faço o trabalho junto com o designer de power point. Fico com o trabalho de revisão, basicamente. Pode parecer simples, mas a todo momento ele pede novas mudanças e não oferece um prazo maior de entrega. O que aconteceu no último trabalho foi um erro meu de não checar um vídeo no meio da apresentação que estava errado. Quase fui mandada embora por isso mas ele me deu mais uma chance.
De qualquer forma, agora preciso de ajuda de como posso melhorar na minha organização neste tipo de trabalho. Qual seria o melhor método? devo fazer um curso específico? Qual curso?
Estou com medo de falhar novamente e, por isso, estou buscando ajuda para que isso nao aconteça mais.
Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 15th, 2015 - 11:46

Olá, Daniela!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Sei exatamente o que está sentindo. Também já passei por experiências semelhantes, inclusive eu preparava as apresentações em inglês. O que pode fazer é pedir ao seu chefe para fazer um curso de powerpoint (escolas de informática oferecem estes cursos) ou mesmo pedir ao designer gráfico para lhe dar umas dicas e orientações durante o período de trabalho. Se isso acontecer, alguém terá de ficar em seu lugar para poder aprender. Quando fazia apresentações, preparava tudo sozinha. Montava todo o lay out, cores, tamanho de letra, etc. e meu chefe ia modificando conforme queria. No seu caso, realmente fica mais fácil, porque é só revisão. Tive ocasiões em que no meio da apresentação/reunião, ele saía da sala e me pedia para modificar 3 a 4 slides na hora. Imagina a tensão! Acho que a 1a. coisa é tentar controlar sua ansiedade e tensão para poder se concentrar no trabalho, uma vez que ele é muito exigente. O que fazia sempre é chegar mais cedo ou ficar mais tarde no trabalho e revisar toda a apresentação.Outras vezes, levava o trabalho para casa para terminar, embora sei que não é correto, mas muitas vezes, não tinha outra alternativa. Era silêncio total e, nestes casos é disso que precisamos Telefone tocando, gente chamando e fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, nos impossibilita de deixar o trabalho perfeito mesmo. Não se cobre tanto.
Se este trabalho está lhe causando tensão, procure outro que vá de encontro aos seus objetivos e necessidades.

Um abraço.
Boa sortre!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Raianyabril 11th, 2015 - 13:07

Oi, Mirian! Tudo bem? Meu nome é Raiany, tenho 16 anos e moro em Hortolândia e tenho muitas dúvidas.
Faço curso de secretariado e já estou começando a planejar o TCC. Eu e meu grupo queremos fazer sobre Projetos Sociais, incluindo visitas em diversas instituições, com o intuito de voluntariar, levar o nome da nossa escola (Etec de hortolândia- Centro Paula Souza) e aprender mais do que ensinar. Porém, não estamos conseguindo achar nenhum artigo da relação da secretária com os projetos sociais. Só que a professora não ajuda em nada e estamos com muita dificuldade, pois não queremos mudar o tema. A professora quer que a gente use como base algum artigo. E eu queria saber se você sabe de algum ou então se você mesma já participou como secretária de algum projeto social e se poderia nos contar sua história, inclusive dando dicas de alguns temas legais, e que saia fora da caixinha, porque o curso está muito desvalorizado e não queremos fazer algo chato e repetitivo porque todo mundo sempre faz o TCC sobre comportamento e essas coisas. Obrigada desde já.
Um abraço.
Raiany (:

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lilianabril 12th, 2015 - 21:07

Oi, Mirian!
Admiro muito seu trabalho e gostaria de pedir sua opinião. Sou formada em administração de empresas, já atuei em várias áreas administrativas. Atualmente estou na área comercial. Sempre me interessei pelo trabalho de Secretária e minha dúvida é a seguinte: não sei se faço o curso técnico ou se faço o tecnólogo em secretariado de 2 anos que é de nível superior. Como já sou graduada, só o técnico já me possibilita uma boa colocação no mercado de trabalho? Tenho 34 anos, sou uma pessoa organizada e comunicativa.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Sofiaabril 14th, 2015 - 16:28

Minha amiga trabalha ha vinte e dois anos como secretária e seu registro está como assistente de diretoria, como ela faz para conseguir o DRT? Nos ajudem por favor!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
sofiaabril 15th, 2015 - 16:08

Olá, Mirian!
Minha colega trabalha há 22 anos em uma empresa grande, porém está com registro na carteira como assistente da diretoria. Ela não tem o DRT que é o certificado de secretária. Como conseguir comprovar que ela é secretária?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 18th, 2015 - 5:32

Olá, Sofia! Agradeço seu contato.

Para este assunto de ordem legal é melhor sua colega procurar o sindicato das secretárias e verificar quais são seus direitos. Realmente ela deveria estar registrada como secretária pois já exerce a função há muitos anos. Também deveria consultar a empresa em que trabalha e analisar o que poderá ser feito.

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 18th, 2015 - 5:45

Olá, Lilian!
Agradeço seu contato e elogios.
Como já tem nível superior, poderá sim fazer um curso técnico em menos tempo e até de forma virtual (cursos online) que irá lhe ajudar em sua carreira. Analise os dois cursos e veja o conteúdo de cada um e escolha o que melhor lhe interessar. O que escolher será muito valioso para sua profissão.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 18th, 2015 - 5:55

Olá, Rainany!
Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Não costumo opinar sobre trabalhos de TCC, pesquisas, questionários, etc.
O que posso lhe ajudar é consultar alguns bancos. Todos eles fazem trabalhos sociais e as secretárias devem participar de alguns. Os temas que poderiam abordar seria: reforço escolar, higiene pessoal, inclusive dos dentes, planejamento familiar, noções de cidadania, inserção social destas pessoas fazendo com que se reciclem profissionalmente, etc. Este trabalho poderá ser feito semanalmente ou mensalmente, tudo dependerá da agenda dos envolvidos. Tudo isso deverá ter a ajuda de um profissional que doe seu tempo para este fim.

Desejo-lhes boa sorte no seu trabalho escolar.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 18th, 2015 - 23:26

Olá, Sofia!
Já respondi a sua pergunta em outra mensagem. Só para completar, ela precisa ter algo registrado ou fotografado confirmando sua rotina de secretária e ter o apoio de algum funcionário para que possa ter uma testemunha. Acredito que só um advogado especialista nestas questões poderia ajudar. O sindicato das secretárias tem bons profissionais para indicar. Uma pena mesmo depois de 22 anos de trabalho e dedicação, sua amiga estar sendo desmerecida salarial e profissionalmente, pois, antes o registro não era obrigatório e todas as profissionais que exerciam a função de secretária, eram registradas como tal. Hoje em dia, exige-se que a profissional esteja cursando ou já seja formada na área para ser registrada como secretária e poder estar regularizada na profissão.
Um abraço.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
karen Teixeiramaio 12th, 2015 - 18:05

Oi, Mirian!
Estou empregada como secretária em uma empresa pequena, mas não tenho nenhuma experiência ou prática nesta área. Já faz 8 meses e cada dia que passa tenho me esforçado a conhecer mais a minha função. Já sei preço de produtos e código de peças. Meu chefe é bem paciente e amigo e quer que eu cresça junto com a empresa. Comecei a fazer um curso de secretariado e tenho amado esta profissão. Creio que é a minha profissão. Você teria algumas dicas para me dar já que estou começando?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 11th, 2015 - 15:09

Olá, Karen!

Agradeço seu contato e elogios.
Minha sugestão é que estude pela internet, faça cursos de reciclagem profissional e leia meus textos.
Converse com outras secretárias para tirar suas dúvidas e se atualizar.
Boa sorte e sucesso.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Alessandrasetembro 17th, 2015 - 20:48

Oi, Mirian!

Trabalho há mais de 10 anos como Secretária registrada em carteira. Sou formada em Comunicação Social e tenho pós-graduação em Marketing. Posso solicitar o SRTE, por tempo de serviço?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 22nd, 2015 - 4:04

Olá, Alessandra!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião.
Perguntas mais técnicas e de ordem jurídica não são da minha alçada. Acredito que precisará mesmo fazer um curso técnico ou superior de Secretariado para poder obter o SRTE. Procure o sindicato da secretária de sua cidade para poder sanar todas as suas dúvidas.
Um abraço.
Boa sorte.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Simoneoutubro 28th, 2015 - 16:28

Boa tarde! Gostaria de saber se uma auxiliar administrativa tem que cuidar das contas particulares de seus chefes como: aguá, luz, telefone, escola dos filhos, IPVA, seguros de casa e carro etc., pois fui contratada para cuidar das coisas da empresa.
Estou cheia disso, pois, às vezes, ele não paga uma conta e desconta tudo em cima de mim, como, por exemplo, o telefone da casa de ficou mudo por falta de pagamento e então quem escuta sou eu e sou quem tenho que ligar para resolver isso e outras coisas. Gostaria de saber se posso me negar a este tipo de serviço e se ele pode me aplicar por exemplo uma advertência/suspensão por me negar a continuar cuidando das contas particulares dele.
Fico no aguardo de sua resposta.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 29th, 2015 - 3:59

Olá, Simone!

Agradeço seu contato. Infelizmente isso acontece muito entre as secretárias. Também é comum ser contratada para trabalhar com um executivo e depois incluem outros funcionários para você atender sem aviso prévio ou aumento de salário.
Se não estiver satisfeita, converse com seu chefe e/ou R.H. a respeito desta situação.
Um abraço.
Boa sorte!

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Edinaoutubro 29th, 2015 - 20:07

Boa tarde, Mirian Nasser!
Tenho o curso técnico em secretariado, e trabalho a mais de 8 anos na aréa de carteira assinada, eu posso concorrer concurso a vaga de tecnico em telefonista?

Grata, Ediná

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Edinaoutubro 30th, 2015 - 0:53

Boa Noite, Mirian Nasser

Concertando o erro acima o concurso é a vaga de Atendente telefonista.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
lúcia casimironovembro 4th, 2015 - 14:02

parabenizo pelo site e continuem sempre valorizando a categoria. Se necessitarem de algo estou à disposição. Abraço grande e sucessos. Lúcia

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
lúcia casimironovembro 4th, 2015 - 14:06

muito bom site. continuem nesse nível. Parabéns.

Lúcia

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 11th, 2015 - 3:17

Olá, Lúcia!

A adm deste blog sou eu e mais ninguém. Todos os textos são de minha autoria.
Agradeço seu elogio.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 11th, 2015 - 3:18

Obrigada novamente, Lúcia.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 11th, 2015 - 3:18

Ok.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassernovembro 11th, 2015 - 3:20

Olá, Edina!

Desculpe, mas não saberia lhe responder. É melhor procurar os responsáveis pelo concurso para se informar melhor.

Boa sorte.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe um comentário

Seu comentário

Produzido por Quintal Brasil | SEO - Site Otimizado por Quintal Brasil | Feito em Feito em Wordpress