Meu Dia de Glória

Compartilhe com outras secretárias o seu “Dia de Glória”. Um fato relavante que aconteceu, a promoção tão esperada, uma boa dica ou mesmo um acontedimento de sucesso.

Seu relato servirá de estímulo para a carreira de muitas secretárias.

Compartilhe sua história conosco!

Peço, apenas, que não ultrapasse o limite máximo de dez linhas e, caso necessário, sua mensagem será revisada (sem alterar seu conteúdo ou significado).

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: -1 (from 3 votes)

Versão para Impressão Versão para Impressão
Compartilhe:
  • Twitter
  • Technorati
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • LinkedIn
  • dihitt
  • Rec6
  • Live
  • Google Bookmarks

Comentários (28)

Juliana Nascimentojunho 18th, 2010 - 12:40

Tenho 31 anos, demorei para exercer a função de secretária, apesar de saber que era o que queria. Tinha outra profissão, então tive de começar do zero. Fiz dois estágios, no segundo estágio fui contratada. Estou quase completando um ano de empresa como secretária da diretoria. Então, o meu diretor me chamou para dizer que estava fazendo uma reestruturação em minha função. Onde eu nunca deveria ter sido contratada como secretária júnior pela minha disposição e iniciativa, que assim seria promovida para Secretária Pleno. Fiquei muito feliz, porque quando decidi fazer a faculdade, muitas pessoas, falaram que teria de trilhar um logo caminho e o início sempre é difícil. A minha persistência fez com que eu lutasse pela minha realização profissional. Tenho muito que conquistar, mas, com força conseguirei. Abraços e obrigada pelo espaço.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +4 (from 4 votes)
Mirian Nasserjunho 18th, 2010 - 18:26

Olá, Juliana!

Parabéns pela sua conquista. Como você bem sabe, muitas vezes, a promoção ou estagnação da carreira de uma secretária depende do executivo que se tem. Se ele é um gerente há muitos anos, com certeza sua secretária o acompanhará, a não ser que ela seja convidada a trabalhar com outro executivo na empresa ou então procure outro emprego para ganhar mais e/ou receber uma promoção seja na área secretarial ou mesmo para trabalhar em outra função como, assistente ou gerente de marketing, por exemplo, se seu chefe trabalhar nessa área.
Outras vezes, o chefe é muito competente e cresce rápido na empresa e, consequentemente, sua secretária também o acompanha nessa promoção. Com isso ela pode ser uma secretária de diretoria, vice-presidência ou até presidência. Muitos ajudam suas secretárias a se desenvolverem e as estimulam a fazer cursos e aprenderem mais sobre a área em que trabalham para poder crescer profissionalmente.
Temos tendência a dar muita importância à opinião das pessoas. Às vezes, elas têm razão; outras não. Por isso, mantenha sigilo sobre sua vida pessoal e profissional e siga sua intuição Continue se dedicando à sua profissão para obter muitas outras conquistas.

Obrigada pela sua participação e parabéns pela sua promoção.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
MARIA HELENAjulho 15th, 2011 - 18:38

Olá, Mirian!
Parabéns pelos seus artigos.
Depois de dez anos como dona de casa e com 34 anos, voltei a trabalhar para ajudar no orçamento. Como tenho experiência em costura, fiz um teste em uma grande empresa têxtil, passei, depois de nove meses fiz um concurso de recrutamento interno para ser inspetora de qualidade e passei novamente. Dois anos depois, participei de um outro concurso de recrutamento interno e fui trabalhar como assistente administrativo. Nesse setor fiquei três meses e, logo após esse período, me pediram para ajudar no marketing. Foi um sucesso! Coloquei tudo em ordem, dei muito duro e, por isso, a empresa me pagou um curso de Engenharia Têxtil. Depois de seis meses já estava trabalhando no setor de engenharia.
Meu Deus, um sonho!b Nem eu acreditava. Conquistei tudo com muita dignidade, respeito com as pessoas e muito amor ao meu trabalho. Eu realmente me dediquei à empresa. Fiquei lá por seis anos. Infelizmente, por motivos familiares, tive que retornar à minha terra natal e hoje, com 42 anos, sou secretária em um sindicato, secretária do lar e secretária de dois clubes de serviço.
Amo meu trabalho.

Beijos!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +3 (from 3 votes)
Mirian Nasserjulho 15th, 2011 - 19:24

Olá, Maria Helena!

Obrigada pelo seu contato e elogios.

Parabéns pelo seu depoimento. Isso mostra que todo ser humano é capaz de conquistar seus objetivos, mas, para isso, é necessário acreditar em seu potencial, ter dedicação e vontade de aprender, além de traçar metas para chegar onde se quer.
Você não teve apenas um dia de glória, mas toda uma vida profissional de seis anos de trabalho em uma empresa que a valorizou e acreditou em você. Hoje, mesmo tendo mudado de profissão e de cidade, está trabalhando em outra função (secretária), ama o que faz e está feliz. Isso é o mais importante! Normalmente, quando nos realizamos no trabalho, as conquistas acontecem naturalmente ou mesmo sem a gente imaginar.
Parabéns!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Elianaagosto 3rd, 2011 - 17:02

Olá! Para exercer a profissão de secretária é preciso nível superior e as pessoas que chamam suas domésticas de secretárias do lar não estão banalizando nossa profissão? É certo isso?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 2 votes)
Mirian Nasseragosto 3rd, 2011 - 20:46

Olá, Eliana!

Muito obrigada pela sua participação e interesse em meu site.
Para ser secretária basta ter um curso técnico em secretariado. Já, para atuar como secretária bilíngue existem cursos em nível superior onde se estuda inglês ou a secretária poderá cursar outros idiomas por iniciativa própria junto com o curso técnico, porém, na faculdade o conteúdo é bem mais completo e abrangente e a secretária adquire muito mais conhecimento. Em ambos os casos, consegue-se o registro na DRT para exercer a profissão legalmente.

Algumas profissões carregam um estigma ou uma certa dose de preconceito e desinformação. É o caso das aeromoças, babás, domésticas, enfermeiras, professores, advogados, médicos, etc.

Muitas vezes se você disser a alguém que trabalha como assistente ou assessora de algum diretor haverá um certo ar de contentamento ou encantamento de quem lhe perguntou. Por outro lado, se contar que trabalha como secretária, a fisionomia dessa mesma pessoa muda completamente, e paira no ar, uma discreta indiferença.
Existem pessoas que ainda pensam que secretária não faz nada e só atende telefonemas e anota recados. Outros, porém, reconhecem o verdadeiro valor, dedicação e competência de uma secretária e sua valiosa contribuição para qualquer empresa.

Muitos, nem sabem que é necessário curso para exercer a profissão por falta de informação ou ignorância mesmo. Por isso, não se preocupe com essas pessoas. Se você se valoriza e gosta da profissão, é reconhecida pela equipe e, principalmente pelo seu chefe, quer crescer profissionalmente e tem chance para isso, é o que lhe basta.

Boa sorte!

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: +2 (from 2 votes)
Joyce Clementesetembro 15th, 2011 - 22:43

Olá, Mirian!
Tenho 18 anos e completo o ensino médio ainda esse ano, e como todo jovem-adolescente, tenho muitas dúvidas em que carreira seguir. Desde pequena sonhava em ser secretaria ou professora,mas quanto ao secretariado ouço coisas não tão positivas como “nao é uma profissão” ou “pra quem já tem experiência no mercado,vai longe..” e muitas outras coisas.
Gostaria de saber de uma pessoa que tem toda essa experiência, para me ajudar nessa escolha tão importante da minha vida.
Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: +1 (from 1 vote)
Mirian Nassersetembro 16th, 2011 - 22:24

Olá, Joyce!

Você é muito jovem e, como toda jovem, tem incerteza quanto a melhor profissão a seguir. É importante conversar com alguém que é secretária e poder esclarecer todas as suas dúvidas.

Como você mesma disse é uma escolha muito importante, porém, não precisa ser uma escolha para a vida toda. Hoje em dia é muito comum alguém fazer uma faculdade, exercer a profissão por um tempo, e depois, descobrir que gostava de outra coisa. Inicia uma nova faculdade com sonhos e objetivos como se fosse a primeira faculdade.

Nada impede que você faça a faculdade de secretariado, trabalhe na área, e, se não gostar, poderá perfeitamente cursar outra faculdade ou trabalhar em outro ramo como comércio, estética, paisagismo, etc.

Conheci uma dentista que era muito boa profissional, fez até mestrado, e, depois de 10 anos na profissão, jogou tudo para o alto e decidiu abrir um buffet infantil junto com outra dentista, amiga dela, ambas sem nenhuma experiência anterior. Até onde sei, estão satisfeitas e empolgadas nessa nova fase profissional.

Embora poucos acreditem, temos muitas habilidades e possibilidades para trabalhar e, não necessariamente, precisamos exercer a vida toda uma só profissão só porque estudamos para isso.

Não dê atenção aos outros. Algumas profissões sofrem discriminação e, em todas elas existem vantagens e desvantagens: médico, advogado, dentista, enfermeira, professora, motoristas, secretárias, policial, etc. Siga sua intuição e seu coração. Pelo menos, se você errar saberá que foi sua escolha e que não recebeu influências de ninguém. Li, anos atrás, que mais de 90% das pessoas que trabalham em suas profissões são frustadas e não gostam do que fazem, mas, por comodismo ou influência de amigos e familiares optaram por profissões recomendadas por eles.

Não devemos influenciar ninguém. Acho isso muita irresponsabilidade. Cada um deve saber ou descobrir o que é melhor para si. Em uma empresa existem tantas áreas de atuação que você poderá se interessar por outra área também e querer trabalhar nela.

Reflita bem sobre suas habilidades, seus cursos, sua personalidade e veja se você se daria bem na profissão. Fiz curso de piano e pintura quando pequena, porém, percebi a tempo, que não tinha talento para nenhuma das duas artes. Descobri minha vocação para ser professora e palestrante depois de 40 anos de idade. Por isso, vá em frente em seus objetivos!

O importante é gostar do que se faz para exercer a profissão com eficiência e satisfação.

Boa sorte!

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Cláudia Mesquitafevereiro 13th, 2012 - 20:53

Olá, queridas! Eu trabalhava numa empresa na função Comercial e no dia em que eu fui demitida meu chefe falou assim: “Se eu precisasse de uma secretária, certamente contrataria você porque…, mas, no momento, eu estou precisando de alguém com o perfil de vendas.” Que bom! Neste dia, de maneira despretensiosa, eu tive a certeza da minha vocação. Aos 18 anos eu entrei na faculdade de Secretariado por orientação do meu primeiro chefe, mas, no primeiro mês mudei o curso para Administração por pura insegurança. Hoje, aos 27 anos, estou procurando emprego como secretária e tenho me identificando muito com os posts de vocês. Parabéns, Mirian Nasser por ter cedido este cantinho que tanto nos motiva. Com fé em Deus eu vou me recolocar na área e assim que possível começar um curso pra tirar o SRTE!
Abraços.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserfevereiro 13th, 2012 - 21:51

Olá, Cláudia!

Muito obrigada pela sua participação e elogios. Desejo-lhe muita energia, sucesso e sorte para conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Cleide Garcezmarço 20th, 2012 - 16:52

Boa tarde!
Meu nome é Cleide Garcez, tenho 31 anos e estou no 3º período do curso de Secretariado Executivo Trilíngue. Trabalho como secretária há um ano e meio em um escritório de advocacia e meu 1o. contato com a profissão foi em meu 1o. emprego, aos 19 anos, como secretária de um jornal de bairro.
Com certeza a profissão de secretária não é uma das mais fáceis de se exercer, é preciso muita paciência, resiliência e dedicação, principalmente quando nosso chefe não está com bom humor. Viver em cima do salto requer muitas habilidades e competências.
Acredito que o segredo para um bom rendimento no trabalho é a autossatisfação. A profissional nunca deve se esquecer que precisa espairecer, ver coisas novas, se distrair, ter o seu momento. Afinal de contas, essa pode ser uma profissão bem agitada e estressante.
Acho que estou precisando do meu momento. (risos).
Tenho esta profissão como meu caminho de vida. Já passei por outras experiências, como recepcionista, dona de loja e jornal de bairro e nunca estive tão satisfeita e feliz como secretária.
Fica minha dica e meu desabafo (risos).
Beijos a todas! Nunca desistam dos seus sonhos.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 22nd, 2012 - 16:27

Olá, Cleide!

Obrigada pela sua participação e depoimento. Desejo-lhe boa sorte em sua carreira e que possa aprender cada vez mais para se tornar uma profissional exemplar e também poder transmitir seus conhecimentos e dicas para outras secretárias, sejam elas novatas ou mais experientes na profissão. Afinal, boa informação nunca é demais.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
conceicao moreirajunho 3rd, 2012 - 9:52

Olá! Sou Conceição e tenho 20 anos. Participei de um concurso público e fui admitida para trabalhar como Secretária. Tenho apenas o curso básico de Secretariado Executivo e nunca trabalhei antes. É o meu primeiro emprego e estou muito muito nervosa. Gostaria que me desse umas dicas de como posso superar esta fase visto que o meu chefe esta quase sempre mal humorado e tremo muito sempre que estou ao seu lado. Graças a Deus ainda não fez nenhuma reclamação do meu trabalho, mas também não elogia, só agradece.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjunho 4th, 2012 - 5:44

Olá, Conceição!

Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião. Você é muito jovem, não tem experiência e está no 1o. emprego, portanto sua insegurança e nervosismo são normais de qualquer pessoa que começa a trabalhar e quer ser valorizada na profissão. Pergunte ao seu chefe se ele está satisfeito com sua atuação e se precisa melhorar em algo. Uma outra dica fundamental é procurar fazer cursos de reciclagem na área, ler textos e livros sobre a profissão, participar de palestras e outros eventos para secretárias para poder se atualizar, esclarecer dúvidas e aprender cada vez mais.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Danielesetembro 24th, 2012 - 14:52

Meu nome é Daniele e tenho 18 anos. Há 2 anos cursei o técnico em secretariado e como adorei, estou cursando agora o 1º ano do curso secretariado executivo bilíngue. Estou no meu primeiro emprego na área, como estagiária. Estou na empresa há 4 meses, eu entrei para ajudar a assistente da presidência e hoje já estou assessorando um diretor e quando ela não está eu fico com a responsábilidade de dar suporte ao presidente. Já venho isso como uma conquista pequena, mas que me incentiva cada vez mais, pois eu estou apenas há 4 meses na empresa como estagiária e pelo que vejo as pessoas confiam em mim. Aproveitando, gostaria de pedir sua opnião a respeito de idiomas. Tenho nível avançado no inglês, mas meu sonho sempre foi aprender a falar italiano. Você acha que o italiano seria um bom diferencial?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassersetembro 25th, 2012 - 5:40

Olá, Daniele!

Obrigada pelo seu contato e pela seu início satisfatório de trajetória profissional. Certamente você tem tudo para se tornar uma excelente profissional. Parabéns!
O conhecimento de um idioma a mais agrega muito no currículo. Você só precisa avaliar melhor se poderá colocar em prática o que aprendeu, senão poderá esquecer rapidamente esse idioma por falta de uso. Uma opção é procurar empresas italianas onde é necessário sua utilização. Normalmente os idiomas mais utilizados são o inglês e o espanhol.
Boa sorte!
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Lilianeoutubro 2nd, 2012 - 14:15

Olá! Meu nome é Liliane e tenho 24 anos. Faz 5 meses que trabalho como secretária em um escritório de advocacia. Às vezes fico com dúvida em alguns assuntos, pois nunca tinha trabalhado nessa área. Comecei a fazer um curso de secretariado e estou amando. Já pude tirar minhas dúvidas sobre o que a secretária faz. Agora com o curso já posso ficar mais tranquila e aprender mais sobre essa profissão que é tão legal .
Obrigada, mirian! Bom dia!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 2nd, 2012 - 17:33

Olá, Liliane!

Fico feliz que está se realizando na profissão e através do curso pode tirar suas dúvidas e aprender cada vez mais. Desejo-lhe boa sorte nessa profissão.
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
soniaoutubro 2nd, 2012 - 20:22

Boa tarde, Mirian!

Tenho 52 anos e sou secretária de uma advogada há 5 anos. Gostaria de fazer secretariado e trabalhar em empresas pois
adoro o que faço.
A pergunta é: vou ter dificuldade para entrar em uma empresa pela minha idade?

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasseroutubro 3rd, 2012 - 14:16

Olá, Sonia!

Obrigada pelo seu contato e interesse em minha opinião.
Sinceramente, terá dificuldade sim. As empresas, embora não digam, têm preconceito quando a secretária é jovem demais, velha demais, tem filho pequeno ou tem algum problema de saúde. É uma questão cultural e de perfil!
Porém, não é impossível. Muitas, na sua idade, estão pensando na aposentadoria, outras, porém, estão cursando uma faculdade ou buscando uma vaga nas empresas. Até para quem quer se recolocar no mercado de trabalho, seja homem ou mulher, independente da profissão e idade, sente dificuldade.
Se você já está trabalhando, já se considere uma vencedora num mercado competitivo como o nosso.

O que precisa saber é que se você se destacar, for melhor no que faz e conseguir boas indicações conseguirá sim um emprego. Muitas secretárias na sua idade trabalham como secretárias particulares, são secretárias de presidentes de empresas ou mesmo trabalham em escritórios de advocacia porque muitos advogados preferem mulheres mais maduras e experientes porque sabem se vestir melhor, sabem se portar e conversar com um cliente com mais formalidade. Quem sabe sua chefe não a ajuda a conseguir um emprego em um escritório de advocacia? Tenho certeza de que ela não negará essa ajuda a você.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Andréianovembro 29th, 2013 - 17:50

Boa tarde, Mirian!
Se fosse possível, gostaria que você, por gentileza, desse sua opinião sobre a minha atual situação. Me formo agora, nesse final de ano, em meu curso de Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue. Estou estagiando há 10 meses (minha 1a. experiência na área administrativa, pois sempre trabalhei na área comercial) num escritório de advocacia de pequeno porte, sem expectativas para efetivação. Meu estágio, se encerra agora também, uma vez que, meu curso se finalizará. Tenho atualmente 35 anos e estou em dúvida se tento uma efetivação onde estou, ou se tento concorrer a vagas em empresas maiores de outros ramos. Quero dizer ainda, que meu inglês ainda é péssimo!! E pretendo entrar numa escola de inglês no próximo ano. Poderia me dar uma orientação? Estou gostando muito da minha área!! Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserdezembro 7th, 2013 - 21:44

Olá, Andréia!

Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Nesse tipo de dilema fica difícil eu dar uma opinião. Não sei da sua atual situação financeira. Se você puder permanecer onde está, poderá enviar seus currículos e aguardar ser chamada para entrevista em uma empresa grande e com mais perspectivas de crescimento. Também poderá fazer um curso de inglês e ir adquirindo mais experiência como secretária onde está. Porém, se não quiser continuar trabalhando onde está, peça demissão, faça cursos de reciclagem e, principalmente o de inglês, para ter mais possibilidades de se recolocar em uma grande empresa. A decisão é sua, porém, o mais recomendado a qualquer pessoa que esteja insatisfeita no emprego atual, é continuar trabalhando e procurar emprego de forma discreta. Boa sorte! Um abraço.

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Moniquemarço 13th, 2015 - 19:48

Olá! Estou no 1o. ano de secretariado executivo e gostaria de saber se técnologo também pode fazer estágio? Meu curso é superior em Técnólogo e não bacharel.

Obrigada.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nassermarço 15th, 2015 - 11:38

Olá, Monique!

Agradeço seu contato, porém, este tipo de informação não sei lhe responder. Procure o sindicato das secretárias da sua cidade para obter mais informações. Porém, se está fazendo o curso de Secretariado, terá direito sim de fazer estágio, independente de qual curso fez anteriormente. Eu fiz Letras e depois cursei o Secretariado (1 ano e meio) pelo Senac. Na época, não precisei fazer estágio, porque já tinha muita experiência e também trabalhava na área.

Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Priscillaabril 8th, 2015 - 0:11

Olá, Mirian! Tudo bem com você? Espero que sim.
Trabalhei um tempo como auxiliar administrativo e gostava muito do que fazia. Lidava com toda papelada e problemas cotidianos que surgiam. Sempre tive interesse mesmo de trabalhar em escritório, mas abandonei por causa do baixo salário que recebia. Mudei de ramo pra ganhar mais e, no momento, estou fazendo graduação na área de eng. elétrica, porém não estou muito contente e procurando outra área. Euá me identifiquei muito com secretária executiva bilíngue e, em minhas pesquisas, cheguei no seu blog.
Tenho 31 anos e gostaria de saber se você acha que estou muito velha para começar agora nesta área, se é bem remunerada e se tem bastante vaga de trabalho?
Agradeço pela sua atenção.

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserabril 18th, 2015 - 23:15

Olá, Priscilla!
Agradeço seu contato e interesse em minha opinião. Se estava cursando eng. elétrica e não se identificou e agora está interessada no curso de secretária, acho interessante consultar alguém que seja secretária, saber as vantagens e desvantagens da profissão e qual é o salário máximo que poderá ganhar neste trabalho. O sindicato das secretárias também poderá lhe oferecer muitas informações úteis. Depois disso, poderá refletir bem e tomar sua decisão. Você não está velha e conhecimento não tem idade. Tudo dependerá de você, sua dedicação e interesse no seu trabalho para que possa ser reconhecida e conseguir promoções e melhores salários.
Boa sorte!
Um abraço.
Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Monique Carluccijunho 22nd, 2015 - 16:15

Olá! Gostei muito da sua página. Fiz um ano de pedagogia e não me identifiquei. Sempre trabalhei como recepcionista e esse ano resolvi fazer secretariado. Estou cursando na Uninove e o curso são 2 anos. Estou no 2o. semestre e amando o curso, porém, fico com medo de me arrepender. Tive inglês básico na faculdade e não sou fluente. Pretendo fazer curso quando me formar pois agora não é possivel conciliar os dois. Por meu curso ser tecnólogo teria algum problema em arrumar emprego na área? O estágio não é obrigatório, mas já estou à procura.

Obrigada!

VA:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)
Mirian Nasserjulho 14th, 2015 - 6:00

Olá, Monique!

Agradeço seu contato e elogios.

Não há problema algum em procurar estágio ou mesmo emprego cursando o curso de Tecnólogo. Tanto o curso universitário como técnico em secretariado habilita as profissionais a trabalharem como secretárias. Inglês, hoje em dia, é fundamental. Se puder continuar os estudos, será ótimo.

Boa sorte em seus estudos e carreira.

Um abraço.

Mirian

VN:F [1.9.3_1094]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe um comentário

Seu comentário

Produzido por Quintal Brasil | SEO - Site Otimizado por Quintal Brasil | Feito em Feito em Wordpress